Ir para o conteúdo

Dito & Feito: "APOCALIPSE" NA INTERNET – Tempestade solar deve deixar o mundo sem rede

Publicada pelo Insider Paper nessa quarta-feira (13), a previsão é do professor Peter Becker

Uma tempestade solar pode causar um "apocalipse" na Internet no ano que vem. Publicada pelo Insider Paper nessa quarta-feira (13), a previsão é do professor Peter Becker, da Universidade George Mason, nos Estados Unidos,  responsável por desenvolver sistemas de alerta sobre atividades solares que possam prejudicar a tecnologia mundial.

De acordo com Becker, explosões solares podem afetar rede elétrica, satélites, cabos subterrâneos de fibra óptica com revestimento de cobre, sistemas de navegação e GPS, transmissores de rádio e equipamentos de comunicação. Segundo Peter Becker, é a primeira vez na história em que há uma convergência entre o aumento da atividade solar e a dependência da Internet pelos humanos.

—  A Internet atingiu a maioridade numa época em que o Sol estava relativamente calmo e, agora, está entrando numa época mais ativa –, afirmou o pesquisador. Segundo ele, é a primeira vez na história em que há uma convergência entre o aumento da atividade solar e a dependência da Internet pelos humanos –, explicou o professor.

Supertempestade solar

A última atualização do Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA indica que o Ciclo Solar 25 – que prevê uma supertempestade solar – deve atingir o pico mais cedo do que o inicialmente previsto.

*

As projeções apontavam para um pico em julho de 2025, mas, agora, acredita-se que a fase mais intensa poderá ocorrer já no ano que vem.

Alerta contra a fritura

Peter Becker disse ainda que cada minuto será importante para garantir a manutenção dos sistemas.

—  Se tivermos um aviso, cada minuto conta, porque é possível colocar os satélites em modo de segurança. Você pode desligar os transformadores da rede, para que não fritem –, explicou.

Mais quente que Manaus

E por falar em calor, Manaus perdeu o posto de cidade mais quente do Brasil.

Cuiabá bateu o recorde de capital mais quente do país,  nesta terça-feira (14), com a temperatura alcançando os 41°C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Transparência premiada

A administração do governador Wilson Lima marca mais um ponto positivo.

Acaba de conquistar o selo diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), ao cumprir 95,92% dos requisitos.

Disparou

Além disso, subiu quatro posições e alcançou o 5º lugar no ranking nacional em relação a outros governos de estados e o 2º lugar na região Norte.

*

O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira, (13/11), em Brasília.

Bem feito

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pagou R$ 72.551,74 após ter sido condenado por dano moral coletivo a jornalistas, em decisão proferida pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).


*

A ação, movida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, foi ajuizada no Judiciário paulista em abril de 2021 e acusava Bolsonaro de praticar assédio moral a toda a categoria profissional.

Ódio a jornalistas

Era comum Bolsonaro afrontar a imagem e honra dos jornalistas indistintamente durante seu mandato, encerrado no ano passado.

Principalmente quando se tratava de repórteres mulheres.

175 ataques em 2020

Segundo dados da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) utilizados pela Sindicato dos Jornalistas nos autos do processo, Bolsonaro desferiu 175 ataques à imprensa em 2020.

557 agressões em 2020

Já a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), contabilizou 557 agressões aos meios de comunicação e seus colaboradores em 2022, ano da disputa entre o ex-mandatário e Lula (PT).

No ano anterior, foram 453, e em 2019, primeiro ano do levantamento, foram computados 130 episódios.

Mosca de carambola

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) reforça que não há ocorrência da praga quarentenária Mosca-da-Carambola no Amazonas.

A nota é uma resposta  à Portaria nº 627, publicada na segunda-feira (13/11), pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

*

O ministério decretou estado de emergência fitossanitária para a praga quarentenária presente Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) nos estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima.

ÚLTIMA HORA

DANIEL ALVES NO BANCO DOS RÉUS

Acusado de estuprar  uma jovem em 2022 em Barcelona, ex-craque da seleção brasileira segue preso desde o dia 20 de janeiro

Daniel Alves: magro e abatido, o ex-jogador segue preso

O Tribunal de Barcelona decidiu enviar o ex-jogador brasileiro Daniel Alves, de 40 anos, a julgamento pelo crime de agressão sexual. A decisão foi tomada pela Corte na manhã desta terça-feira (14). A Justiça confirmou a ordem que o instrutor emitiu ao final da investigação e decretou a abertura do julgamento de Daniel Alves, acusado de estuprar uma jovem na boate Sutton em 30 de dezembro de 2022.

O despacho da justiça espanhola garante que, após os depoimentos da vítima e das testemunhas, bem como a prova pericial, existem provas suficientes para encaminhar o brasileiro à magistratura por agressão sexual. Agora, as partes tem 5 dias úteis para apresentarem os seus documentos de habilitação, último procedimento antes da marcação da data do julgamento.

*

No último caso, também deverá ser debatido qual a pena que consideram que deve ser aplicada para o ex-lateral direito.

Daniel Alves segue preso desde o dia 20 de janeiro na penitenciária Brians 2, em Barcelona, em decorrência de um processo de investigação por agressão sexual.

ORGULHO

Sheron: Segunda mulher preta a receber o título de mais sexy do mundo

A atriz Sheron Menezzes conquistou o pódio de mulher mais sexy do mundo em 2023. Ela é a segunda mulher preta a receber esse título.Na sequência da lista vieram as atrizes Deborah Secco, na segunda posição, e Bruna Marquezine, na terceira. A votação, organizada pelo Clube da VIP, é uma tradição que existe há 11 anos e atrai olhares de colecionadores de revistas e especialistas. A tradicional lista é feita pelo Clube da VIP, que faz um ranking das 100 mulheres mais sexy e que mais se destacaram no último ano. A Sheron é segunda mulher preta que ganha a eleição. Antes dela, foi a cantora Iza, que levou o título em 2019 e 2020. Em 2022, quem segurou a coroa foi a cantora Anitta, que também já tinha ganhado em 2017. A também atriz Paolla Oliveira foi eleita em 2021.

VERGONHA

A inspeção feita pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) na 13ª Vara Federal de Curitiba voltou a constatar que a gestão feita pelo ex-juiz Sergio Moro era bastante caótica. Não há inventário mostrando onde foram guardados todos os itens apreendidos, como obras de arte,e não foi possível identificar uma série de bens e recursos, entre eles os confiscados no exterior. A informação é do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e foi confirmada pela revista eletrônica. O resultado parcial da correição extraordinária, divulgado em agosto deste ano, já demonstravam a bagunça da 13ª Vara. A conclusão é de que houve uma “gestão caótica” no controle de valores oriundos de acordos de colaboração e de leniência firmados com o Ministério Público e homologados por Moro.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes