Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Arthur Virgílio deixou muita gente sem entender nada

Bolsonaro ja chamou até Arthur de 'prefeito de bosta'.

Quem votou  em algum momento de sua vida, ou a vida inteira, em Arthur Virgílio Neto (PSDB) deve estar se perguntando até agora o por que de um dos políticos mais importantes do Amazonas, decidiu apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segunda da eleição para presidente. Sim, Bolsonaro, aquele que no momento mais desesperador da pandemia o chamou de “prefeito bosta”.

A agressão chula e sem nenhum respeito institucional, foi feito no dia 22 de maio de 2020, numa reunião ministerial. Depois de criticar Arthur por abrir covas coletivas para enterrar vítimas de Covid-19, Bolsonaro disparou:

— O bosta do prefeito de Manaus fica abrindo cova coletiva! –, e logo em seguida complementou que conhecia bem Arthur desde sua época de Congresso Nacional.

— Conheço a ideologia dele e o que ele prega e o que ele sempre foi. Ele está aproveitando agora um clima desse para levar terror ao Brasil –, criticou Bolsonaro.

Pois é, Arthur foi pessoalmente ao palácio do Planalto e, com cara de Sérgio Moro, disse que estava apoiando o Bolsonaro  porque o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é contra a privatização da Petrobrás. Quer dizer, argumento frágil, fora de contexto,  e que não justificaria rasgar a sua biografia de político sério, que combateu na trincheiras do velho MDB contra a ditadura; que teve o pai, o grande senador Arthur Virgílio Filho perseguido e cassado pelo nefasto AI-5, famigerado decreto dos militares; que defendeu as Diretas Já e fez política ao lado dos grandes, como Mário Covas, Fraco Montoro, Fernando Henrique Cardoso, Tancredo Neves, Ulisses Guimarães e Paulo Brossard. O que houve?

Surpresa

É lamentável dizer que este parece ser o fim melancólico para uma carreira tão rica como a de Virgílio, diplomata que estreou na vida pública em 1977, quando integrou a Executiva Estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na luta contra a ditadura. À época, o partido era oposição ao regime militar, instaurado em abril de 1964.

Biografia invejável

Foi ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República no governo de Fernando Henrique Cardoso, deputado federal por três vezes e senador. Também foi líder do presidente FHC no Congresso Nacional, além de ser líder da oposição no Senado por oito anos. Foi três vezes prefeito de Manaus, sua cidade natal.

Difícil de acreditar

Como acreditar que um político de respeito  como Arthur que – já como prefeito –,  era aplaudido de pé toda vez que entrava no plenário do Senado Federal –, pudesse um dia apoiar um  fã e seguidor do torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra?

Não dá pra esquecer

Como imaginar que um político que sempre combateu a extrema-direita e  a retórica nazifascista pudesse apoiar um presidente que  sonegou oxigênio para Manaus e mandou seu ministro-general trazer cloroquina, enquanto as pessoas morriam sem oxigênio?

*

Logo o Arthur, que tanto  lutou para  debelar a pandemia, ele mesmo  vítima do vírus, apoiar um candidato que carrega nas costas a morte de 680 mil brasileiros?

Cadê o amor à Amazônia?

Vai ser difícil explicar que o mesmo Arthur que sempre defendeu a Amazônia, o meio ambiente, a floresta e os índios apoiou um candidato que liberou garimpos em terras indígenas, desaparelhou órgãos de controle ambiental como Ibama, Funais, Inpa, Inpi e ICMBio.

Devolvam o Arthur

Vai ser difícil explicar, num futuro muito próximo,  que o mesmo Arthur, filho do senador Arthur Virgílio Filho, fundador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e responsável por trazer luz elétrica ao Estado, apoiou o presidente que cortou verbas da Educação e extinguiu o Ministério da Cultura.

*

Não existe prazer nenhum em escrever e cobrar tudo isso. Por isso, devolvam o Arthur que a gente conhecia e admirava!

Queimados vivos

O bolsonarista Bibo Nunes (PL), deputado federal não reeleito, afirmou em uma live que estudantes de Santa Maria merecem ser "queimados vivos".

A cidade ficou marcada pela tragédia da boate Kiss, quando um incêndio matou 242 pessoas, boa parte deles estudantes da cidade, e feriu mais de 600 em 2013.

Ódio aos estudantes

Nunes havia usado as redes sociais para atacar um protesto de alunos da Universidade Federal de Santa Maria contra o contingenciamento de verbas para as instituições de ensino superior por parte do governo federal.

*

Em uma live, no último dia 9, ele tachou os estudantes de "inúteis" e afirmou que eram ricos alienados.

Isso que eles merecem

O parlamentar cita o filme Tropa de Elite e afirma:

— Pegaram aqueles coitadinhos, aqueles riquinhos ajudando pobre, se deram mal, queimaram vivos dentro de pneus, queimaram vivos dentro de pneus, e é isso que esses estudantes alienados, filhos de papai que têm grana merecem!

Apoio a Lula

Um grupo de especialistas na área de combate à corrupção assinou uma carta em apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao apontar que o presidente Jair Bolsonaro (PL), adversário do petista no segundo turno da eleição, “representa uma ameaça concreta e iminente à democracia brasileira”.

Peso pesado

De acordo com informações do jornal O Globo, o documento conta com 59 signatários, incluindo professores e pesquisadores de disciplinas como Direito, Economia, Administração, História, Ciência Política e Contabilidade, residentes no Brasil e no exterior.

Escândalos de corrupção

Na carta, divulgada  nesta sexta-feira (21), eles avaliam que o compromisso de Bolsonaro contra a corrupção é apenas retórico e afirmam que ele tem tentado aparelhar as instituições em causa própria.

Segundo os especialistas, isto se dá “evidenciado por sucessivos escândalos de corrupção e alianças com os setores mais clientelistas da política nacional;

*

Além, claro, da interferência política nos órgãos de investigação, desconstrução do aparato jurídico institucional de combate à corrupção, e enfraquecimento do controle social e da transparência pública”.

Pega na mentira!

Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda nesta quinta-feira (21/10), o presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou atribuir a Luiz Inácio Lula da Silva a frase que todo político deveria mentir se quisesse ter sucesso.

O que não esperava é que o apresentador Rogério Vilela fosse contestá-lo.

publicidade

A frase é sua

A conversa girava em torno da prática de fake news.

Bolsonaro reforçava que fazia sim uma campanha limpa e as notícias falsas vinham dos adversários.

*

— Me aponte uma fake news que fiz? – indagou. Ele mesmo [Lula] falou agora que o político tem que mentir, que a mentira voa. A verdade engatinha.

— Mas neste caso ele estava se referindo ao senhor –, corrigiu Vilela.

— O quê? Pode falar… –, indagou Bolsonaro.

— Ele disse que o Bozo, me desculpe, ele estava falando ao senhor.

Bozo disse

A frase de Bolsonaro fazia referência à participação de Lula no Flow Podcast. De fato, o petista havia dito toda a frase, mas foi retirada do contexto.

Lula citou a frase mencionando o próprio Bolsonaro.

*

— Se criou uma imagem do político que causa prejuízo à política. Você tem político sério de direita, de esquerdo e de centro. Você não precisa mentir. Eu estava vendo um vídeo do Bozo que ele tava falando das meninas venezuelanas. Ele fala textualmente: “tenho que mentir, é preciso mentir, o político tem que mentir’. Porque sempre é mais fácil acreditar numa mentira” –, destacou o ex-presidente.

Tas revela voto

Marcelo Tas falou sobre a disputa à Presidência entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e declarou o seu voto.

O apresentador da TV Cultura foi mais um nome do meio artístico que usou seu espaço na mídia para um desabafo sincero sobre a política brasileira.

País ganha com Lula

Questionado pela revista Veja, o comunicador afirmou que “o país ganha mais com a eleição de Lula”.

Tas não deixou de lado as críticas contra o líder do Partido dos Trabalhadores, mas salientou que o político sempre soube “respeitar o jogo democrático”.

Governo dos pobres

O ator comentou que o Brasil teve políticas interessantes e inegáveis no Governo Lula. Como a inclusão social e a valorização da educação e reconheceu que o adversário de Bolsonaro “realmente governou para os menos favorecidos”.

ÚLTIMA HORA

SEM MEDO DE SER FELIZ – Chico Buarque e outros artistas regravam jingle de Lula

Lula reúne Chico Buarque, Camila Pitanga, Marieta Severo, Gregório Duvivie, Camila Pitanga, Maitê Proença e outros artistas

O candidato à Presidência pelo PT Luiz Inácio Lula da Silva reuniu diversos artistas na noite desta quarta-feira no Tetro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro, para regravar o seu famoso JIngle de campanha 'Sem medo de ser feliz'. A música, popularmente conhecida pelo refrão 'Lula lá', foi originalmente usada em sua primeira campanha eleitoral em 1989. Participaram da gravação da nova versão nomes como Chico Buarque, Camila Pitanga, Tia Surica, Marieta Severo, Gilsons, Gregório Duvivier, entre outros.

A atriz Camila Pitanga se disse emocionada de fazer parte do grupo que reeditou a música de campanha, relembrando que participou também da gravação de 1989. Ela justificou ainda sua motivação para estar ao lado de Lula em mais uma eleição.

— É um momento de posicionamento cívico sobre o Brasil que a gente quer construir — afirmou.

O resultado final da gravação ainda não foi divulgado e deve ser usado nas inserções de TV do petista na próxima semana, a última antes do segundo turno das eleições.

ORGULHO

Vinicius Ferreira: o voo do bailarino de 11 anos para a fama

O bailarino goiano Vinicius Ferreira, de apenas 11 anos, foi selecionado para a final mundial da competição internacional de balé Youth America Grand Prix (YAGP), que será disputada em abril de 2023, na Flórida, nos Estados Unidos. O menino foi classificado após vencer a etapa do torneio disputada na capital goiana. A competição aconteceu entre os dias 10 e 16 de outubro, no teatro da Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) em Artes Basileu França. Vinícius foi premiado na categoria Pré Competitive do YAGP.

— Eu achei uma experiência única estar aqui no maior festival de dança do mundo, foi incrível acompanhar várias pessoas, foi uma experiência maravilhosa, amei estar naquele palco –, afirmou o pequeno.

VERGONHA

Um pastor da Igreja Evangélica Pentecostal Assembleia de Deus Ministério Jesus Reina, em Guapimirim, Rio de Janeiro, de 57 anos, foi preso acusado de estuprar a enteada há 6 anos. Rogério da Silva Louzada foi detido na casa de um amigo em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Quem descobriu o crime foi a mãe da vítima e denunciou os abusos. Os estupros ocorriam dentro da casa da família e, segundo a polícia, eram filmados pelo pedófilo. Na delegacia, o pastor relatou praticar o crime por não manter relações sexuais com a esposa todos os dias. Ele também trabalhava como motorista de transporte escolar de crianças e a polícia investiga se ele cometeu outros abusos.

E um  monstro desses tem a coragem de ir para a igreja falar em nome de deus.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes