Ir para o conteúdo

Dito & Feito: candidatos à beira de um ataque de nervos

O último debate para as eleições deste domingo, 02/10, realizado pela TV Norte, foi dominado por um clima tenso

Com ausência dos dois candidatos que lideram as pesquisas para o governo do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) e Amazonino Mendes (Cidadania),  a TV Norte (SBT) realizou o último debate para as eleições deste domingo, 02 de outubro. O programa foi ao ar na hora do almoço e, talvez por isso, o candidato Eduardo Braga (MDB) tentou jantar a apresentadora Márcia Dantas,  Henrique Oliveira  (Podemos) tentou jantar Braga, Ricardo Nicolau (Solidariedade)  jantou Wilson Lima (União Brasil) e Carol Braz (PDT), em solidariedade à mediadora paulista, jantou Eduardo. Israel Tuyuka (Psol) jantou todo mundo!

Por equívoco, a mediadora disse que Braga só poderia perguntar para o Henrique Oliveira, quando,  bruscamente, Braga interrompeu dizendo:

— Não, a senhora está equivocada! Eu posso perguntar para qualquer um porque nessa rodada ele já respondeu.

Foi a maior saia justa, Braga fez a pergunta, depois chamaram o comercial e o arranca-rabo continuou nos bastidores.

Quando o debate voltou, Henrique Cabeção manifestou solidariedade à Márcia Dantas, pela “grosseria do Eduardo” e Carol Braz entrou com os dois pés no peito do Dudu:

— Minha solidariedade Márcia, por nessa agressão machista do Eduardo Braga! Somos apenas duas mulheres aqui neste estúdio, mas não vamos mais tolerar isso! Basta! – gritou a ex-secretária de Justiça de Wilson Lima.

Clube da Luluzinha

No retorno do terceiro bloco, a mediadora Márcia Dantas disse que o assuntos já havia sido resolvido, depois de uma conversa no intervalo e concedeu direito de reposta a Eduardo Braga.

O senador se arrumou na poltrona e mandou ver:

—  Nunca ataquei mulher nenhuma. Tenho três filhas mulheres, uma neta mulher, sou casado há 40 anos  com uma mulher e até a minha vice é  mulher!

Esse é o Dudu

Passado na casca do alho em campanhas políticas, Braga tentou concertar a m... que fez, parabenizando a mediadora, até porque já tem fama de “machão que gosta de confrontar mulher” – (lembram da ministra Flávia Arruda?)

— Muito obrigado Márcia. A senhora soube conduzir muito bem essa tentativa de transformarem uma coisa simples em um fato político. Parabéns! – disfarçou Dudu, saindo pela tangente.

Cabeção poeta

Henrique Cabeção ainda tentou alfinetar de novo, mas desta com poesia:

— Eu aprendi que em mulher não se bate nem com uma flor, mas...

Foi interrompido pela mediadora:

— Candidato, se atenha não tema, por favor!

Minha casa, minha vida

Ao dar o troco, Cabeção, em assunto totalmente fora do contexto do tema proposto, pediu que as pessoas entrasse no Google para pesquisar o apartamento de Eduardo Braga de R$ 2 milhões com a taxa de condomínio de R$ 50 mil.

Cabeção cassado

Eduardo Braga respondeu que foi governador duas vezes, saiu com 90% de aprovação, ao passo que Henrique José Melo  foram cassados por abuso de poder.

— E o governador chegou a ser preso!

Descarrega no Tuyuka

Depois do esquenta, o que se observou é que os candidatos passaram a evitar o confronto entre eles.

Braga ignorou Henrique,  Carol descartou Braga e Nicolau  evitou  Henrique. E aí, todos descarregaram em quem? Isso, no Israel Tuyuka.

Índio puto

O índio nunca trabalhou tanto para responder às perguntas dos homens brancos.

Quando não entendia direito, do assunto, Tuyuka resumia a reposta com uma frase.

— Eu fico muito puto com isso. Se eu fosse você, eleitor, eu não votava nesses caras!

Só queria entender

Israel Tuyuka no debate: índio quer saber como vocês enriqueceram

Uma coisa que o candidato Tuyuka não consegue entender, ele confessou ao vivo durante no debate.

— Olha que eu trabalho como médico, professor, estudei muito, me formei na UEA, ganho muito dinheiro.. .mas não sei como vocês conseguem ficar tão ricos tão rápido!

Rasgando seda

Teve momentos do debate em que Nicolau escolheu Carol para perguntar, Carol deu a reposta, Nicolau analisou e Carol fez a réplica.

Depois foi Carol que perguntou a Nicolau, Nicolau respondeu, Carol comentou e Nicolau fez réplica.

Quer dizer, os dois ficaram mais de 15 minutos batendo papo  entre si, na maior rasgação  de seda, e o Cabeção doido pra falar.

Eu te batizo

Ricardo Nicolau, por sua vez, para continua atacando Wilson Lima, ausente ao debate, resolveu trocar o nome do governador.

Passou a trata-lo por “Omisso Lima”.

Quem decide no domingo

A três dias do primeiro turno das eleições gerais, o mapa das disputas pelos governos estaduais segue indefinido na maior parte do país.

Apenas em 10 estados, as pesquisas de intenção de votos apontam para um desfecho já no domingo, com os primeiros colocados somando, pelo menos, 50% da preferência do eleitorado.

É o que aponta as pesquisas feitas pelo Ipec nesta última semana de campanha.

Amazonas de fora

A Região Norte concentra a maior parte dos favoritos, com quatro estados e o Amazonas não é um deles.

No  Acre, Amapá, Pará e Roraima caminham para a definição em primeiro turno.

Campeão de votos

Aliás, é do vizinho Pará que deve sair o campeão de votos desta eleição, segundo o Ipec.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que tenta a reeleição, soma 72% das intenções de voto, o maior percentual do país até agora.

Zé Melo vem aí

O TRE-AM acaba de apresentar o último capítulo da entediante novela “A volta de José Melo”.

Muito em cima do pleito, a justiça eleitoral só aprovou o registro da candidatura do ex-governador cassado na semana passada.

Logo, Zé Melo não teve tempo para fazer campanha e muito menos confeccionar um santinho.

“Melistas fieis”

Agora, o grande problema é saber se o eleitor sabe que Melo está no páreo.

Aos amigos, ele jura que tem eleitores  que votarão nele com o sem publicidade. São esse votos dos “melistas juramentados” que o levarão de volta à política.

Onda lulista

A jornalista Miriam Leitão (na caricatura) praticamente declara seu apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua coluna desta quinta-feira.

— A eleição está se despolarizando. Não é mais apenas dois grupos opostos que se enfrentam. Formou-se uma onda de declarações de voto em favor de Lula – escreveu a jornalista.

Democracia reage

Segundo Miriam, essa onda reúne ex-ministros do Supremo, economistas de diversas tendências, cientistas sociais, ex-ministros do governo Fernando Henrique, artistas que não votariam no PT, milhões de cidadãos e cidadãs.

— A natureza desse movimento, que não se viu em outras campanhas, vai além do próprio Lula. É o corpo da democracia reagindo aos ataques.

Único extremista

Miriam Cordeiro disse que escreveu algumas vezes que nesta eleição nunca houve dois extremos se enfrentando.

— Havia e há apenas um único extremista. Jair Bolsonaro, ao longo do tempo, só confirmou essa visão com seus atos e palavras. Lula, por seu lado, fez movimentos ao centro, e o centro caminhou em direção a ele –, acrescenta.

Vira, vira, virou!

Ciro Gomes (PDT) perdeu, nas últimas semanas, votos preciosos de celebridades que lhe ajudavam, em certa medida, a manter suas redes engajadas para as eleições. Atualmente em terceiro lugar nas pesquisas  Ciro vê o apoio minguar, já que estão mudando de opinião e trocando o voto para Lula (PT) na intenção de derrotar Bolsonaro (PL) já no primeiro turno.

Tico Santa Cruz, vocalista dos Detonautas , Fábio Porchat , Caetano Veloso, youtuber Felipe Neto e Alessandra Maestrini, todos eleitores de Ciro  fizeram o caminho à esquerda e passaram a apoiar Lula.

ÚLTIMA HORA

ÚLTIMA PESQUISA – Lula tem 50% e dos votos válidos e 1º turno não está descartado

Lula até ser eleito já no próximo domingo, no 1º turno da eleição 

Nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com chances de ser eleito para um novo mandato já no próximo domingo. O petista tem 50% dos votos válidos, mesmo percentual da semana passada. Já o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), atinge 36% dos votos válidos no primeiro turno.

Pela margem de erro do estudo, de dois pontos percentuais para mais ou menos, Lula teria de 49% a 52% dos votos válidos se a eleição fosse hoje. Só é dispensada a realização de segundo turno caso algum candidato obtenha maioria absoluta na votação marcada para 2 de outubro. O instituto, que deu destaque para os números de votos sem contar os brancos e nulos, apontou que Lula manteve 50% e Bolsonaro tem 36%, número igual ao da semana passada. Na sequência vem Ciro Gomes (PDT) com 6% e Simone Tebet (MDB) com 5%.

Isso quer dizer que o petista ainda pode vencer a eleição no primeiro turno.

A pesquisa ouviu 6.800 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-09479/2022

ORGULHO

Freddie Mercury, Michael Jackson e John Lennon estariam assim hoje

Como estariam hoje aqueles grandes ídolos que se foram tão cedo? Um artista turco pensou o mesmo, só que, com a ajuda da inteligência artificial, ele conseguiu projetar e envelhecer o rosto de ícones do rock, como se estivessem vivos até hoje. E o resultado foi surpreendente. Alper Yesiltas é o advogado e fotógrafo por trás do projeto As If Nothing Happened – Como Se Nada Tivesse Acontecido, em tradução livre.

No projeto ele conseguiu envelhecer os rostos de ídolos da música como Freddie Mercury, Amy Winehouse, Michael Jackson, Elvis Presley, Janis Joplin, Jimi Handrix, John Lennon. E do cinema, como Heath Ledger e Bruce Lee, entre tantos outros. As imagens foram divulgadas no Instagram dele, @alperyesiltas, e estão correndo o mundo. Ele explicou no post que criou o projeto porque sentia falta de grandes nomes queridos que morreram.

VERGONHA

A atriz que apresenta propaganda de Lula, Thalma de Freitas (foto) recebeu um ataque gordofóbico de Rodrigo Constantino, que compartilhou que ela era magra no governo Lula e engordou durante o governo Bolsonaro, com emojis de gargalhadas.

Um perfil chamado Liberdade Direita LDR, de apoio ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL), fez um post comparando a aparência física de Thalma anos atrás, mais magra, com a atual, com o ganho de peso, com a fome no Brasil. A atriz então retrucou o comentário e disse:

— Eu achei muito engraçado, inclusive porque engordei nos Estados Unidos e não no Brasil do Bozo. Essas fotos têm 10 anos e 10 quilos de diferença, eu não tenho vergonha nenhuma de envelhecer e ficar cada vez mais parecida com a minha mãe que é linda! –, acrescentou ela. Além disso, ela ressaltou que, ao contrário desse ataque, tem recebido muito amor após virar uma voz na campanha do ex-presidente petista.

— Tenho recebido muito mais amor que ódio nas redes sociais, quero agradecer a todos que vibram alto, compartilhando essa energia que vai nos levar a vitória inevitável. O Amor vai anular o ódio, nós que temos a consciência tranquila já ganhamos! –,disse.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes