Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Eduardo Braga é candidatíssimo a prefeito de Manaus

Levantamento preliminar divulgado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) aponta 125 parlamentares como possíveis candidatos a prefeito ou vice nas eleições de 2020. Caso se confirme, o número será recorde, superando os 121 candidatos em 1996. A média histórica, de acordo com o Diap, é de 94 nomes. Em 2016, foram 83. Do total, 124 são deputados e um, senador. Dos 124 deputados federais, 121 são pré-candidatos a prefeito e três a vice. O único senador citado é Eduardo Braga (MDB-AM), que disputaria pela terceira vez a prefeitura de Manaus.

Dobradinha

Isso coloca por terra a notícia de que Eduardo estaria se aliando a Amazonino para elegê-lo prefeito em 2020  e garantir o apoio para 2022, quando seria candidato a governador.

É namoro ou amizade?

D&F conversou com um político ligadíssimo a Mazoca. E ouviu a frase como resposta.

— Meu amigo, tem tanta gente falando tanta bobagem. De onde  partiu essa notícia é melhora gente dizer  que  existe, entre os dois, “uma relação de amizade”.

Pena de aluguel

A fonte consultada pela coluna garante que a possível aliança Amazonino-Braga só pode partir daqueles que “trabalham por encomenda e escrevem o que querem”.

— É a famosa pena de aluguel – disparou.

Novembro vem aí

A data das eleições municipais foi alterada recentemente pelo Congresso, por causa da pandemia de coronavírus. De outubro, passou para 15 e 29 de novembro.

Babita de campanha

Mas o que estaria atraindo tantos políticos com mandato à disputar as eleições municipais? A existência de um fundo de custeio para campanha é um dos fatores apontados pelo Diap para o provável aumento do número de candidatos.

Olho em 2020

Além disso, os partidos estariam planejando lançar nomes considerados competitivos “nas bases eleitorais estratégicas” já com vista a 2022, quando haverá eleições presidenciais e para governador.

Arthur sem alta

O prefeito Arthur Virgílio Neto continua em tratamento da Covid-19 no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A que confirma boletim médico emitido neste domingo, 12/7.

“Ele tem apresentado uma recuperação expressiva, porém ainda não há previsão de alta” –, informam os médicos.

Gilmar critica Exército

O ministro Gilmar Mendes, do STF,  afirmou em live transmitida pela TV 247 no sábado, 11, que  “o Exército está se associando a esse genocídio” causado pela ingerência do governo de Jair Bolsonaro contra pandemia e a ocupação militar do Ministério da Saúde, em secretarias e na chefia do órgão.

“Isso ruim para as FAs”

Gilmar disse que é preciso fazer alguma coisa, porque “Isso é ruim, é péssimo para a imagem das Forças Armadas”

—  É preciso dizer isso de maneira muito clara: o Exército está se associando a esse genocídio, não é razoável. Não é razoável para o Brasil. É preciso dizer, é preciso pôr fim a isso –, cobrou o ministro.

Militares reagem

Por outro lado, ministros militares divulgaram no início da tarde desta segunda-feira, 13, uma nota de repúdio contra Gilmar Mendes.

Assinam a nota o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e os comandantes das três Forças, Edson Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antonio Carlos Moretti (Aeronáutica). Uma outra já havia sido publicada no fim de semana.

Sai, Pazuello!

As críticas de Gilmar aumentaram a resistência de setores das Forças Armadas à presença do ministro e general Eduardo Pazuello no comando da pasta, de acordo com Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

Impaciência no quartel

A jornalista Mônica Bergamo informa que “no Exército, a impaciência é geral”. “Um dos militares que integram a cúpula da organização afirmou à coluna que Pazuello já deveria ter se retirado da ativa e que está ‘forçando a barra’ ao permanecer”, ressaltou.

Para destravar...

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) defendeu a retomada das discussões sobre a Reforma Tributária, como forma de destravar a economia e desonerar os alimentos, cuja carga penaliza os mais pobres. A discussão do assunto está suspensa desde março por causa da pandemia de covid-19.

... A economia

A Comissão Mista  da Reforma Tributária analisa, especialmente, duas propostas de emenda à Constituição (PEC): a do deputado Baleia Rossi, do MDB de São Paulo (PEC 45/2019) e a do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá (PEC 110/2019).

Tomando pedrada

O militar teria dito que a situação é “desconfortável”, fazendo com que o Exército fique “tomando pedrada”, como no caso do ministro Gilmar Mendes, e ainda lembrou que metade dos cargos no Ministério da Saúde são ocupados por militares.

“Milícia digital”

A assessoria do deputado Álvaro Campello informa que uma investigação policial começou a intimar pessoas ligadas a uma suposta “milícia digital, que faz publicações ofensivas à honra de políticos, juízes e desembargadores no Amazonas.

Ameaças

Depois das intimações, alguns dos envolvidos intensificaram os ataques, ameaçando e expondo, até mesmo, fotos de advogados dos denunciantes na internet.

Barra pesada

Nas postagens, além de acusações levianas e palavras ofensivas, um dos envolvidos sugere o “enforcamento em praça pública”, a “decapitação” e a utilização de “snipers” (denominação em inglês para atiradores de elite) para matar detentores de mandato.

Monopólio

O vereador Elissandro Bessa (Solidariedade) voltou a denunciar a empresa Inspenorte por monopólio do serviço de inspeção em veículos que utilizam o Gás Natural Veicular (GNV) como combustível, além da demora no atendimento aos usuários.

Por que só ela?

De acordo com Bessa, apenas a empresa Inspenorte é autorizada Detran/AM a realizar a inspeção em veículos particulares, de aluguel e táxis, que utilizam o GNV como combustível, segundo confirmação do Instituto de Pesos e Medidas (Inmetro).

Festa lá no meu Apê

Fabrício Queiroz foi visto na sacada de seu apartamento, no Rio de Janeiro, pela primeira vez após deixar a prisão.

Ele está em prisão domiciliar com sua mulher, Márcia Aguiar, após decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha.

Tô nem aí

Sua mulher, no entanto, ainda não passou pela Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) para colocar sua tornozeleira eletrônica e, portanto, está sem monitoramento. Ela estava foragida desde que seu marido foi preso.

ÚLTIMA HORA

A corrida dos cientistas para lançar uma vacina contra a Covid-19 ganha um novo competidor de peso, que sai na frente: a Rússia. O país anunciou nesta segunda, 13, que o imunizante desenvolvido por lá passou nos testes. Assim, a Rússia passa a ser o primeiro país do mundo a concluir testes em humanos.

“A pesquisa foi concluída e provou que a vacina é segura”, disse Yelena Smolyarchuk, chefe do centro de pesquisa clínica da Universidade Sechenov, à agência de notícias russa TASS. Com isso, a previsão é que o imunizante seja registrado e entre em “circulação civil” entre os dias 12 e 14 de agosto. Já o início da produção em massa é aguardado até setembro, por parte de empresas privadas.

ORGULHO

Um cliente generoso deixou uma gorjeta de 1 mil dólares, mais de 5.300 reais, para funcionários de um restaurante. A boa ação foi num estabelecimento de Nova Jersey, EUA, e o valor foi acompanhado de um bilhete de gratidão pelo trabalho dos funcionários do restaurante durante o período de pandemia de coronavírus. “Muito obrigado por trabalhar nesse momento difícil (…) Minha família espera ansiosamente por nossas manhãs com vocês, todos os verões”, dizia o bilhete.

VERGONHA

A ex-mulher de Wesley Safadão, a “digital influencer” Mileide Mihaile,veio a Manaus para um trabalho, na última sexta-feira (10). Veio e saiu falando mal da cidade.  Disse que ficou “apavoradíssima, lotado o aeroporto. Muito diferente de Fortaleza, que você não vê um pé de cristão vivente, é um aqui outro acolá. Mas aqui em Manaus, meu amor, tem que respeitar, viu? É voo saindo direto e a galera aqui em peso. As manas são corajosas. Nós vamos já, já chegar em Fortaleza city e tomar banho de Qboa”. Bom, que Manaus tem problemas com o isolamento, todo mundo sabe. Mas isso não fá direito fe sair esculachando a cidade. Até porque Fortaleza não é esse exemplo de comportamento na pandemia. E mais:por que ela não ficou em casa?

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes