Ir para o conteúdo

Consumo de GNV registra em maio melhor desempenho dos últimos cinco anos

No Amazonas, o consumo de gás natural pelo segmento veicular registrou, em maio, o melhor desempenho mensal dos últimos cinco anos. Os dados são da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), concessionária de serviço público de distribuição e comercialização de gás natural no estado.

O segmento vem mantendo, desde o início do ano, um ritmo de crescimento.  Em maio, a média de volume demandado de Gás Natural Veicular (GNV) foi de 15,6 mil m³/dia - aumento de 6% em relação ao mês anterior.

No acumulado do ano (de janeiro a maio), a média de volume utilizado pelo segmento foi de 12,1 mil m³/dia, representando uma variação positiva de 10,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia de Gás do Amazonas, René Levy Aguiar, o segmento Veicular vem registrando crescimento paulatinamente neste ano e este desempenho deve-se principalmente à economia proporcionada pelo combustível aos seus consumidores.

Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) corroboram a atratividade econômica do GNV.  Levantamento mais recente feito pela Agência indica que o uso do combustível representa uma economia de até 33% em relação à gasolina e de até 44% frente ao etanol no mercado local.

Como forma de tornar o Gás Natural Veicular ainda mais acessível aos amazonenses, o diretor Técnico-comercial da Companhia, Clovis Correia Junior, informa que a Cigás firmou contrato com dois novos postos de combustíveis que começarão a operar com GNV no segundo semestre. Além disso, a Companhia está adotando ações para o incentivo ao aumento da frota de veículos convertidos a Gás Natural Veicular no estado.

Desempenho dos demais segmentos -  O industrial foi outro segmento que obteve destaque nos cinco primeiros meses do ano. As mais de 50 empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) que utilizam o gás natural fornecido pela Cigás, em seus processos fabris, demandaram volume do combustível 36,6% superior na comparação com a média do mesmo período em 2020. Enquanto isso, o segmento residencial continua em plena expansão e registrou aumento percentual de 168% no comparativo dos cinco primeiros meses de 2021 com os do ano anterior. No caso do comercial, o aumento percentual registrado foi de 21%.

A Cigás também fornece GN para termelétricas, propiciando a geração de energia elétrica para a capital e os municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari e Codajás. De janeiro a maio, a média de volume comercializado para o segmento termelétrico atingiu 4,713 milhões de m³/dia.  O consumo em todos os setores atendidos pela Companhia foi de 4,877 milhões de m³/dia.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes