Ir para o conteúdo

Bolsonaro recebe título de Cidadão Amazonense e manifestantes marcam presença em frente ao Centro de Convenções

Durante o evento de “Cerimônia de Inauguração do Pavilhão de Feiras e Exposições do Centro de Convenções do Amazonas”, na manhã desta sexta-feira (23), o presidente Jair Messias Bolsonaro recebeu das mãos do Governador Wilson Lima e do deputado Roberto Cidade o título de Cidadão Amazonense.

O Projeto de Lei (PL 187/2021) de autoria do deputado Delegado Péricles (PSL), foi aprovado na última terça-feira, 19, com apenas um voto contra e uma abstenção.

Bolsonaro estava acompanhado pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e pelo ministro do turismo Gilson Machado.

Com segurança reforçada, manifestantes pró e contra o presidente marcaram presença no local e deram início a xingamentos e atos de protesto.

De um lado apoiadores gritavam chamando o presidente de “mito”, com bandeiras, cartazes e placas em apoio a Bolsonaro, e de outro, pessoas protestavam com camisas com "fora presidente" e manifestantes seguravam cruzes pretas na mãos como um ato simbólico para lembrar as pessoas que morreram por causa da Covid-19 no Amazonas.

Possível colapso

Esta semana o governador, Wilson Lima (PSC), disse que o estado prepara um plano de contingência para evitar um novo colapso no sistema de saúde do Amazonas, semelhante ao de janeiro. Lima teme mais um momento crítico, com falta de insumos como oxigênio e remédios do kit intubação para pacientes com Covid-19 da região.

Entidades contra recebimento do título de Cidadão Amazonense ao presidente se mostraram contra a proposta por causa do descaso perante ao colapso de oxigênio no estado que levou dezenas de pessoas à morte durante a pandemia.

Conforme a nota de repúdio, “conceder esse título é uma afronta à sociedade amazonense, é desconsiderar o sofrimento de mais de doze mil famílias do Amazonas e de trezentas e setenta e duas mil famílias no Brasil todo”.

Fonte: Mix de Notícias

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes