Ir para o conteúdo

Nunca na história da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) – nem mesmo nos  anos de chumbo –, houve tantos militares em cargos estratégicos da autarquia.

Senão vejamos: A Suframa já vem sendo comandada pelo general de brigada Algacir Antôno Polsin, nomeado para assumir o cargo de superintendente depois da queda do coronel Alfredo Menezes, compadre do capitão Bolsonaro.

A nomeação do novo superintendente Polsin foi assinada pelo chefe da Casa Civil, general Braga Netto. De acordo com uma fonte de D&F, todas as superintendências adjuntas estão ocupadas por militares.

Igrejas vira político

Terça-feira, 4, saiu a licença do Gustavo Igrejas – funcionário de carreira da Suframa que chegou a ocupar a superintendência –, para participar das eleições municipais e, agora, não tem mais ninguém interino nas superintendências  adjuntas.

Troca-troca

Para entender o troca-troca na Suframa, veja quem foi nomeado e para onde: Em Operações segue o Luciano Tavares; Na Executiva segue o Sandro Gomes. Para o lugar o Igrejas em Projetos foi nomeado o Dower Borges que, até então, era coordenador de Recursos Humanos.

E para o lugar de Alcimar Martins (que pediu exoneração quando o Menezes saiu), no Planejamento e Desenvolvimento Regional, entrou Manoel Amaral Filho.

Ameaça de golpe

Falando em militar, a revista Piauí soltou uma notícia-bomba ontem. Durante uma reunião realizada no Palácio do Planalto, em 22 de maio, com parte da equipe ministerial, o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer que iria enviar tropas para "intervir" no Supremo Tribunal Federal (STF).

Cúpula militar

A Piauí traz detalhes do encontro, que teria contado com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos e do general Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). De fato, a agenda do presidente, divulgada oficialmente pelo Planalto, registra um encontro entre o presidente e os três ministros militares.

Heleno assustou...

De acordo com a reportagem, logo no começo do encontro, o chefe do Executivo deixou claro a intenção. "Vou intervir!", disse. As declarações, teriam assustado Heleno, que foi o último a chegar na sala.

...Mas Ramos gostou

No entanto, Ramos teria visto a ideia com bons olhos, para "recuperar a autoridade do presidente".

Irritado com Celso

Bolsonaro estava irritado com uma decisão do ministro Celso de Mello, do Supremo, que havia encaminhado à Procuradoria Geral da República (PGR) três notícias-crime apresentadas por partidos políticos.

Encarnou Flávio

O vereador Fred Mota (Republicanos) reviveu os velhos tempos do apresentador Flávio Cavalcante, na antiga Tv Tupi. Em  discurso na Sessão Plenária desta quarta-feira (05) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), denunciou a revista do youtuber Felipe Neto, intitulado “Felipe Neto: a trajetória de um dos maiores youtubers do Brasil”, da editora Coquetel.

Rasgou a revista

O vereador leu e não gostou do conteúdo da  página 25 do livro que, segundo ele,  traz uma “brincadeira de conotação sexual”.

— Esse cidadão é uma desgraça para a família brasileira. Isso é um absurdo. Famílias amazonenses, não negociem a criação do filho de vocês!” –,  alertou Mota, rasgando a revista.

Para quem não lembra, Flávio quebrava o disco de vinil (LP) quando não gostava de uma músico e rasgava a letra.

Petróleo de Urucu

A Método engenharia anunciou nesta quarta-feira,5, em sua página oficial do linkedIn, que acaba de firmar dois novos contratos com a líder de mercado Petrobras. O primeiro sendo para a prestação de serviços de Manutenção Multidisciplinar Unidade Operacional de Urucu no Amazonas.

O segundo de Serviços de Inspeção Preditiva e Ensaios não Destrutíveis na BOGPM (divisão da Petrobras para exploração de petróleo e gás Natural na Amazônia).

Desafio na floresta

O escopo envolve vários desafios técnicos e de logística, devido a planta estar localizada no meio da selva amazônica, à 600 km de Manaus, com acesso apenas por transporte aéreo.

Empregos à vista

A expectativa é de que muitas vagas de emprego podem surgir com essa nova parceria envolvendo a Método engenharia e a Petrobras. Para aqueles que buscam uma recolocação no mercado resta esperar e torcer para que as vagas sejam anunciadas.

Solidariedade humana

O vereador Ceará Lima (PSDB) teve uma ideia brilhante e humana. Apresentou o Projeto de Lei (PL) que obriga  as redes bancárias a disponibilizar funcionários para o atendimento residencial às pessoas com dificuldade de locomoção.

Banco a domicílio

O Projeto de Lei tem como objetivo ajudar as pessoas que necessitam fazer a prova de vida para recebimento de benefícios na cidade de Manaus. Mas, só terão direito ao serviço, as pessoas que comprovarem por meio de laudo médico a impossibilidade de se locomover até as agências bancárias ou instituições financeiras.

O fogo tá ganhando

Reportagem do jornal El País, publicada esta semana, mostra que a chamada operação Verde-Oliva, destinada pelo vice-presidente e general da reserva Hamilton Mourão sob o custo de R$ 60 milhões, falhou no combate ao desmatamento e às queimadas na Amazônia.

Os quase 4 mil agentes e veículos faltaram com efetividade na escolha dos alvos, priorizando ações de patrulhamento e apreensões de madeira.

Na frente do Exército

O  professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (USP) Wagner Ribeiro, lembra que a devastação acontece com a presença do Exército na Amazônia Legal.

Após pressão de investidores estrangeiros, desde maio, militares articulam ações para prevenir e reprimir delitos ambientais.

Resposta de Bolsonaro

A ação também era vista como forma de mostrar uma “resposta” do governo Bolsonaro às críticas de negligência. Mas, na prática, o “Exército vem se mostrando ineficiente”.

— É preciso rever a atuação do Exército que não está sendo condizente com todo o esforço que está sendo feito lá, inclusive em termos financeiros. É muito caro –, destaca Ribeiro ao jornalista Glauco Faria.

Cemitérios fechados

O acesso aos cemitérios públicos de Manaus no Dia dos Pais, comemorado no domingo, 9/8, estará restrito ao atendimento de novos sepultamentos e às pessoas que acompanharão o cortejo fúnebre na data.

Sem flores nem vela

A medida se dá em cumprimento ao Decreto 4.801, de 11 de abril de 2020, da Prefeitura de Manaus, que regula a movimentação nos cemitérios da cidade durante a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Ozônio no ânus

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, recebeu na última segunda-feira (3/8) defensores do uso do ozônio como forma de tratamento para o coronavírus.

A prática já é usada em hospitais do sul do país e ganhou notoriedade após o prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni, defender a aplicação do gás pelo ânus.

Ozônio no ânus 2

Segundo o prefeito, que gravou um vídeo que viralizou nas redes sociais, esta é uma forma efetiva de se conter o avanço da doença. Embora não haja eficácia comprovada, o prefeito informou que oferece o tratamento para pacientes infectados em hospitais de Itajaí.

ÚLTIMA HORA

As empresas Virgin Galactic e a Rolls-Royce apresentaram esta semana o projeto de um jato supersônico para passageiros, com velocidade equivalente a cerca de 3.700 km/h. O novo avião supersônico será capaz de superar em três vezes a velocidade do som. Na prática, a tecnologia conhecida como Mach 3 permite um vôo 4 vezes mais rápido que o dos aviões comerciais.  A viagem entre São Paulo e Miami, nos EUA, poderia ser reduzida das atuais sete horas de voo, feitas com o Boeing 777 da Latam, para cerca de uma hora e 45 minutos a bordo do futuro supersônico da Virgin Galactic.

Viagens entre Nova York, EUA e Londres, no Reino Unido, seriam feitas em apenas uma hora e meia – o trajeto entre as duas cidades é de 5.670 quilômetros. Com o Boeing 787 da United Airlines, hoje a duração média do voo é de seis horas.

ORGULHO

O brasileiro Eduardo Avila, de 25 anos, é um dos cinco finalistas do prêmio Jovens Campeões da Terra na América Latina e Caribe. Ele desenvolveu o projeto Revolusolar em parceria com duas favelas do Rio de Janeiro (RJ). O projeto cria um novo modelo energético acessível, sustentável e baseado nas comunidades. Ele prevê instalações solares, treinamento profissional para residentes locais como eletricistas e instaladores solares e oficinas para crianças sobre sustentabilidade.

VERGONHA

O número de infectados por coronavírus em unidades do sistema prisional brasileiro registrou um aumento de 82,3% nos últimos 30 dias, chegando a 19.683 casos. O acompanhamento é uma iniciativa do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ) e é o único em escala nacional que traz dados sobre contágios e óbitos também entre servidores e sobre a situação da epidemia no sistema socioeducativo, que chegou a 2.776 casos nesta semana — crescimento de 54,8% ao longo do período.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes