Ir para o conteúdo

Dito & Feito: AMAZONINO – “Ser velho não é crime. Ninguém administra com as pernas. Administra com a cabeça!”

Mazoca cutucou os adeptos do etarismo

O pré-candidato ao Governo do Amazonas, Amazonino Mendes (Cidadania), mandou um recado aos preconceituosos que insistem em colocar sua idade avançada como um empecilho para voltar a governar o Estado pela 5ª vez.

— Ser velho não é crime. Nunca foi! -, disse o tetra governador, lembrando aos menos esclarecidos que Franklin Delano Roosevelt, o 32° presidente dos Estados Unidos, eleito quatro vezes para esse cargo e governou o país em uma cadeira de rodas (contraiu a poliomielite em 1921), entre os anos de 1933 a 1945. Ele foi o primeiro presidente dos Estados Unidos reeleito por quatro mandatos em três momentos importantes na história, que explodiram durante seu governo: a queda da Bolsa de Valores de Nova York (1929); o ataque à base naval de Pearl Harbor (1941) e Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

— Ninguém administra com as pernas. A gente administra com isso! – disse apontando para a cabeça.

Nunca fui visitado pela PF

Em seguida, Mazoca cutucou os adeptos do etarismo – aqueles que discriminam idosos –, dizendo que ele só não podem é acusá-lo dos “crimes que ele cometeram”.

— Quer saber? Pra mim é um  orgulho saber que eu sou um decano da política, que não tem nada que me desabone. Nunca fui visitado pela Policia Federal.

Recado do “velhinho”

Para encerrar a conversa, Amazonino encerrou dizendo que mantém a sua dignidade e deixa para o povo um legado de respeito de quem trabalhou efetivamente. Cuidou de saúde pública, cuidou da segurança, cuidou da educação.

— Não são  as pernas que vão te governar. É  isso aqui ( tocando a cabeça com o indicador). Este é o recado do velhinho aqui!

Crimes na Amazônia

A Comissão Temporária da Violência na Região Norte apresentou as conclusões da viagem ao Vale do Javari, território indígena no Amazonas onde ocorreram os assassinatos do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira.

O relatório do senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo, aponta que os crimes na região devem ser investigados de forma interligada.

Terra sem lei

“Voltamos do Vale do Javari com a impressão que o estado não mais existe, não tem Ibama, indigenistas estão sob ameaça, Polícia Federal com contingente aquém do necessário”, diz um trecho do relatório.

“A região Amazônica foi liberada para todo tipo de crime, caça ilegal, pesca ilegal, isso combinado com narcotráfico, com garimpo ilegal”, conclui.

Nasce uma estrela

Pode ser apenas um balão de ensaio.

Mas, especula-se que a candidata federal pelo PT,  Anne Moura, pode vir a ser candidata vice-governadora no Amazonas, na chapa do senador Eduardo Braga (MDB) ou do deputado estadual Ricardo Nicolau  (Solidariedade).

Mulher de confiança

Anne Moura tem um aliado de peso para ser vice-governadora: o ex-presidente Lula

Atualmente, Anne Moura, que é secretária nacional de mulheres do Partido dos Trabalhadores, é uma pessoa de “muita confiança para Lula”, diz a assessoria do partido.

Ela também faz parte da Coordenação de Lula para eleição de 2022, na executiva da federação ‘Todos Juntos Pelo Brasil’ e da coordenação da construção do Plano de Governo.

Vice é do PT

Na resolução de 06 de julho de 2022, foi aprovado pelos delegados que o PT Amazonas pleiteará a vaga de vice-governador.

Porém o nome ainda não foi apontado, mas especula-se que será Anne Moura que atualmente está como pré-candidata a deputada federal do Amazonas pelo PT.

Demissão por pressão

O deputado Marcelo Ramos (PSD-AM) avisou que vai nesta sexta-feira ao MPF e MPT denunciar as demissões nos portos do interior do Amazonas por interferência política, pressão, ameaças e chantagens sobre as empresas contratadas.

De acordo com o parlamentar, as empresas são obrigadas a demitir os funcionários celetistas para contratar outros por indicação política.

Ceará é Lula

Uma pesquisa da Quaest Consultoria divulgada nesta quarta-feira (6/7), realizada com 1.500 entrevistados de 27 de junho a 1º de julho, no Ceará, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) em todos os cenários apresentados no estado nordestino.

Jair é o 3º

Na intenção de voto espontânea para presidente, 42% dos entrevistados disseram que votariam em Lula.

Em segundo lugar, ficaram os indecisos com 39%, seguidos de Bolsonaro com 14%, e em último aparece Ciro Gomes (PDT) com 3%.

A pensar que Ciro é cearense, hein!

A Bahia também

Na Bahia não é diferente.

O ex-presidente Lula tem a preferência dos eleitores baianos, com 47% das intenções de voto no primeiro turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem logo depois, com 29%, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 6%.

Os números são da pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA, divulgada nesta quinta-feira, 7, e de uma pergunta estimulada, com os nomes apresentados em formato de lista.

Amigo do coração

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, Projeto de Lei de autoria do deputado Belarmino Lins (Progressistas) que institui o selo “Amigo do Transplante”.

O objetivo é certificar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população através da captação de órgãos.

Amigo do coração 2

Segundo Belão, caberá à Coordenação da Central de Transplantes do

Amazonas a definição dos requisitos e critérios para a seleção dos indicados ao selo, bem como a organização para a sua entrega.

— A doação de órgãos e tecidos consiste na oferta, sem nenhum tipo de lucro, de alguma parte do corpo com o objetivo de ajudar outra pessoa. A doação de órgãos pode ocorrer tanto em vida quanto após a morte –, explicou o líder do Progressistas.

Salve a arara azul

Comunicado distribuído pela Voltalia informa que a empresa desistiu de gerar energia eólica próximo ao local de reintrodução da ameaçada ararinha-azul, em Curaçá, no interior da Bahia.

No comunicado, a empresa afirma “que não possui e nem tem intenção de iniciar projetos eólicos” no local.

Ainda bem

A Voltalia chegou na região há cinco anos, em 2017, para realização de estudos.

Mas, com a confirmação da reintrodução das aves na localidade, optou por descontinuar todas as ações que estavam  em andamento.

ÚLTIMA HORA

Com medo de perder a eleição, Bolsonaro prega golpe em reunião ministerial

Em reunião ministerial na manhã desta terça-feira (5), Jair Bolsonaro (PL) deixou de lado a apresentação para municiar ministros e assessores na busca por votos em seus redutos eleitorais e aproveitou a presença dos comandantes das três Forças Armadas para voltar a pregar um golpe atacando o sistema eleitoral.

O encontro teria sido marcado a pedido da equipe de marqueteiros da campanha, que apresentaria estratégias de ação dos governistas em seus redutos eleitorais – em especial no Nordeste –, mas Bolsonaro usou a reunião para voltar a fazer ameaças e chegou a dizer que não entrará na disputa caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não acate todas as sugestões dos militares.

Segundo Malu Gaspar, em sua coluna no jornal O Globo, o presidente disse que a justiça eleitoral participa de uma armação contra ele e não aceita "nem perguntas" sobre as urnas eletrônicas.

ORGULHO

Depois de cinco anos estudando, o índio Bernard Ortiz Machado (foto), de 21 anos, da Jaguapiru, em Dourados, a 192km de Campo Grande, realizou o sonho de passar em Medicina numa instituição pública. Ele é o primeiro indígena da comunidade a ingressar no curso. Bernard deixou a família orgulhosa e devolveu a alegria ao seu povo. Ele passou na UFGD, Universidade Federal da Grande Dourados.

— Foi muito especial e não só pra mim, mas para a minha família, a comunidade e o que isso representa pra gente. É gratificante saber que podemos conquistar nossos sonhos –, afirma o novo acadêmico de Medicina.

VERGONHA

Luis Gustavo Botto Maia, que atuou como advogado para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e também foi investigado no caso das “rachadinhas”, teve uma ascensão rápida com apenas oito meses de trabalho na Caixa Econômica Federal. Ele ingressou no banco, em abril de 2021, para uma agência na praça Jauru, em Jacarepaguá (RJ). Depois, ele foi transferido para assumir um cargo em Brasília (DF). As informações são da Folha de S.Paulo. Outro fator que chamou a atenção é que a rápida ascensão de Luis ocorreu durante a gestão de Pedro Guimarães, que é próximo da família Bolsonaro. Vale ressaltar que, no dia 29 de junho, ele deixou a presidência da Caixa após denúncias de assédio sexual e m

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes