Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Crianças como escudo - CNJ quer retirar crianças de acampamentos em frente aos quartéis

Em 10 dias, os juízes deverão apresentar relatório detalhado com identificação dos locais, irregularidades constatadas e providências adotadas.

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, determinou, em decisão assinada na quarta-feira (16), que os juízes  das varas de Infância e Juventude de todo o país verifiquem se há crianças e adolescentes em acampamentos montados em frente a quartéis do Exército e destinados aos protestos que pedem intervenção militar.

Salomão, que além da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) também é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), também mandou os magistrados tomarem providências contra eventuais violações dos direitos das crianças e adolescentes nos acampamentos de manifestantes insatisfeitos com a derrota de Jair Bolsonaro.

— As pessoas que se mantêm mobilizadas há semanas, e com a pauta reivindicatória tal como citada acima, cometem, em tese, no mínimo o delito tipificado no art. 286, parágrafo único, do Código Penal (incitação ao crime). –, escreveu Salomão.

Crianças usadas

O corregedor do CNJ alertou que além dos possíveis crimes que possam ser praticados pelos supostos manifestantes, chama a atenção a presença de crianças e adolescentes nesses movimentos (...), o que, “somada às condições potencialmente insalubres de tais acampamentos, deve despertar a preocupação de agentes públicos responsáveis pela proteção infanto-juvenil”, acrescentou.

Fiscalização já

Em 10 dias, os juízes deverão apresentar relatório detalhado com identificação dos locais, irregularidades constatadas e providências adotadas.

Os responsáveis pelas varas de Infância e Juventude deverão manter equipes de fiscalização aos pontos de concentração dos manifestantes para, além de detectarem eventuais ilegalidades, tomarem medidas imediatas para prevenir ou corrigir situações de risco.

MP e Conselho Tutelar

Essas providências devem ser tomadas, diz Salomão, preferencialmente em conjunto com o Ministério Público e o Conselho Tutelar.

Se necessário, os juízos podem requisitar apoio às forças de segurança locais.

O médico e o monstro

Médico bolsonarista pede para crianças e idosos servirem de escudo, em Paranaguá (PR)

No dia 4 de novembro, um médico apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu que idosos, mulheres e crianças sirvam de ‘escudo humano’ nos bloqueios antidemocráticos das estradas. Ele justifica que a ação serviria para ‘neutralizar’ as ações das polícias.

Escudo humano

O flagrante foi feito na BR-277, em Paranaguá (PR). O vídeo com esse pedido absurdo de um “profissional” de saúde viralizou.

— Precisamos ter um escudo humano para proteger o movimento –, afirma o homem, que se identificou como médico psiquiatra em um outro vídeo.

“Não vão bater em criança”

O absurdo não parou por aí.

—Quem protege os caminhoneiros é o povo, são as pessoas mais idosas. Eles não vão dar porrada em mulher e criança. Eles não são covardes. Por enquanto, ainda não é a polícia do Maduro que temos aqui –, vociferou o golpista.

Mourão joga a toalha

Mourão diz que manifestantes têm que se conformar, mas a culpa é do Lula

Parece que o general Mourão, que algumas vezes andou insuflando o golpe, jogou mesmo a toalha. Na tarde desta quarta-feira (07), o vice-presidente e senador eleito afirmou que “lamentavelmente perdemos a eleição”.

*

— Lamentavelmente perdemos a eleição por um placar muito estreito e as pessoas aos poucos, acredito, que irão compreender que nós temos que nos manter unidos, continuar a luta política com as armas que possuímos, ou seja, dentro do Congresso Nacional com as bancadas que eles mesmos elegeram, dentro das assembleias legislativas e nos Estados

Lula no caminho

O general disse que entende perfeitamente a frustração dessas pessoas, tenho tentado explicar que o erro desse processo está lá trás, quando a Suprema Corte ‘lavou’ o ex-presidente Lula ao anular os processos dele e colocar ele novamente no jogo político.

*

— A partir daí, nós aceitamos participar desse jogo político, nós, o nosso grupo, a nossa visão política e temos que entender que, ao aceitar participar, nós poderíamos ganhar ou perder.

Perguntar não ofende

General, que dizer que a culpa é do Lula pela  maioria absoluta de eleitores brasileiros  preferir o seu retorno à presidência? Não teria sido o candidato que vocês escolheram – e do qual o senhor é vice –, que fez o  pior governo da história do País?


Lágrimas de crocodilo

Na manhã desta quinta-feira (08), o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou da cerimônia de Declaração de Novos Aspirantes na Academia da Força Aérea em Pirassununga, no interior de São Paulo (SP).

Bolsonaro deixou o local novamente sem fazer nenhum pronunciamento e chegou a se emocionar após tirar fotos com apoiadores.

Chororô

Na última segunda, o chefe do Executivo chorou durante outro evento militar em Brasília, onde ele também não discursou.

A cerimônia de hoje começou por volta das 10h e celebrou o fim de um período de quatro anos da turma Anúbis na academia.

Cadê meu golpe?

Militares que estiveram com Jair Bolsonaro (PL) em um almoço na segunda-feira (5) avaliam que as lágrimas do presidente, caídas durante cerimônia das Forças Armadas, são um retrato de que “a ficha caiu” ao se perceber sozinho em um projeto golpista.

Isolado

Ao blog de Andreia Sadi, do g1, os oficiais afirmam que o mandatário se não se lamenta por ter perdido das eleições – uma vez que ele já aceitou a derrota nas urnas para Lula (PT) – e sim por não ter apoio das Forças Armadas para criar um cenário de tumulto democrático.

Caserna não embarca

De acordo com os militares, Bolsonaro ainda alimentava o desejo de construir um roteiro de contestação das eleições ou de bloqueios na posse de Lula.

Entretanto, na segunda-feira ficou claro que esse projeto bolsonarista não terá o respaldo das casernas.

ÚLTIMA HORA

LULAPALOOZA – Posse de Lula deve entrar para a história da democracia brasileira, 12 chefes de estado já confirmaram presença

A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode entrar para a história da democracia brasileira com a maior presença de chefes de Estado. Até o momento, já foram confirmada a presença de 12 convidados, entre eles o Rei da Espanha, Filipe VI. A presença do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também foi discutida na coletiva

Detalhes da programação foram divulgações nesta quarta-feira (7), em entrevista coletiva com a presença da futura primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, que é coordenadora de Organização da Posse.   A posse de Lula, no dia 1º de janeiro de 2023, deve atrair um público de 300 mil pessoas, segundo expectativa do gabinete de transição.  A alta concentração de artistas de peso confirmados na festa da posse do presidente-eleito Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1 de janeiro, em Brasília, já está sendo chamada em tom de brincadeira de Lulapalooza.

*

Batizado oficialmente de Festival do Futuro e organizado pela futura primeira-dama Janja, o show já tem a participação confirmada de artistas como Pabllo Vittar, Martinho da Vila, Duda Duda Beat, Chico César, BaianaSystem, Gaby Amarantos, Gilsons, Teresa Cristina Maria Rita e Valesca Popozuda. Os shows deverão começar às 18h30 após as cerimônias oficiais. Ao todo, deverão ser montados dois palcos. Um deles se chamará Gal Costa e o outro Elza Soares. Os cantores Gilberto Gil, Caetano Velos, Emicida e Ludmilla também foram convidados, mas ainda não confirmaram a participação.

ORGULHO

Raphael Vicente coreografou e dançou o Waka Waka e foi convidado por Shakira

Deu no portal Só Notícia Boa. A cantora Shakira fez um convite especial ao influenciador digital e dançarino carioca Raphael Vicente, que recriou a coreografia de Waka Waka, hit da cantora da Copa do Mundo de 2010. Shakira elogiou o artista e o convidou para dançar com ela! Olha que máximo! Num vídeo super produzido, Raphael e outros dançarinos dão um show no meio da comunidade Maré, no Rio de Janeiro. E o sucesso foi tanto que chegou até a dona do hit.

— Isso é tão legal! Eu adorei! –, escreveu Shakira ao retuitar o vídeo brasileiro.

Raphael lançou o clipe no dia 27 de novembro e se emocionou com a repercussão. É o trabalho sendo reconhecido internalcionamente. O vídeo, que foi gravado na comunidade da Maré (RJ) já conta com mais 2,5 milhões de reproduções no Twitter.

VERGONHA

A atriz Cássia Kis vai à manifestação dos quartéis, se ajoelha e reza pedindo o golpe

Cássia Kis colecionou algumas inimizades nos bastidores de Travessia, atual novela das 21h da Globo, após tecer uma série de comentários homofóbicos, posicionar-se favorável a intervenção militar e apoiar o presidente Jair Bolsonaro. O climão fora das cenas parece realmente ter se tornado definitivo, e a prova disso, é que de acordo com a Veja, a atriz recebeu um apelido nada gentil dos colegas de trabalho. Kis teria incomodado a equipe de Travessia nas vésperas das eleições presidenciais após convocar rezas insistentes para que o ex-presidente Lula não ganhasse as eleições.

Há também os que se referem a atriz como “Perpétua”, a amarga beata de Tieta, uma obra de Jorge Amado, que em 1989 foi adaptado para TV. Há também os que se referem a atriz como “Perpétua”, a amarga beata de Tieta, uma obra de Jorge Amado, que em 1989 foi adaptado para TV.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes