Ir para o conteúdo
URUBUcarneManausFrangoBoato

Carne de urubu vendida como galinha caipira em feira de Manaus é boato

Não passa de boato a 'notícia' de que em Manaus muitas pessoas estavam vendendo carne de urubu como se fosse de frango. As informações chegaram a viralizar pelo Facebook e Whstsapp na semana passada, mas as agência de checagem de notícias já desmentiram o caso.

Os textos apontam que há um mercado de carnes clandestinas nas ruas da capital do Amazonas e que o preço da unidade da ave seria de R$ 5. Segundo a denúncia, o comércio é feito nas ruas da cidade em carros que circulam anunciando a venda do produto clandestino. As fotos mostram urubus já abatidos, preparados e embalados para o consumo. Ainda de acordo com a publicação, os urubus são capturados com linha de pesca e anzóis com isca.

Caso já foi noticiado em várias partes do mundo

Ao fazer uma busca reversa pelo “caso do urubu vendido como frango”, descobriu-se que a história “chegou ao Brasil” por volta do dia 3 de janeiro. Porém, descobrimos registros de imagens que viralizaram no México e outros países da América Central no dia 29 de dezembro do ano passado.

O primeiro lugar que achamos registros da história foi Honduras. Depois disso, vimos a denúncia circulando pela Nicarágua, Costa Rica e México. Todas as denúncias linkadas aqui são do dia 29/12/2019. A partir daí, vimos versões no México (algumas falavam que o “caldo do urubu” estava sendo vendido como um produto medicinal). Só alguns dias depois que a denúncia “virou brasileira”.

Ou seja, se você compartilhou esta notícia, foi enganado por mais uma fake news.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes