Ir para o conteúdo

Você sabia que diariamente a cidade de Manaus tem retiradas de seus igarapés mais de 27 toneladas de lixo? Sim! Esta é uma dura realidade que vem exigindo esforços redobrados da administração municipal. É que além da poluição das águas, mais da metade desses resíduos são materiais que poderiam ser reciclados e virar fonte de renda para os catadores das cooperativas de resíduos da cidade.

Para mudar este cenário, a Prefeitura de Manaus tem desenvolvido cada vez mais esforços para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo, principalmente por meio da coleta seletiva e de grandes objetos.

A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta

Para mudar este cenário, a Prefeitura de Manaus tem desenvolvido cada vez mais esforços para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo, principalmente por meio da coleta seletiva e de grandes objetos.

A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta. Em Manaus, além das ações de educação ambiental, que informam sobre a relação do lixo com os prejuízos gerados ao meio ambiente, há 25 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para materiais reciclados.

Eles estão localizados dentro dos principais supermercados: grupo Nova Era, DB, Atacadão, Carrefour, Veneza, Yroyak, Assaí, Pátio Gourmet, Vitória, César, Tribom e Atack formam a cadeia produtiva da coleta seletiva.

Para saber a relação de todos os locais, basta acessar o perfil da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) nas principais redes sociais.

E agora?

Leu sobre a importância da coleta seletiva e quer fazer parte dessa mudança? Então, é importante ficar atento aos materiais que podem ser descartados: jornais e revistas, caixas de papelão, latas, arames, copos e frascos de vidros, tampas, potes de alimentos, sacos e garrafas plásticas são alguns dos exemplos de itens presentes em nosso dia a dia.

Dos PEVs, os materiais são encaminhados para as associações de catadores cadastradas na prefeitura, voltando posteriormente à cadeia de produção e uso sustentável.

Aproveite e anote também o contato do serviço da Coleta Agendada de Grandes Objetos. Sofás, fogões, armários, geladeiras e outros itens de grande volume podem ser descartados com a ajuda da prefeitura, por meio destes dois números de whatsapp: 98415-9563 e 98459-5618.

Lembre-se que nem todo lixo é lixo. Faça a sua parte por Manaus, pelo meio ambiente e pelo planeta.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes