Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Economia brasileira cresceu 1,9%, primeiro resultado sob à gestão Lula

O percentual foi puxado principalmente pelo crescimento de 21,6% da agropecuária, maior alta para o setor desde o quarto trimestre de 1996, segundo detalhou o IBGE.

A economia brasileira cresceu 1,9%, segundo indicou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao primeiro trimestre de 2023. O percentual foi puxado principalmente pelo crescimento de 21,6% da agropecuária, maior alta para o setor desde o quarto trimestre de 1996, segundo detalhou o IBGE.

Superando as expectativas de 1,3%, o resultado é o primeiro sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que coleciona críticas a condução da instituição monetária, o Banco Central. Assim, esperava-se que Lula prontamente usasse esta carta na manga para argumentar contra os juros altos de Roberto Campos Neto, presidente do BACEN. O mandatário comemorou o número em postagem no Twitter. “Resultados que comprovam que nosso país já está melhorando. E vamos seguir trabalhando para distribuir esse crescimento com o povo brasileiro”, escreveu.

Minha Casa, Minha Vida

O senador Eduardo Braga (Braga (MDB-AM)), que preside a Comissão Mista da Medida Provisória 1162/2023 – que retoma o programa Minha Casa, Minha Vida –,  comemorou a aprovação, nesta quinta-feira (1º/6), do relatório da matéria.

*

O próximo passo é a votação em plenário, que deve ocorrer na próxima semana. O MP tem prazo final para o dia 14 de junho.

Voz do povo

Braga  destacou o cumprimento de uma demanda trazida por movimentos sociais, a qual foi aderida no novo texto. — Uma demanda dos movimentos sociais e um aprendizado ao longo dos programas Minha Casa Minha Vida era a questão do custo da energia elétrica para os consumidores –, ressaltou.

Redução na luz

Os beneficiários do programa terão uma redução na tarifa de energia elétrica, "coisa que lamentavelmente não conseguimos ao longo do programa, por falta de regulamentação da Aneel, que não complementava, e agora a lei passará a ser impositiva –, explicou Dudu.

Hipócrita

Nem bem  esquentou a cadeira e o  senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) já é considerado o mais hipócrita dos parlamentares do Congresso Nacional.

Moro criticou a indicação de Cristiano Zanin para assumir a vaga de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) devido à relação entre o advogado e o presidente da República.

Ficou calado

Para o ex-juiz federal e ex-ministro, a indicação de Zanin "não favorece a independência da instituição e fere o espírito republicano".

E quando Bolsonaro, o “patrão” de Moro, indicou Kassio Nunes Marques, seu amigo pessoal,  para ministro do STF, Moro falou alguma coisa? Falou nada!

Bozo pode, Lula não

Na ocasião da indicação, Bolsonaro declarou que a amizade dele é um critério "importante" para fazer a indicação dos ministros.

*

Além de ser evangélico, o candidato a assumir a vaga do ministro Marco Aurélio Mello (que se aposentou por idade em 2021) terá de "tomar tubaína" com o presidente

Fato ou Fake

A Serasa acaba de lançar a campanha “Fato ou Fake”, uma série de vídeos apresentada pela economista e influenciadora digital Olivia Carneiro, conhecida nas redes sociais como @olivia.sensata.

*

O objetivo é combater conteúdos falsos veiculados nas redes sociais e orientar os brasileiros na verificação de vídeos mal-intencionados sobre finanças pessoais.

Desconfie e fuja

A série de quatro vídeos aborda pautas sobre saúde financeira, com foco em temas sensíveis que são costumeiramente espalhados de maneira mentirosa em forma de “notícia” ou de “informação exclusiva” nas redes sociais.

*

— Desconfie de vídeos que prometem milagres financeiros, oferecem dicas para ganhar dinheiro fácil ou acusam instituições reconhecidamente idôneas –, diz Patricia Camillo, especialista em fraudes da Serasa.

Pula a fogueira

O Congresso vê o trâmite de pautas arrefecer ao longo das próximas duas semanas. O período será mais curtas para os parlamentares em função dos feriados de Corpus Christi (8) e do Dia dos Namorados (12).

Além disso, as festas juninas também chegam para embolar o meio de campo.

Arcabouço fiscal

Já no Senado, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco,  garante que a votação do Projeto de Lei Complementar do Arcabouço Fiscal, pauta central do governo para o primeiro semestre, será feita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) só depois da dobradinha de feriados.

Relatório de Omar

A ideia é que o relatório do senador Omar Aziz (PSD-AM) seja apreciado pelo Senado no decorrer do mês de junho. Pacheco acredita que o novo regime fiscal será aprovado sem grandes dificuldades.

Galvão detona Piquet

O narrador Galvão Bueno rebateu os ataques de Nelson Piquet que o acusou de  falar muita besteira.

O ex-piloto de Fórmula 1 nunca escondeu sua antipatia por Galvão Bueno em algumas ocasiões. Em uma entrevista, realizada pela ESPN, Piquet criticou duramente o trabalho do narrador esportivo.

*

—Dá muito desgosto ver o Galvão Bueno falar tanta besteira técnica. Ele podia narrar a comida sem falar, ele não entende p*** nenhuma. O público que não entende nada engole isso tudo, a gente que entende vê que ele inventa tudo da cabeça dele, é um absurdo”, criticou na ocasião.

Problema dele

Galvão disse que se emocionou com  o bicampeonato de Nelson Piquet no Grande Prêmio da África do Sul de 1983.

— Chorei quando narrei o bicampeonato do Nelson Piquet na África do Sul, que foi o primeiro de Fórmula 1 que eu narrei… E ele me xinga pra caramba, problema dele.

Sem cérebro

Galvão, que atuou na cobertura da categoria por mais de 20 anos, disse que o problema de Piquet é que ele “não usa o cérebro”.

— Sabe o problema com o Piquet qual é? O Piquet não liga o cérebro, ele aciona a boca. Esse é que é o problema dele. Nas pistas [foi] um gênio, mas fora delas… Às vezes falta um pouco de educação com as pessoas… Comigo eu tô pouco me lixando – ”, completou.

Vale dos Isolados

A jornalista Sônia Bridi dirigiu " Vale dos Isolados"

Passado quase um ano da morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, o documentário Vale dos isolados estreia nesta sexta-feira (2/6), na Globoplay.

*

Até hoje, a  região do Vale do Javari, no Amazonas, ainda vive sob insegurança depois do crime..

Defensores da Amazônia

O trabalho é fruto de um consórcio de 16 veículos de imprensa do mundo todo. Os jornalistas ouviram lideranças indígenas, amigos de Bruno e Dom. Defensores da Amazônia, Bruno e Dom desapareceram em 5 de junho do ano passado. Os restos mortais dos dois foram encontrados 10 dias depois.

Guardiões da floresta

Bruno denunciava atividades ilegais da região, como a pesca, mineração e exploração de madeira.

E o jornalista Dom acompanhava o trabalho do indigenista para o livro Como Salvar a Amazônia, que estava escrevendo.

*

Por isso, o documentário, dirigido pela jornalista Sônia Bridi, é visto como uma continuidade do trabalho de Bruno e Dom.,

ÚLTIMA HORA

autoridades e pescadores ilegais durante 100 dias.

Ligue  Suzane von Richthofen para falar

Suzane, que cumore pena em regime aberto, vai fazer concurso para telefonista

Suzane von Richthofen, que há quatro meses cumpre pena pela morte dos pais em regime aberto, aparece na lista de inscritos no concurso da Câmara Municipal de Avaré, interior de São Paulo. Richthofen concorre com 837 candidatos ao cargo de telefonista, cargo de nível fundamental, com carga horária de 30 horas semanais e salário de R$ 5.626,33, mais benefícios.

O edital de abertura do certame diz que os inscritos devem apresentar certidão negativa criminal, ou seja, não ter nenhuma pendência com a Justiça.Suzane precisará ter aval do Judiciário para se deslocar em viagens, visto que a aplicação da prova está marcada para ser realizada em dois domingos: 4 e 11 de junho em Avaré. Caso aprovada, Suzane também precisará de autorização da Justiça para assumir o cargo.

*

Desde que deixou o presídio em 11 de janeiro, Suzane, que se mudou para Angatuba, tenta se ressocializar. Ela voltou a estudar, com autorização judicial, o curso de biomedicina no Centro Universitário Sudoeste Paulista, em Itapetininga. Ela também montou um ateliê on-line para vender peças de moda autorais.

ORGULHO

De Niro e Al Pacino: pai depois dos 80 anos

O ator Al Pacino será pai aos de 83 anos. A namorada dele, Noor Alfallah, de 29 anos, está grávida de 8 meses. Será o quarto filho do artista.

Por via das dúvidas, Al Pacino, segundo a imprensa norte-americana, pediu um teste de paternidade a Noor. Ela fez o teste e… o artista é sim o pai!

Assim, Al Pacino será pai mais velho de Hollywood, superando Robert de Niro, de 79 anos, que teve mais um filho este ano.  Oficialmente, a assessoria de Al Pacino não comentou o assunto. O pedido de DNA foi feito porque Al Pacino teria sido pego de surpresa com a notícia da gravidez de Noor. Ele disse que ficou “chocado”. Noor foi namorada também de Mick Jagger e do bilionário Nicholas Berggruen.

VERGONHA

Carlos Bolsonaro: odiado e levado na chacota pela equipe do pai

Mensagens trocadas entre Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, e Célio Faria, ex-chefe de Gabinete da Presidência, em 2021, mostram que os pedidos do vereador Carlos Bolsonaro para acompanhar o pai nas viagens oficiais da Presidência da República eram tratados com deboche por Cid. O dia 27 de setembro de 2021, uma semana após a ida de Bolsonaro para a Assembleia-Geral da ONU, Cid disse a Faria que Carluxo gostaria de acompanhar o pai em viagens, mas que não havia sido convidado.

— O Carlos gostaria de acompanhar o pai nas viagens… Mas não foi convidado… Acho que seria interessante dar um toque no PR [presidente] –, escreveu Cid para Faria no WhatsApp. Mas ele quer que o presidente convide. Entendeu?! Hahahahaha… Na guerrilha… –, debochou o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Faria não respondeu.

Naquele ano, Carluxo não integrou a comitiva presidencial para a Assembleia-Geral da ONU, em Nova York. Dos filhos, apenas Eduardo Bolsonaro acompanhou o pai.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes