Ir para o conteúdo

Dito & Feito: CORAÇÃO DE MANAUS – Largo de São Sebastião será tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Natureza Material do Estado do Amazonas

A medida tem o objetivo de garantir a proteção e preservação do espaço icônico da capital do Amazonas

Copacabana copiou o calçadão do Largo de São Sebastião.

De autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº 995/2023
torna o Largo São Sebastião Patrimônio Histórico e Cultural de Natureza Material do Estado do Amazonas.

A medida tem o objetivo de garantir a proteção e preservação do espaço icônico da capital do Amazonas, permitindo que sua rica história e influência na cultura local sejam transmitidas às gerações futuras. Ao ser declarado como Patrimônio Histórico e Cultural ficam limitadas quaisquer tipos de modificações e/ou alterações estruturantes. Compondo o conjunto que representa o coração de Manaus (leia-se igreja de São Sebastião e o teatro Amazonas ) , a praça que começou as ser projetada no ano de 1867 possui 3.478,04 m², com formato redondo. O chão da praça é feito com pedras de granito português, trazidas da Europa e, representam o Encontro das Águas do Rio Negro e Solimões. A concepção artística do calçadão – o desenho e até o formato e as cores das pedras – teriam sido “chupados” pelos construtores do calção de Copacabana.

Monumento histórico

O Largo de São Sebastião também abriga o  Monumento de Abertura dos Portos, esculpido pelo escultor italiano Domenico de Angelis, o mesmo que ornamentou o Salão Nobre do Teatro Amazonas. Todas as peças da escultura foram confeccionadas em Roma, na Itália, no ateliê de Enrico Quattrini.

*

A obra foi trazida por partes separadas e montadas em Manaus para a comemoração do IV Centenário do Descobrimento do Brasil.

Caçada e prisão
Acabou a caçada. O ex-senador Telmário Mota, de Roraima, foi preso em Nerópolis (GO) na noite desta segunda-feira (30) após ser considerado foragido pela Polícia Civil, que realizou a operação Caçada Real para encontrá-lo.

Assassinato na aldeia

A Polícia Federal está investigando a morte do líder indígena Tymbektodem Arara, na Terra Indígena Cachoeira Seca, no Pará. No dia 14 de outubro, seu corpo foi encontrado em um rio. A suspeita é de afogamento, de acordo com as informações do g1.

Denúncia na ONU

Tymbektodem esteve na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça, 16 dias antes de sua morte para denunciar a invasão de terras na Terra Indígena Cachoeira Seca. Ele discursou na sessão do Conselho de Direitos Humanos.

Infeliz coincidência

Por coincidência, Caçada Real é o nome da fazenda do político.

Telmário, cão de guarda de Bolsonaro, é acusado de ser o mandante do assassinato de Antônia Araújo Souza, 52, mãe de uma de suas filhas, e foi preso pela Polícia Militar de Goiás.

O senador e o monstro

O motivo do assassinato seria o depoimento que Antônia Araújo de Sousa daria sobre um crime de estupro envolvendo o ex-senador e a própria filha do ex-casal.

Em agosto de 2022, a jovem de 17 anos o acusou de abuso sexual e registrou um boletim de ocorrência contra ele.

*

Na ocasião, a adolescente afirmou que ele a forçou entrar no carro e tocou suas partes íntimas.

Faz um “L”

A taxa de desemprego no Brasil manteve a tendência de queda no trimestre encerrado em setembro, recuando para 7,7%. Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta terça-feira (31/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trata-se do menor nível desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015.

PEC da maconha

A CCJ do Senado Federal promoverá nesta terça-feira (31), às 14h, uma audiência pública para debater a proposta de emenda à Constituição que criminaliza a posse e o porte de entorpecentes.

Libera o potássio

O desembargador federal Marcos Augusto de Souza, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), suspendeu uma decisão que determinou que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) não é o órgão competente para licenciamento do Projeto Potássio Amazonas-Autazes.

Paralisação prejudicial

No recurso ao TRF-1, o Ipaam sustentou que a decisão causou risco de lesão à ordem econômica, à segurança alimentar nacional e à ordem pública, por causa da paralisação do projeto.

O magistrado entendeu que não cabe ao Judiciário interferir na esfera administrativa a ponto de impedir a legítima atuação de outro pode.

Quem manda é o Ibama

Diante disso,  o desembargador Marcos Augusto determinou que é do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a competência para o licenciamento do projeto, que tem o objetivo de explorar a extração de potássio do subsolo do Rio Amazonas.

Eduardo compara...

O processo contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga fala em que compara professores a traficantes de drogas avançou.

...professores a traficantes!

Nesta terça-feira (31), o ministro Nunes Marques publicou despacho em que determina a notificação do parlamentar para que ele preste esclarecimentos sobre a declaração em até 15 dias.

Xenofobia

Em julho, durante um evento do grupo Pró-Armas Brasil, realizado em Brasília, Eduardo Bolsonaro afirmou que os educadores são piores do que os criminosos.

*

— Prestem atenção na educação dos filhos. Tirem um tempo para saber o que eles estão aprendendo nas escolas, para que não haja espaço para professores doutrinadores tentarem sequestrar nossas crianças. Não há diferença entre um professor doutrinador e um traficante de drogas, que tenta sequestrar e levar nossos filhos para o mundo do crime. Talvez até o professor doutrinador seja ainda pior, porque ele vai causar discórdia dentro da sua casa –, disse o deputado na ocasião.

Ofensa grave

A fala causou revolta generalizada e associações que representam a categoria representaram criminalmente contra o filho de Jair Bolsonaro.

*

A deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP), que é professora licenciada, então, acionou o STF com uma queixa-crime para que Eduardo Bolsonaro seja investigado pelos possíveis crimes de calúnia e difamação.

ÚLTIMA HORA

LULA MANDA INDIRETA PARA NEYMAR – O Messi deveria ser o exemplo para essa garotada!

Durante sua live semanal na manhã desta terça-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou uma indireta ao camisa 10 da Seleção Brasileira Neymar Júnior.

Na ocasião, o petista falava sobre o argentino Lionel Messi ter conquistado a 8ª Bola de Ouro, dada ao melhor jogador da temporada.

— Quem quiser ganhar Bola de Ouro tem que se dedicar, não combina com farra –, disse Lula;

Para o presidente,  Messi deveria servir de exemplo aos jogadores brasileiros.

—  O cara com 36 anos, campeão do mundo, com Bola de Ouro e tudo. O Messi precisa ser inspiração de dedicação para essa molecada –, cutucou o presidente.

ORGULHO

Rádio popular: Costinha no estúdio da Rádio Câmara

Raimundo Costa, o Costinha,  o mais popular radialista de Manaus ganha um novo espaço na Rádio Câmara 105.5 FM. “Boa Noite Cinderela”,     estreia  nesta quarta-feira (1º/10), um novo programa comandado pelo radialista. Nesse novo desafio, Costinha  se propõe a trazer  a cultura do Amazonas em forma de canções. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 19h às 0h. Serão cinco horas com o melhor da música popular amazonense e aquele bate-papo descontraído com o apresentador. Além do 'Boa Noite Cinderela', na Rádio Câmara Costinha apresenta os programas Hora da Comunidade, Carrossel de Sucessos, Domingo no Pé de Cachimbo e Hora da Onça Beber Água.

VERGONHA

Débora Srour propôs que o exército de Israel fosse “mortífero” em Gaza,

A  rádio Band RS, emissora de Porto Alegre, retirou de sua grade de programação o programa Hora Israelita, que estava havia 77 anos no ar. A decisão aconteceu depois de denúncia envolvendo uma das comentaristas do programa, Deborah Srour. Em duas edições de outubro, Srour reproduziu discurso de ódio contra os palestinos. A decisão ocorreu após comentarista chamar palestinos de 'animais' e pregar abertamente o extermínio da população. Deborah Srour ainda ironizou o fim do programa e disse que está sendo "perseguida como foram os judeus pela Alemanha". No primeiro deles, chamou os palestinos de “animais”, dizendo que “não há civis inocentes do lado de Gaza”. Srour também propôs que o exército de Israel fosse “mortífero” em Gaza, sem respeitar qualquer proporcionalidade. “Se eles se comportam como animais, então Israel tem de lidar com eles como animais”, sugeriu.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes