Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Bolsonaro está alugando 120 reservas naturais – 63 milhões de hectares – da Amazônia

O Governo brasileiro quer que empresas, fundos de investimento e pessoas físicas, tanto do Brasil como dos outros países, contribuam com dinheiro para preservar a Amazônia. Para isso, lançou na terça-feira uma iniciativa em busca de patrocinadores para as 120 reservas naturais criadas nas últimas décadas, abrangendo 15% da superfície da maior floresta tropical do mundo em território brasileiro. São 63 milhões de hectares. O programa Adote um Parque ―nome que subestima a exuberância, a extensão e o valor ecológico dessas áreas, que somadas têm o tamanho da França— foi apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro em Brasília. Os ambientalistas o consideram uma iniciativa meramente propagandística.

Pague e leve

O preço difere. Os brasileiros podem adotar uma reserva ecológica por 50 reais (8 euros, 9 dólares) por hectare; os estrangeiros, por 10 euros (65 reais).

Carrefour topou

Por enquanto, a primeira, e única empresa que aceitou participar é a rede francesa de supermercados Carrefour.

A multinacional planeja, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, formalizar a adoção da reserva de Lago do Cuniã, de 75.000 hectares, localizada em Rondônia, na fronteira com a Bolívia.

Olho gordo na madeira

O Lago do Cuniã é um território, do tamanho de Caracas, tem um estatuto legal que permite a extração controlada de madeira ou a agricultura de subsistência.

Salles tem inquilinos

Outras cinco empresas negociam patrocínios, disse o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, à agência Bloomberg.

Já vacinamos 100 mil

Depois de alguns atropelos no início da vacinação, o prefeito David Almeida (Avante), enfim, voltou a exibir um sorriso que ia de ponta a ponta da orelha.

E tinha motivos de sobra para isso: a Prefeitura de Manaus  alcançou  a marca das 100 mil doses aplicadas de vacina contra a Covid-19.

Destaque no JN

A meta foi alcançada às 12h45, desta quinta-feira, 11/2. Na noite de terça-feira,  Manaus apareceu o topo do ranking das capitais que mas vacinaram contra a Covid-19.

— Chegamos a 100 mil doses aplicadas, e todo trabalho tem sido muito importante, tanto dos digitadores, vacinadores, os que trabalham nos postos de vacinação, as equipes de trânsito –, festejou David.

David comemorou a marca de 100 mil doses aplicadas 

Vacinação em massa

Os 24 deputados e deputadas do Amazonas assinaram um manifesto, solicitando 1 milhão de doses de vacina contra a Covid-19.

A ideia é imunizar 70% da população de Manaus e mais sete municípios amazonenses, duramente atingidos pela doença.

Reforço à Defensoria

O pedido, que reforça a solicitação da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), foi confirmado pelo presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade (PV), durante reunião com o defensor-geral Ricardo Paiva, na manhã desta quinta-feira (11).

IPTU e Alvará

A Prefeitura de Manaus informa:

Já estão disponíveis para emissão e consulta os dados de lançamentos do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e Alvará do exercício fiscal de 2021.

Pague sem multa

As informações de lançamento, assim como as guias para pagamento já estão disponíveis no endereço eletrônico

http://manausatende.manaus.am.gov.br.

Via Correios

Até o próximo mês, a Secretaria de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) iniciará, via Correios, o envio das notificações e carnês para o endereço de todos os contribuintes.

Descontos

Os contribuintes do IPTU e Alvará poderão obter desconto de 10% sobre o valor da cota única, caso estejam quites com o fisco municipal até o dia 30 de dezembro de 2020.

Cota única ou parcelado

A cota única do IPTU com desconto é válida para pagamento até o dia 15 de abril. O contribuinte também poderá optar pelo pagamento em até nove parcelas, sem abatimento no valor principal.

Guia já está disponível na internet 

Os Neves no paraíso fiscal

Além do elo com duas offshores já conhecidas pelos investigadores da Lava Jato, Inês Maria Neves Faria, mãe do deputado Aécio Neves (PSDB-MG), é beneficiária no exterior de uma terceira empresa cujos ativos chegam perto de 4 milhões de reais.

Le Monde no rastro

É o que diz reportagem da revista piauí. A existência da Domomedia Investment Holding, com sede em Luxemburgo, paraíso fiscal europeu, está documentada por um conjunto inédito de dados obtidos pelo jornal francês Le Monde e pelo Organized Crime and Corruption Reporting Project.

O OCCRP é um consórcio do qual a piauí é o único veículo de imprensa brasileiro a participar.

Mãe de Aécio

A mãe de Aécio Neves é um dos 64 mil beneficiários de 140 mil empresas instaladas em Luxemburgo, reveladas pelo Le Monde e pelo OCCRP.

Ao ter acesso a esse material, a piauí e o OCCRP descobriram que, entre os beneficiários, há pelo menos 358 brasileiros ou residentes no Brasil cujos ativos totalizam 112,6 bilhões de euros – ou 722,6 bilhões de reais, em valores corrigidos até fevereiro de 2020

MPF não sabia

Ao contrário das outras duas offshores, sediadas em Liechtenstein e no Panamá, a empresa em Luxemburgo nunca apareceu nas apurações do Ministério Público Federal sobre Aécio, que vem sendo investigado por corrupção em um inquérito e responde a uma ação penal, também por corrupção.

Japão solidário

O cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi e a presidente da APAE Manaus, Socorro Barros, assinaram contrato para a renovação das Instalações Elétricas e de Instalação do Sistema Fotovoltaico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus.

— Espero que esta obra possa melhorar e ampliar o atendimento das pessoas necessitadas, oferecendo a elas serviços com melhor qualidade –, afirmou o cônsul-geral.

Crianças agradecem

No valor de R$ 120 mil, a doação do consulado tem por objetivo melhorar a qualidade de educação e de assistência médica e social para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, através da renovação das instalações elétricas e da instalação do sistema fotovoltaico da APAE.

ÚLTIMA HORA

Vem pra cá, Kolinda – Presidente da Croácia ensina como se deve governar

A presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarović,  vem fazendo coisas de matar de inveja países como o nosso, onde não aparece um governante para tomar decisões dignas como a que a moça vem tomando. Por exemplo: Kolinda  vendeu o avião presidencial; vendeu os 35 Mercedes Benz que estavam atribuídos aos ministros e outros funcionários e devolveu o dinheiro aos cofres do estado;  Reduziu o seu salário e o dos ministros à metade;   Baixou as despesas e o salário dos embaixadores e cônsules a 60 %; Aumentou o salário mínimo para o setor privado;  Eliminou a aposentadoria para senadores e congressistas.

E mais, além de ser um linda mukger, Kolinda Grabar-Kitarović  fala 7 Idiomas e não se acha uma grande presidente.

Morrendo de inveja, um internauta brasileiro postou  seguinte comentário: “Fico imaginando: Porque não a pedimos emprestada por alguns dias para ensinar a estes corruptos como se deve agir quando estão no poder?”.

Pano rapidíssimo!

ORGULHO

Empresários se uniram e criaram um movimento para ajudar a vacinar todos os brasileiros até setembro. É o Unidos pela Vacina. O grupo vai apoiar o SUS, Sistema Único de Saúde, com soluções de logística e compra de insumos, como seringas, agulhas e também facilitar a distribuição dos imunizantes contra a Covid-19 em todo o país nos próximos 8 meses. Os empresários também querem ajudar na fabricação dos imunizantes – com auxílio na logística e na solução de problemas da Fundação Oswaldo Cruz, parceira na produção da vacina de Oxford/Astrazeneca, e do Instituto Butantan, que fabrica, no Brasil, a CoronaVac. O Unidos pela Vacina foi anunciado nesta segunda, 8 pela empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza. “O nosso objetivo é vacinar todos os brasileiros até setembro deste ano. Sim, vacina para todos até setembro deste ano”. A gente não discute política, não procura culpado. A gente discute, sim, como levar a vacina até todas as pessoas do nosso país”, escreveu a empresária nas redes sociais.

VERGONHA

O empresário Eike Batista foi condenado em mais uma ação sobre crimes praticados contra o mercado de capitais. Desta vez, a juíza federal Rosália Monteiro Figueira decretou pena de 11 anos e 8 meses por uso de informação privilegiada e manipulação com as ações da petroleira OGX. É a terceira condenação de Eike por crimes relacionados ao mercado de capitais. Como é decisão de primeira instância, ainda cabe recurso. O empresário também já foi condenado por pagamento de propina ao ex-governador do Rio, Sergio Cabral, e hoje cumpre prisão domiciliar. “O acusado demonstrou fascínio incontrolável por riquezas, ambição sem limites que o levou a operar no mercado de capitais de maneira delituosa, com extremo grau de reprovabilidade e indiferença à fragilidade de fiscalização do mercado", escreve a juíza Rosália em sua decisão.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes