Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Clã Bolsonaro à beira de um ataque de nervos

Celular de Wassef em poder da Federal da é uma “bomba relógio”

Charge de Mário Adolfo

Aliados de Jair Bolsonaro (PL) estão preocupados em relação às conversas encontradas no celular de Frederick Wassef, advogado que representa o ex-presidente.

O temor é que informações sigilosas envolvendo Bolsonaro e os filhos dele possam ter sido compartilhadas por Wassef, principalmente acerca dos processos que envolvem a família. Por essas e outras, o  clã Bolsonaro está apreensivo com o que a Polícia Federal poderá achar nos celulares apreendidos com Frederick Wassef. Uma fonte próxima ao círculo íntimo dos Bolsonaro disse a Andréia Sadi, do g1, que o advogado é considerado "inconsequente" e alguém que "não joga em equipe".

A possibilidade de que ele tenha gravado conversas com Bolsonaro, Flávio [Bolsonaro] (PL-RJ) ou Fabrício Queiroz tem tirado o sono deste grupo. Há também o receio de que autoridades do Judiciário e do Ministério Público possam ter sido gravadas. "Ele gravava todo mundo", contou um aliado de Bolsonaro.

O que vem por aí

A Polícia Federal (PF) já conseguiu acessar o conteúdo dos celulares De Frederick Wassef, apreendidos no último dia 16 durante a operação que apura irregularidades na venda das joias recebidas por Bolsonaro como presentes durante viagens oficiais.

Casal “joinha” na PF

Nesta quinta-feira (31), Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) serão ouvidos pelos policiais federais sobre o caso das joias.

Até o general vai

Também foram intimados Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro; o pai dele, general Mauro Lourena Cid; Frederick Wasseff e Fábio Wajngarten, advogados da família Bolsonaro; e os assessores do ex-presidente Marcelo Câmara e Osmar Crivelatti.

Wilson faz apelo no Senado

O governador do Amazonas, Wilson Lima, pediu bom senso dos senadores quanto ao texto da reforma tributária, durante sessão no plenário do Senado, em Brasília, nesta terça-feira (29/08).

A sessão reuniu governadores dos estados e do Distrito Federal para discutir a PEC 45/2019, que trata da reforma.

ZFM até 2073

Em discurso no plenário do Senado, o governador observou que ZFM emprega mais de meio milhão de pessoas  direta e indiretamente, além de responder por 70% da economia do Amazonas.

— Por isso é importante a sua manutenção até 2073, como garante a Constituição Federal –, cobrou.

97% de sua floresta preservada

O governador do Amazonas também reforçou o papel da ZFM para a proteção da floresta amazônica.

Ele destacou que a atividade econômica a partir dos incentivos do modelo contribui para a proteção da cobertura florestal da Amazônia, ressaltando que o estado possui 1,5 milhão de quilômetros quadrados e 97% de sua floresta nativa preservada.

Braga  “ conhece bem”

Não é só, continuou Wilson, se a Zona Franca de Manaus enfraquece, se a Zona Franca começa a perder a sua força, é o mesmo que começar a “tacar fogo na floresta”.

*

— Faço um apelo, e o senador Eduardo Braga conhece muito bem essa realidade, para que haja um bom senso do Senado, da relatoria, de levar essas questões em consideração –, alertou Wilson Lima.

Vereador defende Curumim

O vereador Marcelo Serafim (PSB) lamentou nesta terça-feira (29), da tribuna da Câmara Municipal, o veto da Manauscult ao musical “Curumim, o Último Herói da Amazônia em Busca da Flor da Vida” , na programação oficial do Sou Manaus Passo a Paço 2023.

*

— Dentro do Passo a Paço, a gente tem oportunidade de trabalhar com a conscientização. E a gente tem um personagem dentro da nossa cidade que, quando eu ainda garoto e ia à redação do jornal via o criador desse personagem, que é o jornalista Mário Adolfo, desenhando os quadrinhos do Curumim – disse Marcelo.

Marcelo Serafim sai em defesa do herói dos quadrinhos da Amazônia

Barrado no Passo a Paço

O vereador lembrou que aqueles que hoje têm 40 anos “viram o Curumim quando ainda eram Curumins”.

— Agora nós temos a oportunidade de levar o musical do Curumim para o palco do Passo a Paço e, pelo que eu sei, o Curumim não irá.

Defensor da floresta

Sobre o veto ao personagem considerado o “último herói da Amazônia”, Marcelo Serafim disse que é uma situação lamentável, “porque a gente acaba privilegiando pessoas de fora de nosso estado e não prestigiamos os talentos daqui de dentro”.

*

— Faço este apelo porque o Curumim foi o primeiro que começo a discutir as questões ambientais em nossa cidade.

Lula torce para Faustão ...

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), usou as redes sociais na manhã desta terça-feira (29/8) para se manifestar sobre o transplante de coração realizado por Faustão no último domingo (27/8).

...viver mais 100 anos!

— Eu vi que o Faustão recebeu um transplante de coração. Quem cuida disso é o SUS. Eu desejo ao Faustão que viva mais 100 anos e, quem sabe, talvez esse coração seja corintiano. Que Deus te abençoe e você se recupere logo –

, disse o presidente.

Coração corinthiano

No Twitter, Lula desejou melhoras ao apresentador, além de brincar e dizer que torce para que o novo coração de Faustão seja de um torcedor do Corinthians, time do presidente.

*

Vale destacar que Fausto Silva sempre se declarou santista.

Mulher no STJ

Daniela Teixeira, a escolhida de Lula para ministra do o STJ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a indicação da única mulher entre os nomes que disputam as vagas abertas de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – a advogada Daniela Teixeira.

Lista tríplice

Daniela Teixeira tem 51 anos e é a primeira representante do Distrito Federal a compor uma lista tríplice com indicação de nomes à Corte.

Ela disputa uma das vagas reservadas a advogados, aberta em agosto de 2022, com a aposentadoria do ministro Felix Fischer.

ÚLTIMA HORA

Primeiro 7 de setembro de lula terá democracia, soberania  e união como bandeira

O primeiro 7 de setembro de Lula será uma festa em defesa da democracia

O primeiro 7 de Setembro do atual governo Luiz Inácio Lula da Silva terá “democracia, soberania e união” como bandeiras principais, informou nesta terça-feira, 29, o Palácio do Planalto.

O desfile e celebração do dia da Independência do Brasil serão realizados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a partir das 9h.

Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação do governo, Paulo Pimenta, serão “resgatados os valores da República, os símbolos oficiais, como a Bandeira do Brasil e o Hino Nacional, que sempre foram de todos nós e que contam nossa história”. “Exaltar esses símbolos nacionais é fundamental para reavivar o que está na Constituição brasileira”, afirmou Pimenta.

*

Esse será o primeiro desfile do terceiro mandato do governo Lula. No ano passado, a data chegou a ser utilizada pelo então presidente, Jair Bolsonaro (PL), como ocasião para propaganda política, em meio à corrida pelo Planalto, que acabou vencida pelo petista.

ORGULHO

A Latam agora passa a reciclar garrafas de plástico

A Latam anunciou que aproximadamente 450 mil garrafas plásticas usadas em voos domésticos da companhia a cada mês, serão recicladas para dar vida nova a mais de 180 toneladas de plástico por ano no Brasil.

O anúncio representa uma verdadeira reviravolta na gestão de resíduos a bordo. Segundo a empresa, antes, o destino das garrafas plásticas consumidas em voos dependia dos aeroportos onde as aeronaves aterrissavam e apenas 60% deles tinham algum programa de reciclagem. O programa já está em vigor em todos os voos domésticos da empresa e serão aplicados nas filiais do Chile, Peru, Equador e Colômbia. No caso dos voos internacionais, é importante lembrar que os resíduos serão tratados de acordo com as legislações sanitárias de cada país. Vale ressaltar que essa ação é parte da estratégia global de sustentabilidade do grupo Latam, renovada em maio de 2021.

VERGONHA

Protestos contra a morte de crianças, na maioria das vezes em ações policiais

Com a morte de Thiago Menezes Flausino, de 13 anos, durante uma ação da Polícia Militar, na Cidade de Deus, Zona Oeste da cidade, chegou a 100 o número de crianças e adolescentes entre zero e 14 anos mortos por arma de fogo, no Rio, desde 2007, quando a Ong Rio de Paz começou a fazer a contagem. Desses, 43 foram vítimas em contexto que envolvia confronto entre bandidos e policiais. Um relatório da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) aponta que seis em cada 10 inquéritos policiais sobre mortes de crianças e adolescentes no estado aguardam conclusão, alguns há mais de duas décadas. O levantamento encontrou 15.614 casos registrados desde 1999, sendo que 9.428 continuam em aberto, sem resposta.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes