Ir para o conteúdo

Centro Cultural Óscar Ramos ocupa as casas mais antigas de Manaus. Você já conhece?

Inaugurado no aniversário de 350 anos de Manaus, no dia 24 de outubro de 2019, o Centro Cultural Óscar Ramos leva o nome de um dos principais artistas amazonenses e é um espaço destinado à promoção da cultura.

O Centro Cultural está instalado nas casas 69 e 77, na rua Bernardo Ramos, no Sítio Histórico de Manaus. Datadas, possivelmente, de 1819, as casinhas feitas à base de taipa (barro e madeira) e pedra são consideradas umas das primeiras moradias de Manaus. Carregam em sua arquitetura uma parte da história da cidade, do período colonial. As duas casas foram totalmente restauradas pela Prefeitura de Manaus para abrigar o acervo de Óscar Ramos, que morreu em junho de 2019.

Na casa 69, que possui 137,86 m², fica a exposição permanente de Óscar Ramos, com pintura, escritos, figurinos, produções, desenhos de moda do artista e objetos pessoais, como mobílias e capas de LPs. Já a casa 77, com 151,24 m², sedia exposições temporárias de Óscar Ramos e outros artistas, com quadros que nunca foram expostos, entre outros materiais.

Acervo é muito bem estruturado

Artista ímpar

Óscar Ramos nasceu em Itacoatiara, interior do Estado do Amazonas (distante 269 quilômetros de Manaus) e é considerado um dos principais nomes das artes visuais no Brasil, tendo, inclusive, realizado trabalhos com grandes nomes da música brasileira, assinando capas de discos de Caetano Veloso, Maria Betânia, Gilberto Gil e Gal Costa, por exemplo, além de trabalhos premiados no exterior. Ramos possui uma longa trajetória, composta por mais de 60 anos de produção, marcada pelo experimentalismo de apelo universal.

Visita

O ideal é combinar a visita ao Centro Cultural com a do Museu da Cidade de Manaus e seu entorno, que envolve a Praça D. Pedro II e a rua Bernardo Ramos.

Funcionamento

O Centro Cultural Óscar Ramos funciona de terça a domingo, das 9h às 17h (última entrada às 16h20).

End: Rua Bernardo Ramos, nº 66/67, Centro

Casas ficam no Centro Histórico de Manaus
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes