Ir para o conteúdo

Dito & Feito: A ‘REVOLUÇÃO” DA PICANHA

Som alto, gritos de protestos, hino nacional, orações e... churrasco!

Não é possível mais suportar  o “ Woodstock  baré”  que se formou em frente ao quarte do Comando Militar da Amazônia (CMA), instituição que sempre prestou relevantes serviços na Amazônia – a sociedade toda reconhece –, mas que, agora, está servindo de palco para um absurdo: protesto, à base de churrasco, contra uma eleição limpa, sem fraude como o próprio relatório do Ministério da defesa confirmou. Ao longo de dez dias, o CM virou morada de manifestantes  que exigem um golpe militar para anular o resultado das eleições.

Num regime democrático, manifestações são legítimas, desde que não prejudica a liberdade de outros cidadãos que não concordam com a forma com que os bolsominions querem mudar o resultado da eleição, às custas da força, do desrespeito às outras instituições, à democracia e tirando a paz de quem mora nas proximidades da área da Ponta Negra, quebrando a lei do silêncio, de fundamental importância para quem trabalha e tem  uma longa jornada no dia seguinte.

Ninguém aguenta mais! Há duas semanas que os camisas amarelas enchem o saco de que já deu a eleição por encerrada. Até mesmo o líder deles, Jair Bolsonaro, já se trancou no Alvorada e sequer tem colocado a cara no cercadinho.   A mídia de Manaus já vem se posicionando e combatendo a vigília bancada por empresários. A legislativo também com deputados estaduais e membros da bancada federal descendo o malho nos bolsonaristas inconformados.

Que tal uma greve de fome?

Em um rápido passeio pelo reduto dos camisas amarelas é possível observar que a área se tornou um grande centro de lazer, com churrasco, café com tucumã e tapioca, suco gelado, caminhões com carregamento de mantimentos e  ônibus para trazer “patriotas”.

*

Duvido que esses “ patriotas”, em nome da causa bolsonarista, topariam uma greve de fome.

Rezas e ofensas

E mais: barracas funcionais, cozinhas, caminhão de som, cadeiras para idosos.

Volta e meia caixas de som tocam o hino nacional, marchas militares e oram implorando por um golpe.

*

A reza se confunde com os gritos de protesto e com os ruídos de geradores de energia.

Café, tucumã e  picanha

Todo esse aparato vem sendo bancado pelos empresários golpistas que se escondem no anonimato.

Mas aos poucos estão sendo desmascarados.

*

Como uma rede de panificadora famosa que foi flagrada servindo café da manhã para os  manifestantes, com um bilhetinho tipo “aguentem firme que logo o Alexandre de Moraes será preso” . Tudo delírio!

Perguntar não ofende

Vem cá, esses caras de verde e amarelo que há dez dias inferniza, a vida na entrada do CMA, não trabalham não”?

Recado ao general

Indignado, o senador Omar Aziz (PSD) foi para a tribuna e abriu o verbo contra militares que parecem apoiar os camisas amarelas golpistas.

Sem papas na língua, o  senador fez críticas diretas ao  general Achilles Furlan Neto, comandante do CMA.

*

O parlamentar do PSD  cobrou que o general deveria se dar mais respeito e não permitir há uma semana atos antidemocráticos em frente ao quartel-sede do CMA.

Achilles Furlan Neto, comandante do CMA, criticado pelo senador Omar Aziz

Respeite o comando

Para Omar, as manifestações com financiamento de churrascos são um acinte ao Exército.

— O general Furlan não nasceu no Amazonas, mas deveria respeitar o que ele comanda hoje, que são mais de 25 mil homens.

Falta de respeito ao CMA

Aziz disse que os militares honrados se sentem envergonhados em ver a sede do CMA tomadas por pessoas sendo financiadas para o badernaço.

— São churrascarias pagando churrascos para essas pessoas ficarem lá! Isso não é um ato democrático, isso é um acinte ao Exército brasileiro! Isso é uma falta de respeito ao CMA, que nós respeitamos –, desabafou o parlamentar, reiterando.

Área de segurança

Como esta coluna alertou na terça-feira, Omar  citou a conivência com os manifestantes lembrando que boi passado, o quartel não permitia sequer a presença de civis perto da unidade.

*

— Se duas pessoas parassem em frente ao CMA, imediatamente um soldado do Exército brasileiro pediria para que as pessoas se retirassem, porque é uma área de segurança nacional. E o que nós vemos hoje é uma falta de respeito com o Exército brasileiro.

“Furlan se dê ao respeito”

O senador Aziz apelou ainda para que o Comandante Furlan seja, de fato e de direito comandante do CMA e exerça sua função.

— Eu peço ao General Furlan que se dê ao respeito e tome as providências necessárias para preservar esse patrimônio, que é dos brasileiros e não de meia dúzia de pessoas.

Ministro em ação

Alexandre de Moraes também arregaçou as mangas e decidiu acabar com a farra dos camisas amarelas.

O ministro do STF determinou que a PF e PRF atuem para liberar "todas as vias públicas" que estejam com o trânsito interrompido "ilicitamente".

Caminhões na mira

Moraes advertiu que desocupem a área, acabem com  a obstrução ou a imposição de dificuldade ao acesso a vias e prédios públicos.

O ministro também determinou que sejam identificados eventuais caminhões “utilizados para bloqueios, obstruções e/ou interrupções em causa", diz o despacho.

Vai doer no bolso

A decisão do ministro do STF determina também multa de R$ 100 mil por hora em caso de descumprimento dos bloqueios nas vias.

Na tarde de quarta-feira, 9, mais de 100 caminhões chegaram a Brasília para se juntar a um grupo de bolsonaristas no quartel-general do Exército.

*

Segundo Moraes, as manifestações são "atos criminosos e antidemocráticos".

Omar derrota Carlucho

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu na segunda-feira, 7, ao ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), o arquivamento de uma notícia-crime apresentada pelo vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, contra os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Omar Aziz (PSD-AM).

Tá limpo

O processo movido no STF por Carlos atribuía a Renan, relator da CPI da Pandemia, os crimes de abuso de autoridade, violação de sigilo funcional e receptação.

E acusava Aziz, presidente da CPI,  de prevaricação.

*

Em seu parecer a Nunes Marques, no entanto, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, sustenta não ser possível concluir que os dois senadores cometeram crimes.

Olho no Black Friday

Está chegando o grande dia do Black Friday, que, esse ano, ocorre oficialmente no dia 25.

Muitos consumidores aguardam com ansiedade a farra do consumo para ir as compras e aproveitar os descontos e ofertas especiais.

*

Fique de olho porque  neste ano, no entanto, muitos comércios estão dispostos a se antecipar fazendo promoções ao longo do mês.

Ranking das reclamações

No entanto, nem tudo e flores no Black Friday.

De acordo com o Procon-SP, grandes grupos  lideram o rancking de reclamações no instituto.

*

No ano passado, as varejistas B2W (dona da Americanas.com/ Submarino/ Shoptime/ Sou Barato/ Lojas Americanas), Via S.A (dona das Casas Bahia/ Pontofrio/ Extra.com.br), Magazine Luiza, Carrefour e Etna

Demora

Os principais problemas notificados pelos consumidores foram demora na entrega, pedido cancelado após finalização da compra, mudança de preço na finalização da compra, maquiagem de desconto ou produto indisponível.

No total, o Procon informou ter recebido 703 reclamações em 2021.

ÚLTIMA HORA

Durante discurso no fim da manhã a parlamentares no QG da transição em Brasília, Lula disse que os brasileiros não devem ter vergonha de vestir a camisa da seleção brasileira de futebol durante a Copa do Mundo do Catar, que começa no próximo dia 20 – o primeiro jogo do Brasil será no dia 24, contra a Sérvia.

A camisa verde e amarela da seleção virou um símbolo dos manifestantes que protestaram pela queda de Dilma Rousseff, a partir de 2014, e mais adiante dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.  Lula defendeu o uso da camisa por cidadãos de qualquer inclinação política e ainda aproveitou para provocar possíveis adversários.

*

— Um aviso importante pra vocês: a Copa do Mundo começa daqui a pouco e a gente não tem que ter vergonha de vestir camisa e amarela —, disse ele, ao final do evento em Brasília.

— Portanto, vocês vão me ver com a camisa verde e amarela, só que a minha vai ter o número 13 atrás.

ORGULHO

Aeronave da JetSmart, que vai operar no Brasil

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou o início das operações internacionais de mais uma aérea low cost no país, a JetSmart Airlines S.A. Segundo a Anac, a empresa sinalizou que deve começar as rotas, no início de dezembro, para a Argentina. As empresas low cost oferecem preços mais baixos para os clientes, um atrativo para os consumidores. Isso ocorreu a partir de flexibilizações que ampliaram a liberdade de atuação e a observância de padrões internacionais, como a MP do Voo Simples. O primeiro voo de uma low cost estrangeira no Brasil aconteceu em 2018, com a vinda da Sky Airline após sua reformulação no mercado chileno. Um dos fatores que teria tornado o país mais atrativo foi o fim da gratuidade no despacho de bagagens, aprovado no ano anterior.

VERGONHA

Ana Luiza Mendonça, do restaurante Canyon de Coqueirinho:" vai tarde petista"

A empresária Ana Luiza Mendonça, dona de um dos restaurantes mais caros da Paraíba, o 'Canyon', debochou da morte da cantora Gal Costa em uma publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (9).

— Já vai tarde, petista! –, comentou Mendonça em um post do Instagram que lamentava o falecimento da artista. O comentário de Ana deixou diversos internautas indignados com sua insensibilidade. “É sério que você está comemorando a morte da Gal Costa, uma das maiores cantoras da história do Brasil, porque ela era petista? Isso já não é mais fanatismo, é crime mesmo. Espero que os familiares dela vejam isso e levem o caso à Justiça”, respondeu um usuário do Instagram. “É de dar nojo que num momento de tristeza e de perda a senhora venha lembrar do posicionamento político da artista, como se ela merecesse morrer por apoiar A ou B. Quanta crueldade e falta de caráter”, pontuou outro internauta.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes