Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Assassinos dos povos indígenas

O Marco Temporal estabelece que apenas as terras já ocupadas por povos indígenas em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, podem ser demarcadas - retirando assim os direitos de milhares de povos que lutam por seus territórios.

Charge de Mario Adolfo

Lá na frente a  história vai cobrar, com juros, os parlamentares que estão apoiando o Marco Temporal, na demarcação de terras indígenas (PL 490/07). Quem está a favor dessa aberração são os membros da bancada ruralista e de bolsonaristas do Congresso Nacional, entre eles osdeputados federais do Amazonas  Capitão Alberto Neto (PL), Átila Lins (PSD), Adail Filho (Republicanos), Fausto Júnior (União Brasil) e Saullo Vianna (União Brasil) votaram a favor da urgência do PL e, com isso, deicram claro que estão contra os índios.

Na prática, o Marco Temporal estabelece que apenas as terras já ocupadas por povos indígenas em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, podem ser demarcadas - retirando assim os direitos de milhares de povos que lutam por seus territórios.

Se o PL passar, todos os 1.393 territórios indígenas (já demarcados, em processo de homologação ou de identificação) correm risco de serem impactados, caso seja estabelecido um marco temporal. A situação traria efeitos especialmente nocivos a povos isolados e de recente contato, pela dificuldade em se comprovar a ocupação de determinado território em outubro de 1988.

Tese de genocídio

Cristiane Baré, assessora jurídica da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), afirmou que a tese do marco temporal, se aprovada, “vai mexer com toda a nossa vida, com os territórios de todo o Brasil”.

*

— O marco temporal é uma tese política que vem para barrar as questões de demarcações dos nossos territórios, uma tese trazida pela bancada ruralista, pelo agronegócio, pelos fazendeiros para tentar legalizar a entrada nos territórios indígenas, uma tese de genocídio para as populações indígenas –, disse Cristiane.

Caneta assassina

Na noite do dia 25 de maio, quando a Câmara dos Deputados aprovou, por 324 votos a favor e 131 contra, o requerimento de urgência para o projeto de lei do marco temporal na demarcação de terras indígenas (PL 490/07), a deputada indígena Célia Xakriabá (PSOL-MG) foi ao microfone e gritou para os  deputados bolsonaristas e da bancada ruralista que comemoravam a deliberação:

—  Assassinos do povo indígena!

*

E complementou:

—  A caneta tem assassinado os nossos direitos. Não se trata de uma pauta partidária, mas humanitária –, exclamou a parlamentar.

Política do esquecimento

A advogada Kari Guajajara, que atua na defesa jurídica da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), disse não ver possibilidade de um desfecho favorável aos indígenas via Congresso.

*

— Se aprovada, a tese reforça uma política de esquecimento que ignora todo processo de violência sofrida pelos povos indígenas, de remoções forçadas e de expulsões –, disse a advogada.

DiCaprio vai à luta!

O ator norte-americano Leonardo DiCaprio voltou a se manifestar na 4ª feira (8) contra a aprovação do projeto que estabelece o marco temporal para a demarcação de terras indígenas.

“Se o Senado aprovar o projeto de lei 2.903/2023 será catastrófico para a Amazônia, para os povos indígenas que vivem lá e para nosso planeta”, escreveu o artista em seu perfil no Twitter.

*

Ele também pediu a seus seguidores que assinem uma petição solicitando ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que “rejeite” a proposta.

Na ZFM não tem transição

O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que a reforma tributária precisa considerar que não existe processo de transição da Zona Franca de Manaus para outra matriz econômica.

— Acabar com o incentivo fiscal da região significa queimar a floresta.

WIlson Lima: articulação em defesa da Zona Franca na Reforma Tributária

Empresário tira o time

O alerta foi feito pelo governador em entrevista à Folha.

Para ele, no dia em que for anunciado um processo de transição, o empresário entende que não vai ter mais condições de ficar em Manaus e tira o time de campo.

— E aí  ele  começa a desmobilizar (sua indústria) hoje mesmo -, afirmou Wilson.


Faltam médicos no AM

O Brasil possui 564.385 mil médicos, número considerado significativo, mas a distribuição dos profissionais por região está muito longe do ideal.

No entanto, o Norte possui a menor quantidade de médicos em atuação por 1000 habitantes, seguido do Nordeste.

*

O Sudeste possui 3,39 médicos por cada mil habitantes. No Centro-Oeste são 3,10 e, no Sul, 2,95. O Nordeste tem 1,93 e o Norte 1,45.

Somos o 3º no ranking

No ranking por estado, o Pará aparece em pior situação.

Depois vem Maranhão, Amazonas e Acre. E no interior, a situação é ainda pior. No caso do Amazonas, quando se leva em conta apenas os 61 municípios do interior – sem contar com a capital –, a relação é de 0,15 profissional por mil habitantes.

Como salvar quatro vidas

Durante o mês de junho, o Centro de Ensino Literatus realizará uma série de ações que buscam incentivar a doação de sangue.

Um ato rápido, seguro e solidário, podendo salvar até quatro vidas com uma única doação.

Junho Vermelho

A iniciativa faz parte da campanha Junho Vermelho, que busca chamar a atenção da população nesta época do ano em virtude da queda significativa nos estoques dos bancos de sangue.

Sangue bom

A mantenedora do Literatus, Elaine Saldanha, alerta que a doação periódica de sangue é fundamental para ajudar diariamente centenas de pessoas que sofreram acidentes.

*

— São aquelas que sofreram queimaduras, passaram por cirurgias, além daqueles que fazem tratamento que exigem transfusão, como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.

Quem está por trás...

No dia 05 de maio o militar da reserva e ex-candidato a deputado estadual Ailton Barros (PL-RJ) enviou mensagens ao ex-ajudante de ordens Mauro Cid dizendo que sabe quem é o responsável pelo assassinato da vereadora Marielle Franco.

No entanto, até agora a investigação não avançou, por que hein?

...Do caso Marielle?

Nas últimas eleições, Ailton se apresentava como “01 do Bolsonaro” na campanha a deputado.

E, se ele afirmou, é porque sabe de alguma coisa quer possa  desvendar o “mistério”.

“Eu sei dessa história”

A PF interceptou a conversa durante a operação que prendeu Ailton, Cid e mais quatro envolvidos.

— Eu sei dessa história da Marielle, toda irmão, sei quem mandou (matar). Sei a porra toda. Entendeu? Está de bucha nessa parada aí”, diz a mensagem de Ailton enviada em 30 de novembro de 2021.

ÚLTIMA HORA

SAIDEIRA – Greta Thunberg se forma e faz sua última greve estudantil

A última greve: Greta Thumberg se forma, mas anuncia que a luta "apenas começou"


A ativista sueca Greta Thunberg, de 20 anos de idade, se formou na escola nesta sexta-feira, 9, e participou de sua última greve estudantil em defesa do meio ambiente.

Em agosto de 2018, a jovem ganhou o noticiário do mundo inteiro ao faltar no colégio às sextas-feiras para cobrar ações contra a crise climática no planeta diante do Parlamento da Suécia, em Estocolmo. Desde então, fez 251 greves no último dia útil da semana e deu início a um movimento global juvenil em defesa do clima, chamado Fridays for Future (Sextas-Feiras pelo Futuro).

— Hoje eu me formei na escola, o que significa que não poderei mais fazer greve escolar pelo clima –, escreveu Greta no Twitter, onde publicou duas fotos da manifestação desta sexta em Estocolmo.

*

No entanto, ela prometeu continuar protestando às sextas-feiras, embora não se trate mais de uma “greve escolar”.

— Simplesmente não temos outra opção que não seja fazer tudo o que pudermos. A luta apenas começou –, disse a sueca, que chegou a interromper seus estudos devido aos compromissos como ativista.

ORGULHO

Bia Haddad deixa Roland Garros, mas entra no TOP 10

Beatriz Haddad Maia se despediu de Roland Garros depois de ser eliminada para a polonesa Iga Swiatek, 1ª colocada no ranking mundial de tênis, nas semifinais por 2 sets a 0 nessa quinta-feira (8/6). A derrota da brasileira, no entanto, não apagou seu feito histórico da brasileira, que quebrou uma marca importante para o tênis brasileiro. Bia acumula agora 2910 pontos no ranking da WTA e entrou no Top10.

Ao chegar na semifinal de um dos torneios mais importantes e tradicionais do calendário mundial do tênis, Bia repetiu o feito de Maria Esther Bueno, que chegou na final da competição em 1960.

VERGONHA

Jailson Freitas: Pastor pilantra " discipulava"  adolescentes foi preso por abuso sexual

O pastor Joilson da Silva de Freitas Santos, 39 anos, que prega na Igreja Batista da Lagoinha de Guarulhos, ligada a André Valadão, foi preso preventivamente na noite desta quarta-feira (7), suspeito de abuso sexual. Segundo a denúncias, o líder religioso cometia abusos contra adolescentes que frequentavam a igreja localizada em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A polícia foi procurada com ajuda do porteiro do prédio onde o pastor mora na última quinta-feira (1º). Ele acudiu um adolescente, que fugia de um abuso cometido pelo religioso. Após a denúncia, outros dois adolescentes registraram queixa. Segundo os jovens, o pastor Joilson, líder do núcleo jovem da igreja, os levava para casa sob o pretexto de “discipular”. Na doutrina evangélica, o discipulado significa “fazer discípulos”, ou seja, seguidores de Cristo.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes