Ir para o conteúdo

David Almeida liga para atrasados da segunda dose em Manaus

O prefeito David Almeida convocou os servidores da Prefeitura de Manaus, para reforçar a equipe de busca ativa para a convocação de pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Nesta quinta-feira, 9/12, o chefe do Executivo municipal, juntamente com os secretários municipais de Saúde, Shadia Fraxe e a presidente do Fundo Manaus Solidária, Dulce Almeida, ligaram para quem consta na lista da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em falta com a vacina.

“Nós temos aproximadamente 300 mil pessoas que não retornaram para tomar a segunda dose, e um número de aproximadamente 150 mil pessoas que não tomaram dose alguma da vacina, e nós estamos fazendo a busca ativa para que essas pessoas possam procurar um dos nossos 50 postos de vacinação na cidade e completar o seu esquema vacinal. Só assim nós vamos sair da situação adversa de restrições que nos encontramos em função dessa pandemia”, enfatizou o prefeito David Almeida.

A busca ativa é feita pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e seguirá até que todas as pessoas faltosas sejam encontradas e encorajadas a receberem a vacina. O trabalho diário buscará o contato prioritário com as pessoas que ainda não foram aos postos para tomar a segunda dose da vacina. Mas também foca naqueles que não receberam qualquer dose da vacina.

A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, reforçou a mensagem de conscientização da população, e durante uma ligação para a “dona Rosa” na busca ativa destacou que as doses dos imunizantes estão disponíveis nos postos, por todas as zonas da cidade, independente de ter passado o prazo estabelecido para a segunda dose, e também salientou que os efeitos colaterais da vacina geralmente são mais brandos, ou quase inexistentes.

“É de extrema importância que as pessoas procurem completar o esquema vacinal, a vacina ainda é a arma mais eficaz e poderosa contra a Covid-19, além das nossas demais medidas de segurança pessoal. Temos um quantitativo de mais de 30 mil pessoas que não voltaram para completar seu esquema, então assim, estamos fazendo a busca ativa com o apoio do prefeito, aqui no CCC fazendo um trabalho intenso para que a gente diminua esses números”, explicou Shádia Fraxe.

Postos

A localização dos mais de 50 postos de vacinação, em todas as zonas da capital, disponíveis para quem deseja tomar a primeira, segunda ou terceira dose são divulgados diariamente por meio das redes sociais da prefeitura, da Semsa, e do portal oficial manaus.am.gov.br e o semsa.manaus.am.gov.br.

No site imuniza.manaus.am.gov.br, também da Semsa, a população pode consultar as informações a respeito das doses do imunizante, a fila dos postos, mais informações e questões relacionadas à transparência dos dados e do processo de imunização.

Mesmo as pessoas que perderam a data para tomar a segunda dose, devem procurar um dos postos de imunização, para recebê-la, levando apenas a carteira de vacinação e documento com foto. Vale destacar às pessoas que tomaram a vacina da Janssen , que a segunda dose do imunizante, já estará disponível, a partir desta sexta-feira, 10.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes