Ir para o conteúdo

David fiscaliza construção de 'feira flutuante' para receber permissionários da Manaus Moderna

Preocupado com os impactos causados pela cheia do rio Negro em uma das feiras mais tradicionais da cidade, nesta quarta-feira, 12/5, o prefeito de Manaus, David Almeida, fiscalizou as obras de construção da balsa que vai receber os 200 feirantes da Manaus Moderna, localizada no Centro. A expectativa é de que até o próximo final de semana o local seja entregue aos trabalhadores.

Os permissionários serão transferidos, temporariamente, em virtude da alta no nível do rio Negro, que nesta quarta-feira atingiu a cota de 29,56m, quatro centímetros a mais que a registrada na terça-feira, 11/4, comprometendo algumas ruas da área central da cidade.

"Vamos colocar à disposição da população e dos feirantes 200 boxes construídos em cima de uma balsa com toda a infraestrutura, cobertura metálica, banheiros químicos e 20 agentes de limpeza para fazer a manutenção. Vamos colocar também uma balsa auxiliar para recolher o lixo, evitando que ele vá para dentro do rio. Teremos essa estrutura pelos próximos 90 dias, em função, exatamente, dessa cheia que se aproxima como a mais severa de todos os tempos", explicou Almeida.

A “feira flutuante” será coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc). 

A fim de manter todos os cuidados sanitários, o prefeito explicou que haverá divisão entre os setores de carne e peixe, além de existir uma área reservada para os restaurantes.

"Estamos buscando fazer essa organização, para que venhamos a ter uma condição mínima possível de poder fazer a comercialização dos produtos aqui neste local. Já fizemos as marombas, fizemos as contenções para que, o mais rápido possível, possamos transferir quase toda a operação de dentro da feira da Manaus Moderna para essa balsa", informou o prefeito.

Alinhado

Durante a fiscalização, David Almeida revelou que a estrutura montada na balsa foi definida em acordo com os permissionários e frisou a importância de contar, em sua equipe de secretários, com o titular da Semacc, Renato Júnior, que vem de uma família de feirantes e conhece bem a realidade do setor.

"O secretário de Mercados e Feiras foi permissionário de um boxe, e a família dele toda trabalha dentro da feira da Manaus Moderna. Ele, mais do que ninguém, conhece as necessidades dos feirantes. Em uma reunião com os feirantes, foi proposto esse estilo, este modelo, e os feirantes aceitaram, acordaram, e aqui nós vamos ter uma condição bem melhor, inclusive com relação à questão sanitária", finalizou o prefeito.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes