Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Brasil exige providências da Espanha contra ataques racista a Vinícius Jr.

O governo Lula decidiu transformar os atos racistas contra o jogador Vinicius Jr em um gesto diplomático de repúdio.

Charge de Mário Adolfo

O governo brasileiro vai exigir providências da Espanha contra os reiterados ataques racistas dentro e fora de campo sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior no país. Em nota assinada pelo Itamaraty e pelos ministérios da Igualdade Racial, da Justiça, do Esporte e dos Direitos Humanos, o Brasil destaca a gravidade dos fatos e lamenta que “até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo".

O governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinícius Júnior vem sofrendo reiteradamente na Espanha. endo em conta a gravidade dos fatos e a ocorrência de mais um inadmissível episódio, em jogo realizado ontem, naquele país, o governo brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo. Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à FIFA, à Federação Espanhola e à Liga a aplicar as medidas cabíveis.

Não vai ficar assim

O governo Lula decidiu  transformar os atos racistas contra o jogador Vinicius Jr em um gesto diplomático de repúdio.

O Itamaraty irá convocou a embaixadora da Espanha em Brasília para transmitir a posição do governo brasileiro, insistindo que esses atos reiterados de racismo não podem continuar impunes.

Desagravo

O gesto representa um ato de desagravo ao governo espanhol, cobrando respostas a um problema que não é exclusivo do jogador e afeta muitos estrangeiros no país.

País racista

O jogador brasileiro Vinicius Junior, que atua pelo Real Madrid, usou sua conta no Instagram para fazer um desabafo contundente após ser alvo mais uma vez de atos racistas. Em seu post, Vini Jr. expressou sua indignação com a recorrência desses episódios na La Liga, principal liga de futebol da Espanha.

*

—Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito –, desabafou o jogador.

Lula reage

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a declarar seu apoio ao jogador, enquanto estava na cúpula do G7, em Hiroshima no fim de semana.

O governo brasileiro também irá conclamar a Fifa a entrar no combate contra o racismo.

Greve continua

Está difícil de desatar o nó no cabo de guerra entre os professores e o governo do estado em relação ao reajuste salarial.

Nesta segunda-feira, 22, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) rejeitou a contraproposta de 8% de reajuste e decidiu manter a greve.

*

A categoria fincou pé e avisa que não abre mão da reivindicação  de reposição de 25%.

Wilson endurece

Em resposta à  negativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) em encerrar a greve iniciada no dia 16/05, o Governo do Estado publicou nota avisando que só retomará à  negociação c quando os professores retornarem às salas de aula.

Prejuízo

O Governo do Estado também advertiu que, além de prejudicar milhares de estudantes, a greve foi  considerada ilegal pela Justiça do Amazonas e que acarretará em multa diária no valor de R$ 30 mil

Tentativa de acordo

Na última rodada de negociação, no dia 18/05, entre  o Governo do Amazonas, sindicato da categoria e membros da Assembleia Legislativa, o Estado sinalizou o reajuste imediato de 8% da data base, retirada das faltas dos trabalhadores da educação pelos dias de greve e anunciou um  estudo para pagamento de progressões por titularidade e tempo de serviço.

Proposta recusada.

Hub aéreo

Durante inauguração do sistema automatizado de acesso ao embarque doméstico no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes o governador Wilson Lima afirmou que a posição estratégica do Amazonas dá condições para que o estado se torne um hub aéreo da Amazônia.

*

O Aeroporto de Manaus agora conta com um moderno sistema automatizado de autenticação de cartões de embarque, o BCBP (Bar-Coded Boarding Pass), para acesso à área de inspeção.

Modernização

A tecnologia permitirá ao passageiro de voos domésticos acessar a área de inspeção com a leitura do código de barras do cartão de embarque impresso ou no celular, proporcionando mais segurança, praticidade e rapidez.

*

Além disso, o acesso aos voos internacionais passou por reestruturação com readequação do fluxo de passageiros.

Daniel na cadeia

O ex-valentão Daniel Silveira. Aquele que pintava e bordava no governo Bozo, vai permanecer na cadeia.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta terça-feira (23) que o ex-deputado federal comece a cumprir imediatamente a pena à qual foi condenado pela Corte, em abril do ano passado.

Oito anos

Silveira foi condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão por criticar ministros do STF.

A decisão de Moraes ocorre após o STF, por maioria, ter considerado inválido o perdão da pena concedido a Daniel Silveira pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Mirem-se no exemplo

Portugal poderá sair do grupo dos países com desequilíbrios macroeconómicos em 2024.

Bruxelas elogia a trajetória de redução da dívida pública portuguesa e estima que se a tendência se mantiver, no próximo ano Portugal deixará de fazer parte da lista dos países em risco.

Bye, bye  Zona Vermelha


Portugal  ainda está na lista dos países sob vigilância de riscos onde se encontra desde a crise financeira.

No entanto, o país vem seguindo uma política prudente há muitos anos e “deve ser elogiado porque percorreu uma longa distância para sair da zona vermelha.

*

Entre esse fatores apontados está a  redução drástica do nível do endividamento que permitiu Portugal melhorar significativamente a sua situação orçamental.


ÚLTIMA HORA

“NÃO ESTÁ SENDO FÁCIL”, DESABAFA MARINA

Ministra revela as dificuldades para combater garimpos em terras indígenas. Base Ibama já foi alvo de atentado cinco vezes

Marina em fogo cruzado: a ministra enfrenta a pressão de grupos econômicos e criminosos em terras Yanomamis

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fez um desabafo nas redes sociais nesta segunda-feira (22) sobre as operações contra o garimpo ilegal nas terras indígenas Yanomamis.  Segundo a ministra, a base do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) já foi alvo de atentado cinco vezes.

“O presidente @LulaOficial assumiu o compromisso de que vamos expulsar os criminosos das Terras Indígenas. Não está sendo fácil, só a base do IBAMA já foi atacada 5 vezes por criminosos! Levando tiro, junto com a PRF e a Polícia Federal”, escreveu a ministra em rede social.

A operação contra garimpeiros ilegais na Terra Yanomami já destruiu 327 acampamentos montados na floresta, 24 aeronaves, 26 balsas e 24 embarcações em três meses de atuação de fiscalização intensa contra os invasores no território, acordo com o balanço foi divulgado no dia 16 de maio.

*

Os dados são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a primeira instituição a deflagrar operação contra os garimpeiros na terra indígena.

a base do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) já foi alvo de atentado cinco vezes.

ORGULHO

Alok: música em contribuição à causa indígena deu prêmio em Cannes

O brasileiro Alok recebeu uma homenagem neste fim de semana no Festival de Cinema de Cannes (França). As informações são do portal SóNotíciaBoa. O DJ e produtor musical, de 31 anos, recebeu o Prêmio Best Achievement – Prêmio Melhor Cinquista, em tradução livre, por sua contribuição à causa indígena. O prêmio foi dado pelo Better World – Mundo Melhor – e o Amazônia Fund / Unesco. O perfil de Alok no Instagram informou que o troféu foi recebido por Célia Xakriabá e Mapu Huni Kui, em nome de Alok e pelos representantes do Instituto Alok, Fábio Soares e Devam Bhaskar.  Na oportunidade, foi divulgado o Fundo Ancestrais do Futuro, uma parceria do Instituto com o Pacto Global ONU – Brasil e WeLight para apoio a projeto indígenas.

VERGONHA

O Brasil tem 1,05 milhão de pessoas em situação de escravidão contemporânea. É o que aponta estimativa do Índice de Escravidão Global 2023, divulgado nesta quarta (24), em Londres, pela Walk Free, uma organização internacional de direitos humanos especialista em produção de dados sobre esse crime. Em números absolutos, isso coloca o país em 11º lugar entre 160 países, atrás da Índia (11 milhões), China (5,8 mi), Coréia do Norte (2,6 mi), Paquistão (2,3 mi), Rússia (1,9 mil), Indonésia (1,8 mi), Nigéria (1,6 mi), Turquia (1,3 mi), Bangladesh (1,1 mi) e os Estados Unidos (1,1 mi).  O Brasil não conta com uma estatística oficial do número de pessoas submetidas anualmente à escravidão contemporânea. A estimativa da Walk Free envolve tanto a exploração de trabalhadores quanto o casamento forçado, visto pelas Nações Unidas como uma forma de escravidão.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes