Ir para o conteúdo

Antagonista’ expõe censura de Moraes à Rede Tiradentes

Antes da censura sobre a Crusoé e O Antagonista, Alexandre de Moraes já havia ordenado, neste ano, que um outro veículo de comunicação removesse conteúdo da internet. Em fevereiro, o ministro restaurou uma decisão de um juiz do Amazonas que obrigava a Rede Tiradentes de Rádio e TV a retirar de suas redes sociais reportagens sobre investigações da Lava Jato envolvendo o senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Em janeiro, de plantão de recesso do STF, Luiz Fux havia derrubado a censura.Na decisão, Fux recomendou “extrema cautela na determinação de retirada de conteúdos jornalísticos ou de matérias de potencial interesse público por parte do Poder Judiciário, na medida em que tais decisões podem gerar um efeito inibidor na mídia, tolhendo o debate público e o livre mercado de ideias”.

Ao assumir o caso em fevereiro, como relator, Moraes disse que não houve censura prévia no caso.Escreveu que “eventuais abusos porventura ocorridos no exercício da manifestação do pensamento são passíveis de exame e apreciação pelo Poder Judiciário, com a cessação das ofensas e direito de resposta”.

A PGR chegou a se manifestar contra a censura, mas o ministro manteve sua decisão em março e arquivou a ação da emissora, impondo multa diária de R$ 50 mil, em caso de descumprimento. As informações são d’O Antagonista.

Ronaldo Tiradentes, no programa Manhã de Notícias, na RT

Na manhã desta terça-feira, 23/04, o radialista Ronaldo Tiradentes leu no ar a matéria do site ‘Antagonista’ e chamou Alexandre de Moraes de ‘censor’. O termo também foi utilizado pelo jornalista Nêumanne Pinto, em comentário feito na rádio Eldorado, também se referindo à nota do Antagonista.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes