Ir para o conteúdo

Brasil pode ter 13 milhões de doses de vacina contra covid descartadas no início de 2023

Grande parte destes imunizantes vence no início de 2023.

A equipe de transição na área de Saúde recebeu no fim de semana informações que apontam uma quantidade de 13 milhões de doses de vacina contra covid-19 que podem ser descartadas pelo governo federal em razão do vencimento do prazo de validade. Grande parte destes imunizantes vence no início de 2023. As informações são do Valor Econômico.

Na sexta-feira passada, o Valor publicou que havia uma estimativa de que o prejuízo com o descarte de vacinas poderia totalizar R$ 2 bilhões. A equipe de transição recebeu com preocupação a estimativa. O governo eleito teme que a falta de planejamento do Ministério da Saúde, com o vencimento das vacinas, prejudique os planos de iniciar uma super campanha de vacinação logo no início do governo Lula.

No início da semana passada, integrantes da equipe técnica se reuniram com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. O corpo técnico do TCU está tendo dificuldade para acessar os dados do Ministério da Saúde, que tem alegado sigilo.

De acordo com a publicação do Valor a estimativa foi feita com base no cruzamento de dados parciais obtidos junto à Pasta. O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Membros do grupo técnico se reuniram na tarde de sexta-feira (25) com representantes do Ministério da Saúde na tentativa de obter novos dados.

Fonte: Valor Econômico

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes