Ir para o conteúdo

Com a entrega do complexo viário Ministro Roberto Campos, na avenida Constantino Nery, a Prefeitura de Manaus avança com mais uma grande obra de mobilidade urbana: a do complexo viário Professora Isabel Victória, na avenida Max Teixeira, zona Norte, na entrada do conjunto Manoa. Até esta terça-feira, 7/7, a construção física já alcança os 70% de execução, com trabalhos concentrados na sustentação da passagem elevada, que dará maior fluidez a um dos principais corredores viários da capital.

No complexo viário do Manoa, a parte de fundação está concluída com a fixação de 27 pilares, que serão a base de nove vigas-travessas, ou seja, a parte superior da estrutura. Essas vigas pré-moldadas já começaram a ser implantadas sobre os pilares e, após serem totalmente montadas, vão receber o tabuleiro, a laje e, por fim, o asfaltamento.

Segundo o engenheiro civil da Seminf e responsável pela fiscalização da obra, Sérgio José Gonçalves, a estrutura em construção no Manoa é diferente do complexo viário da avenida Constantino Nery. “Na Constantino, foi usada a concepção de trincheira ou passagem subterrânea. Aqui, o trajeto é feito por cima. É um elevado com viaduto e duas alças de apoio”, explicou o engenheiro, acrescentando que ambos os projetos dão fluidez ao trânsito.

O elevado do complexo viário Professora Isabel Victória contará com seis faixas, sendo três no sentido Centro e três no sentido bairro. Em cada sentido, uma faixa será dedicada ao transporte coletivo e duas serão destinadas aos demais veículos. A medida busca garantir o escoamento do trânsito, valorizando o transporte de massa, mesmo em situações de emergência.

Quanto às alças de suporte, no sentido Centro, foi feita a base da estrutura em trevo, além do asfaltamento interno da curva que, inclusive, já está com trânsito liberado. Já no sentido bairro, as obras devem começar nos próximos dias.

A entrega do complexo viário do Manoa está prevista para outubro deste ano. Com uma área de abrangência de 283 mil metros quadrados, o complexo viário é composto por um viaduto, que transpassará por cima de uma rotatória, e um sistema binário de tráfego na área dos bairros Mundo Novo e Cidade Nova.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes