Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Furar a fila de vacinação é “o fim da picada!”

As informações que circularam na redes sociais – baseadas em fotografias postadas no Facebook, de que parentes de “poderosos” estavam furando a fila da vacina,  na noite de terça-feira, 19/01,  provocou a indignação da juíza federal Jaisa Fraxe, que fez um apelo nas redes sociais para que ninguém “furasse a fila”.

O estopim para a explosão de críticas teve início quando duas médicas, filhas de um empresário do ramo da educação no Amazonas, tomaram vacina contra a covid-19 logo após serem nomeadas para trabalhar na área administrativa de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) de Manaus.  Formadas no ano passado, as irmãs Gabrielle e Isabelle Lins publicaram sobre a imunização nas redes sociais e foram alvo de ataques. Gabrielle foi nomeada na segunda-feira (18) —dia em que as vacinas foram enviadas à cidade— como gerente de projeto, com salário de R$ 8 mil

Picada feliz

“Vacinada sim!", escreveu Isabelle em sua rede social. "Nunca tomei uma vacina tão feliz", postou Gabrielle. As duas passaram a ser acusadas de furar a fila da vacinação em razão do sobrenome.

Apelo da juíza

Usando sua conta pessoal no Twitter, a magistrada fez um apelo ao bom senso:

— Não furem a fila da vacina. Não deixem ninguém furar. Denunciem às autoridades federais competentes para as providências cabíveis –, escreveu a magistrada.

Era pra ser assim...

No primeiro dia, a CoronaVac deveria der aplicada apenas  nos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à pandemia, aos idosos que vivem em casas de acolhimento e indígenas aldeados.

... Mas foi assim

Mas houve denúncias de que “médicas” nomeadas na véspera da vacinação e que nunca estiveram na linha de frente da pandemia contra o Coronavírus, receberam a vacina primeiro do que aqueles que estão exaustos trabalhando há meses nos hospitais de Manaus.

Não merecemos isso

— O povo do Amazonas não merece isso. Estamos lutando pelo direito constitucional à vida digna. Não sabotemos uns aos outros –, escreveu a Dra. Jaiza. a juíza.

Uma juíza digna

A postura da juíza da Justiça Federal, Jaiza Fraxe, foi bastante elogiada.

— Esta é a postura correta de uma juíza digna –, comentou o líder do PSB na Assembleia Legislativa, , deputado Serafim Corrêa.

Nada de errado

A prefeitura de Manaus divulgou nota de esclarecimento garantindo que no caso das médicas Gabrielle Kirk Lins e Isabbele Kirk Lins – que postarm fotos no face sendo vacinadas –, “não há nenhuma irregularidade, uma vez que se encontram nomeadas”.

Irmãs Lins

O prefeito David Almeida garante que as duas Lins estão  atuando legitimamente no plantão da unidade de saúde, para a qual foram designadas, em razão da urgência e exceção sanitárias, estabelecidas nos primeiros 15 dias da nova gestão.

“Sou médica sim!”

No Facebook, Gabrielle chegou a responder uma publicação:“Realmente eu sou médica, sim, formada em maio de 2020, durante o primeiro pico da pandemia.

—  Desde a semana passada fui convidada pra atuar na atenção primeira ao COVID, na nova UBS da prefeitura. E hoje durante meu plantão fui convidada a me vacinar juntamente com os demais médicos e enfermeiros das unidades. Realmente não propague fake news, isso é triste!”.

Mão santa

O ex-senador e pastor bolsonarista, Magno Malta (PL-ES), após meses “sumido”, virou assunto nas redes sociais, na noite desta terça-feira (19), por postar no Facebook a foto de uma mão segurando um  pênis.

Santo do pau oco

Rele aquele que fez discursos moralistas contra a ex-presidente Dilma; foi relator da CPI da Pedofilia quando acusou todo mundo de “pervertido”; acusou Haddad de distribuir kit gay – que ficou provado ser fake –, e insuflou, em nome da moral, a prisão do ex-presidente Luka.

Cloroquina com rola

Na publicação, que já foi apagada pelo ex-senador, mas capturada por internautas, Malta reclama da postura do Facebook em classificar uma outra publicação sua como “parcialmente falsa”.

Tratava-se de um vídeo do médico Anthony Wong, defensor da cloroquina e do “tratamento precoce” contra a Covid que faleceu recentemente.

Print de pinto

O ex-senador tirou um print da tela do celular em que, além da imagem do médico, constam fotos de sua galeria: entre elas, duas fotos de uma mão segurando o órgão genital. É claro que Malta usou uma já batida desculpa para justificar a publicação da pornofoto.

Desculpa esfarrapada

“Comunico a todos que tive meu celular clonado e talvez raqueado. Tem uma pessoa se passando por mim, usando meu perfil do Facebook.

Então, tá!

Cabeça de Pazuello

A Rede Sustentabilidade pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (20) o afastamento imediato do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em razão dos "diversos equívocos" na condução da pandemia de covid-19.

Em petição feita pelo seu partido, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) destaca a situação de Manaus, onde o estoque de oxigênio da rede hospitalar chegou ao fim em várias cidades.

Erros de logística

O afastamento de Pazuello, de acordo com a peça, é necessário “pelos diversos equívocos, incluídos os de logística, na condução das atividades ministeriais durante a pandemia do coronavírus”.

Vai ter que pagar

Foi a falta de logística e a omissão do ministro que, segundo o senador do Amapá , infelizmente, causaram a morte de mais de 210 mil cidadãos brasileiros, sendo que alguns não tiveram sequer a chance de lutar pela vida, por não terem oxigênio".

Venezuela aplaudida

Cinco caminhões com oxigênio doado pela Venezuela chegaram, na noite dessa terça-feira (19/1)), para abastecer a demanda em Manaus.

Os caminhões com bandeiras venezuelanas foram recebidos pela população em meio a aplausos", noticiou a rede de televisão estatal Telesur.

Ignorando Maduro

Apesar do gesto de solidariedade e do simbolismo de uma tentativa de aproximação, o gesto do presidente Nicolás Maduro não foi reconhecido em Manaus.

Medo de Bolsonaro

Nas entrevistas de nosso governantes, nenhum deles citou o nome do presidente.

Por que, hein? Medo de retaliações, de  provocar a ira de Jair Bolsonaro, inimigo declarado do regime venezuelano?

Chanceler estende a mão

Apesar de tudo, ao confirmar a chegada do oxigênio em Manaus,  o chanceler venezuelano Jorge Arreaza pediu que seja aprofundada a solidariedade na região em meio à pandemia.

“Chegam agora a Manaus os primeiros caminhões com cilindros de oxigênio enviados pelo presidente Nicolás Maduro para enfrentar a crise de saúde causada pela pandemia de Covid-19. Verdadeira solidariedade! Ajuda humanitária real!” –, escreveu Arreaza em sua conta no Twitter.

ÚLTIMA HORA

China não esqueceu ataques do clã Bolsonaro

Integrantes do alto escalão do governo Jair Bolsonaro admitem que a relação conturbada do país com a China tem travado a importação de insumos para a produção das vacinas contra a Covid-19 no Brasil. O temor do Instituto Butantan, responsável pela produção da vacina chinesa em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e também de integrantes do governo de São Paulo é o de que o impasse diplomático impeça a chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), o princípio ativo da Coronavac.

Um desses incidentes, segundo auxiliares dos ministros Paulo Guedes e Eduardo Pazuello, teria sido o ataque do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao embaixador da China em Brasília, Yang Wanming, em novembro do ano passado.  O ex- ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou uma postagem em uma rede social no fim de semana com insinuações de que a China poderia se beneficiar, de propósito, da crise mundial causada pelo coronavírus.

ORGULHO

A atriz Zezé Motta e outros 57 artistas foram vacinados contra a Covid-19 nesta quarta, 20 e Zezé postou um texto lindo no Instagram para agradecer.

Aos 76 anos, ela recebeu a dose no Rio de Janeiro no Retiro dos Artistas, instituição da qual é vice-presidente. “Alívio, esperança, gratidão”, disse a atriz e cantora, logo pós receber a vacina. Durante a pandemia ela perdeu três pessoas da família para a Covid.

— Obrigada meu Deus, devidamente vacinada, CoronaVac, Instituto Butantan, o meu muito obrigada. Aos 76 anos, hoje, agora, este momento, é um dos mais marcantes na minha vida dura, porém cheia de sabor –, escreveu Zezé Motta no Instagram. Ela disse também que deixou de fazer o que mais lhe  dá prazer na vida:

— Cantar e atuar. Sobrevivi confinada, sem os aplausos presenciais que foram substituídos por lives. Sobrevivi, graças a Deus!”.

VERGONHA

Seis dos dez integrantes do Conselho Superior do Ministério Público Federal afirmaram nesta quarta-feira que o presidente Jair Bolsonaro fez uma afronta clara à Constituição ao afirmar que são as Forças Armadas quem decidem se o país terá ou não democracia. 0"Tivemos recente declaração do Senhor Presidente da República, em clara afronta à Constituição Federal, atribuindo às Forças Armadas o incabível papel de decidir sobre a prevalência ou não do regime democrático em nosso País", escrevem, em nota divulgada em resposta a posicionamentos do procurador-geral da República, Augusto Aras.   Eles também defendem que o PGR precisa cumprir seu papel de defesa da ordem jurídica "devendo adotar as necessárias medidas investigativas a seu cargo (...), e sem excluir previamente, antes de qualquer apuração, as autoridades que respondem perante o Supremo Tribunal Federal, por eventuais crimes comuns ou de responsabilidade".

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes