Ir para o conteúdo

David Almeida continua na liderança na disputa pela reeleição, diz pesquisa

David Almeida aparece com 36,9% das intenções de votos contra 26,4% do deputado federal Amom Mandel (Cidadania)

David Almeida, prefeito de Manaus
David Almeida, prefeito de Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), mantém liderança em pesquisa estimulada sobre a disputa pela prefeitura de Manaus nas eleições de 2024. O levantamento foi divulgado pelo Instituto Projeta Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, nesta quinta-feira (24).

David Almeida aparece com 36,9% das intenções de votos contra 26,4% do deputado federal Amom Mandel (Cidadania), uma diferença de pouco mais de 10 pontos percentuais entre os dois adversários.

A pesquisa estimulada, em que os nomes de possíveis candidatos são apresentados, mostram uma estimativa de 438.214 votos que podem ser alcançados pelo atual chefe do executivo. Já o deputado federal 313.180.

Nesse cenário, David Almeida foi o único a registrar crescimento acima da margem de erro, que é de 2,2%, entre os candidatos. De 31,9% obtido em março, saltou para 36,9%, representando um acréscimo de 4,8%. Amom sofreu uma oscilação de apenas 0,2%, já que saiu de 26,2% para 26,4%.

Outros nomes

O levantamento também traz nomes de outros 8 candidatos. O ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes, ocupa a terceira posição com 8,0%. Em seguida estão o ex-deputado estadual Ricardo Nicolau (4,8%), o deputado federal Capitão Alberto Neto (4,1%), ex-prefeito Arthur Neto (3,3%) e a deputada estadual Alessandra Campêlo (2,9%).

Com menos de dois por cento aparecem a defensora pública Carol Braz (1,8%) e o deputado estadual Wilker Barreto (1,3%). A candidata a vice na chapa de Eduardo Braga (MDB), Anne Moura, é a única com menos de 1%.

Nesse cenário, os votos em branco ou nulo corresponderiam a 4,3% e não responderam ou não souberam responder 5,5%.

Sondagem

A pesquisa aponta, ainda, que David Almeida teve 18,8% do nome citado, espontaneamente, pelos entrevistados, em reposta a pergunta sobre quem o eleitor votaria sem mencionar nenhum candidato. O crescimento é de 3,5% nos últimos cinco meses. Em segundo lugar permanece Amom com 7,7%, seguido por Coronel Menezes (2,1%).

Ricardo Nicolau e Alberto Neto tiveram os nomes mencionados em 1,1% e 1,3%, respectivamente. Os demais candidatos alcançaram menos de 1% cada. Os votos brancos e nulos tiveram 1,5%. Não souberam ou não quiseram responder 64,7%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 21 de agosto deste ano e ouviu 2 mil pessoas na capital amazonense.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes