Ir para o conteúdo

DITO & FEITO: DAVID ENFIA VIOLA NO SACO E CANTA EM OUTRA FREGUESIA

Câmara Municipal negou empréstimo e o prefeito foi buscar dinheiro em Brasília para não ficar na mão de vereadores

David Almeida - Charge de Mário Adolfo.

No dia 8 de novembro a  Câmara Municipal negou, nesta quarta-feira (8), um empréstimo de R$ 600 milhões solicitado pelo prefeito da capital, David Almeida, ao Banco do Brasil.

Foram 19 votos favoráveis ao projeto, e 20 contrários. Isto é, pr apenas 1 voto David, não consegue a babita necessária para tocar seus projetos. O prefeito magoou, enfiou a viola no saco e foi cantar em outra fragueia. Mais precisamente em Brasília onde, no dia 16, conseguiu que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizasse nesta, em edição extra do Diário Oficial da União, o repasse de R$ 30 milhões para a cidade de Manaus (AM). Em seguida, o prefeito deu uma passada pelos gabinetes da bancada federal  do Amazonas e conseguiu outra fatia de verba através das emendas parlamentares para novos investimentos estruturantes.

Sorrisão

David Almeida retorna com um sorriso que vai de ponta a ponta da orelha porque os três senadores do Amazonas garantiram o aporte de recursos para a cidade de Manaus que, depois da seca, vai enfrentar o aguaceiro das chuvas.

Ô, luta!...

O balanço é positivo.

De acordo com o prefeito, dos oito deputados federais, seis também indicaram apoio com emendas.

— Esta é a  maior manifestação de apoio para Manaus por parte de uma bancada –, afirmou o prefeito.

Obrigado, Lula!

Em relação ao apoio do Ministério , David Almeida, que apoiou e fez campanha para Bolsonaro,   agradeceu o apoio do presidente Lula.

— Quero agradecer ao Governo Federal, ao presidente Lula e ao ministro Waldez Góes por essa intervenção, que é essencial para que não tenhamos represamento das águas de nossos rios e igarapés.

Sai de um, cai no outro

David Almeida tem mais é que se prevenir mesmo, porque o que vem por aí é barra pesada.

Como dissemos no início da coluna, nem bem saímos do inferno da seca e já caímos nas ameaças do dilúvio.

*

No primeiro dia de chuva forte – prenúncio atrasadíssimo do inverno –, a Defesa Civil já estava  nas ruas, nesta quinta-feira,  atendendo 20 ocorrências registradas até as 16h desta quinta-feira, 23/11, em razão da chuva que alcançou 74,2 milímetros de índice pluviométrico.

Ufa! Ufa! Ufa!

Foram registradas, ao longo do dia, cinco ocorrências de risco de deslizamento, três de risco de desabamento, três de alagação, duas ocorrências de tombamento, duas de erosão, uma de desabamento, uma de deslizamento, uma de risco de tombamento, uma situação que envolve bueiro e uma de infiltração.

Só unzinho!

Na reta final de seu mandato, o presidente do tribunal de Conta do estado do Amazonas (TCE-AM), Érico Desterro, fez uma revelação para o jornalistas que estavam presente em sua confraternização, nesta quinta-feira (23), na sede do tribunal.

— Sempre fui muito tolerante com a crítica. Em 40 anos de vida pública, nunca tinha um jornalista, embora algumas vezes tivesse motivo para isso. Mas, infelizmente, eu tive que processar um.

Revelou o processo, mas não revelou o processado.

Érico Desterro: garante que é tolerante com jornalistas e até aceita a imprensa mal humorada

Deixa que eu falo

Desterro disse que em dois mandato no TCE-AM nunca deixou de atender a jornalistas.

Mesmo aos domingos, quando sua mulher reclamava que “não é dia de trabalho”.

— Mas eu tinha que atender, senão o jornalista teria direito de pensar assim: “Ah, não quer falar? Então falo eu!

Agora vai

O presidente da Ibama, Rodrigo Agostinho, afirmou nesta quarta-feira (22), que provavelmente, até o início do ano que vem, o órgão terá uma resposta ao pedido de estudo da Petrobras para extrair petróleo na região conhecida como Foz do Amazonas, no litoral do Amapá.

Queda de braço

Em maio, o órgão negou o pedido de licenciamento ambiental da petrolífera para fazer perfuração na região, o que gerou uma queda de braço entre os ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia.

*

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, até mesmo foi alvo de ataques de auxiliares do governo e enfrentou desgaste com políticos da região Norte do país.

Faz escuro

A  Amazonas Energia voltou a ser questionada pelos deputados estaduais durante a Sessão Plenária, desta quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa.

A qualidade do serviço de fornecimento de energia elétrica por parte da empresa anda desagradando muita gente.

Protesto na Transamazônica

O deputado Adjuto Afonso (UB) apresentou um vídeo que mostrava manifestação de populares na BR-230, também conhecida como Transamazônica, entre os municípios de Humaitá e Lábrea, em razão da falta de energia elétrica há quase 70 horas.

*

— A população daquela área estava há quase três dias sem energia, perdendo alimentos. Os comerciantes perdendo produtos, e sem perspectivas de solução do problema –, denunciou o parlamentar.

Apagão derruba mais um

E por falar em apagão, a coisa não está pegando apenas no Amazonas.

Em São Paulo anda derrubando até executivo. O presidente da Enel, Nicola Cotugno, deixou o cargo nesta quinta-feira (23), justamente por causa do apagão generalizado na pauliceia.

Quem entra

Nicola Cotugno estava à frente da companhia de energia elétrica no Brasil desde outubro de 2018.

Antonio Scala, executivo que atua há 18 anos na empresa, foi indicado como novo presidente.

ÚLTIMA HORA

FINANCIAL TIMESJornal britânico afirma que o governo Biden atuou para impedir golpe no Brasil

O governo do atual presidente norte-americano, Joe Biden, teria agido discretamente para evitar que o processo eleitoral brasileiro fosse sabotado. Pelo menos é isso o que afirma o jornal britânico Financial Times, após uma série de entrevistas com ex-funcionários do Departamento de Estado dos EUA.

A razão para as ações tomadas seriam os ataques ao resultado das urnas feitos pelo então presidente Jair Bolsonaro no decorrer do período eleitoral. Isso porque, nas últimas eleições presidenciais dos EUA, atitudes semelhantes foram tomadas pelo ex-presidente Donald Trump, e isso culminou na invasão do Capitólio, em Washington.

*

Conforme o que foi apontado pelas fontes, o governo Biden coordenou uma campanha envolvendo diversos setores dos Estados Unidos, incluindo o Pentágono, Departamento de Estado, Casa Branca, CIA e militares. Essa campanha estaria focada em pressionar as autoridades para que o processo eleitoral referente às eleições presidenciais de 2022 ocorresse de forma tranquila e sem perturbações.  Assim, a movimentação dos bolsonaristas teria preocupado os EUA pela possibilidade do episódio se repetir. Assim como os apoiadores do governo Trump, os apoiadores de Jair Bolsonaro também pediam pela anulação dos resultados da votação.

ORGULHO

Holy Burguer: o preferido do Brasil, na hamburgueria de São Paulo 

Saiu o ranking das melhores hamburguerias do mundo e o melhor de tudo é que duas delas estão no Brasil. Você não vai precisar ir longe pra comer um delicioso lanche. ‘A Holy Burguer’, em São Paulo, ficou em 5° lugar, enquanto a hamburgueria carioca ‘Encarnado Burger’ ficou na 19ª posição. Ambas receberam elogios pela qualidade do pão, carne e queijo em seus lanches. Em 1° lugar ficou a norte-americana ‘Pizza Loves Emily’, uma hamburgueria que mistura os sabores do Estados Unidos e a picância mexicana. De Valência, na Espanha, vem a ‘Hundred Burgers’, que matura suas carnes por quase 90 dias! O ranking do Burgerdudes é resultado de 731 avaliações em restaurantes de 60 países. O Burgerdudes é o maior site de rankings de hambúrgueres de todo o mundo. A edição de 2023 é a 10° desde que o trabalho começou lá em 2014.

VERGONHA

A briga entre poderes quase sempre torna os dois lados ridículos. É o que o país vem assistindo entre o judiciário e o legislativo. Por exemplo: O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reagiu veementemente à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pelo Senado, que limita as decisões individuais de ministros da Suprema Corte. Em declarações feitas nesta quinta-feira, 23 de novembro, Mendes destacou a necessidade de resistir a ameaças e reafirmou a independência do STF.

— É preciso altivez para rechaçar esse tipo de ameaça de maneira muito clara. Esta casa não é composta por covardes e medrosos. Cumpre dizê-lo com serenidade: membros dessa casa multicentenária não admitem intimidações.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por sua vez, afirmou nesta quinta-feira (23) que não permite "agressões" gratuitas de membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e que as instituições não são "intocáveis". Ele disse que não vai inaugurar uma "crise institucional".

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes