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'Atendimento é o grande fiel da balança', afirma consultor referência em capacitação para postos

Para Borja, o atendimento hoje “é o grande fiel da balança” quando o assunto é diferencial entre postos de combustíveis

Marcelo Borja (de barba branca) junto à primeira turma da Academia de Vendas da Atem

A Distribuidora Atem promoveu, na última sexta-feira (7), no Hotel Intercity, o encerramento da primeira turma do projeto Academia de Vendas, trazendo para a aula final o palestrante Marcelo Borja, referência no país quando o assunto é capacitação para trabalhadores em postos de combustível. Ele já treinou milhares de colaboradores em quase 15 anos de carreira.

Além de Borja, o encerramento da primeira turma da Academia de Vendas também contou com a palestra do coordenador de Pricing da Distribuidora Atem, Marco Aurélio Gonçalves, que levou seu time para falar sobre como ocorrem os processos de precificação na empresa, dentro do módulo Atendimento e Vendas. Ele destacou a importância de as empresas se voltarem menos para o preço e mais para o valor de produtos ou serviços.

Marcelo Borja, antes de sua palestra, concedeu uma entrevista, na qual falou sobre diferenciais no atendimento dos postos, contratação de pessoas e paixão pelo que se faz.

Para Borja, o atendimento hoje “é o grande fiel da balança” quando o assunto é diferencial entre postos de combustíveis. Ele vê várias oportunidades de oferecer mais aos clientes e cita exemplos que, segundo ele, já são realidade em algumas cidades: “Imagina chegar em um posto e te oferecerem para calibrar o pneu, lavar os vidros, retirar a sacolinha de lixo e até limpar a câmera de ré do seu carro? Isso é uma oportunidade que estamos tendo agora e que não havia no passado”, conta. “Há uma demanda grande por esse tipo de atendimento”.

Ainda na esteira do atendimento, Borja destaca a contratação de pessoas com o perfil certo para trabalhar em postos. “O importante é sempre contratar pessoas com G.A.S. Sabe o que é GAS? Gostar de Atender e Sorrir”, explica. “O erro de muitos postos pelo Brasil é contratar gente de mau humor, gente brava. Imagina o diferencial de ser atendido por uma pessoa que sorri pra você, te dá bom dia, diz que você é bem-vindo e ainda te elogia. Participei da Expo Postos e muita gente falou sobre tecnologia e aplicativos, mas eu acho que o sorriso no rosto, ser educado e gentil ainda são mais importantes”.

Marcelo Borja ministrou último módulo da Academia de Vendas da Atem

Para Marcelo Borja, os postos do futuro não serão de combustíveis, mas sim de energia. “Se vai ser elétrico ou de hidrogênio, eu não sei, mas com certeza será de energia”, afirma, dizendo que o Brasil ainda vai queimar muito petróleo até ter uma outra realidade dentro da transição energética. Ele não acredita em um modelo único, como o carro elétrico, por exemplo, mas sim na coexistência de várias fontes de energia.

Perguntado sobre qual a principal mensagem que ele gostaria de deixar para os alunos da Academia de Vendas, Borja não pensa duas vezes: “Minha principal mensagem é ter paixão pelo que faz. Quando o ser humano ama o que faz, ele trabalha sempre como se fosse o primeiro dia”, ressalta Borja, lembrando do início de sua carreira quando chegou a atuar como frentista que ele prefere chamar de “vendedor de pista”.

“Hoje, está faltando gente com mais educação, com amor, fidelidade, honestidade e ética. São valores que não podemos abrir mão”, concluiu.

Sobre a Academia de Vendas

A Distribuidora Atem lançou a Academia de Vendas em fevereiro deste ano e já trouxe grandes nomes do Atendimento ao Varejo, como Marcelo Ortega e João Branco. O objetivo é capacitar internamente assessores comerciais da empresa para enfrentarem os desafios do mercado. Foi desenvolvido pelas áreas de Recursos Humanos e Comercial com apoio de outros departamentos.
“Estamos com o sentimento de dever cumprido. É a primeira turma e está deixando um legado: essas aulas vão para o Campus Virtual da Atem e, a partir de agora, qualquer necessidade de reciclagem ou treinamento de novos colaboradores eles poderão ter acesso”, explica o superintendente Comercial da Atem, Alexandre Ferreira. “Esse projeto, pode evoluir e ser aprimorado no futuro, mas a pedra fundamental foi lançada. Já temos algo concreto e com toda a trilha de combustíveis”.

Time de Pricing da Atem também palestrou no encerramento da primeira turma da Academia de Vendas
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