Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Assembleia segue o script e Josué Neto vira Conselheiro do TCE, no lugar do pai

O plenário da  Assembleia Legislativa seguiu o script direitinho. O deputado Josué Neto (Patriotas) encerra a gestão na presidência da Casa, o pai, Josué Filho, completa 70 anos e  sai do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) para a aposentadoria compulsória a partir de 5 de abril de 2021  e o herdeiro  assume a cadeira de Conselheiro.  Tudo com uma precisão cirúrgica. Nesta quarta-feira (16/132),  no primeiro ato, a  Assembleia elegeu Neto para Conselheiro do TCE com  18 votos. O processo todo durou pouco mais de 15 minutos. A comissão formada por Roberto Cidade, Dermilson Chagas, Wilker Barreto,  Fauto Jr.e Therezinha Ruiz analisaram a Lista Tríplice e de forma relâmpago entregaram o resultado a Josué. Cidade, que foi eleito presidente da Aleam com o apoio de Josué,  foi o  relator que deu parecer favorável a matéria.

Deputados aprovaram indicação de Josué ao TCE

Agora vai

O ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinou nesta quarta-feira, 16, o contrato para a pavimentação dos primeiros 52 km da estrada que liga Manaus a Porto Velho

— É uma obra importante para o Amazonas. As pessoas têm que se conectar com o resto do Brasil –, disse o ministro.

Abandonada há mais de 30 anos, a obra agora vai ligar a estrada com a malha rodoviária nacional, acabando com o isolamento de Manaus.

Ameaça à floresta

Se de um lado a recuperação da BR-319 entre Manaus e Porto Velho é vista como redenção por parte de seus defensores – em especial a classe política do Amazonas – ao tirar a “metrópole da Amazônia” do isolamento rodoviário com o restante do país, por outra a obra é apontada por ambientalistas e cientistas como uma das mais graves ameaças para a preservação da maior floresta tropical do mundo.

Terra índia

Além disso, a estrada é apontada como um risco para a sobrevivência de dezenas de comunidades indígenas que têm suas terras no entorno.

Essas ameaças ocorrem porque a repavimentação tende a acelerar o avanço do “arco do desmatamento” das porções sul e leste da Amazônia para a central e norte.

Ministro Tarcisio de Freitas com o governador Wilson Lima: agora a BR-319 será pavimentada

4 nomes, um candidato

O MDB no Senado anunciou nesta 4ª feira (16.dez.2020) que lançará candidato único para a presidência do Senado, mas ainda não confirmou o nome.

Dudu em dose dupla

Até agora, os nomes colocados como postulantes ao posto de candidato do partido são o do líder da bancada, Eduardo Braga (MDB-AM) e do líder do Governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO).

Também estão páreo o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE) e a presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Simone Tebet (MDB-MS).

Sigla de peso

A sigla tem peso importante na escolha do sucessor de Davi Alcolumbre (DEM-AP), já que, tradicionalmente, a maior bancada é quem elege o presidente da Casa.

Disputa civilizada

O MDB disse ainda que a postura reflete a “unidade” e “ponderação” de seus filiados. O MDB disse que vai dialogar com todas as bancadas do Senado antes de apresentar seu nome para a disputa.

Ai de ti, Amazônia!

O Brasil tem 283 mil ações sobre crimes ambientais registradas na Justiça há pelo menos 20 anos. Só na região amazônica foram identificados 54,6 mil processos.

Os dados são de um levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foram divulgados durante a primeira reunião do Observatório do Meio Ambiente do Poder Judiciário.

Pará é o primeirão

O Pará foi o estado da região que liderou o número de ações relacionadas à temática ambiental. De acordo com o CNJ, mais de 20 mil processos direcionados ao território paraense apareceram no levantamento.

Amazonas é o 4º

Mato Grosso (14,2 mil ações), Rondônia (7,2 mil), Amazonas (5,7 mil) e Maranhão (2,8 mil) completam a lista dos 5 estados com mais processos abertos contra crimes ambientais. (Marcos Furtado)

Crimes ambientais

O relatório, que leva em consideração a série histórica desde 2000, apontou que mais da metade das ações é de danos ambientais (110 mil) é de infrações contra a fauna e a flora (41,5 mil).

Agora é lei

A partir de agora, está proibido o reajuste da tarifa de energia elétrica no Amazonas durante a vigência de estado de emergência da saúde. É o que determina a  Lei Estadual n° 5.347/20 de autoria dos deputados estaduais João Luiz (Republicanos) e Josué Neto (Patriota) .

— Com a legislação estadual em vigência, a concessionária de energia elétrica, Amazonas Energia, está proibida de cobrar o reajuste de 5,31% aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) no final de outubro – avisou JL.

Josué e João Luiz 

Não tomo e ponto final!

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que não irá se vacinar contra a covid-19.

—  Eu não vou tomar vacina e ponto final! –, bradou o presidente em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, da TV Band.

Problema meu!

E não ficou por aí.

Completando o disparate ele atacou :

— Se minha vida está em risco, o problema é meu! –, acrescentando, que a imunização não pode ser obrigatória.

A outra sem direito...

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta terça-feira (15), em plenário virtual, por seis votos a cinco, que o reconhecimento de duas uniões estáveis para determinar a divisão de pensão por morte é ilegal.

... a receber pensão

Alexandre de Morais, relator do caso no Supremo Tribunal, disse que o reconhecimento de duas uniões estáveis não é previsto por lei. Isso porque o Brasil é uma país monogâmico, isto é, não reconhece legalmente o relacionamento com mais de duas pessoas envolvidas.

Maior debate

O vice-presidente da Comissão Especial da Reforma Tributária, deputado Sidney Leite (PSD-AM), concorda que há necessidade de maior debate antes da votação da reforma tributária pela Câmara. O parlamentar diz ser favorável que "a gente tenha primeiro uma legislação sobre a questão da internet". O deputado defende que se tribute tanto a comercialização de produtos quanto a prestação de serviços.

Queda Bolsonaro

Nesta quarta-feira, 16, o Ibope em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou uma pesquisa de avaliação do presidente Jair Bolsonaro.

O levantamento mostra que a aprovação de Bolsonaro caiu sete pontos em relação a última pesquisa e registra 35%. Outros 33% dos brasileiros consideram Bolsonaro ruim/péssimo, 30% como regular e 2% não respondeu.

Maneira de governar

O levantamento também mostrou que 46% dos entrevistados aprovam a maneira de Bolsonaro governar --eram 50% em setembro – e 49% a desaprovam --contra 45% na pesquisa anterior. Agora, portanto, o percentual dos que desaprovam a forma do presidente governar supera o dos que aprovam.

ÚLTIMA HORA

Pela 1ª vez 007 será mulher e preta. É isso mesmo, o  próximo espião protagonista da série 007 será mulher e preta: a atriz britânica Lashana Lynch. Ela vai substituir o ator Daniel Craig na telona. Foi a própria Lashana quem confirmou a novidade.

Em entrevista à revista “Harper’s Bazaar“, a Lashana Lynch explicou que a personagem Nomi, será herdeira do título do agente James Bond, que irá se aposentar do serviço secreto britânico no último filme estrelado por Craig. A atriz ficou conhecida por interpretar a pilota Maria Rambeau no filme “Capitã Marvel“, de 2019. Ela sabe que fará história como a primeira 007 preta e falou de representatividade.

—  Eu não quis perder a oportunidade quando vi o que Nomi poderia representar. Em cada projeto do qual faço parte, não importa o orçamento ou o gênero, a experiência preta que estou apresentando precisa ser 100% autêntica –, afirmou Lashana.

ORGULHO

Uma menina de sete anos fez aparecer o “espírito do Natal” neste ano de pandemia, com uma atitude sublime, que nasceu da cabecinha dela. Júlia, que mora com os pais em Águas Claras, a 26 km do Congresso Nacional, no Distrito Federal, levou os R$ 580 reais que arrecadou vendendo pulseiras – que ela mesma faz – até uma loja de brinquedos e comprou 74 presentes para a campanha Psiu Noel Natal Feliz. A campanha do palhaço órfão, que há mais de 20 anos dá brinquedos novos e cestas básicas a crianças de famílias carentes, estava ameaçada por causa da pandemia. Muitos empresários que sempre contribuíam, este ano não puderam ajudar.

VERGONHA

Em outubro do ano passado, Dani Calabresa acusou Marcius Melhem, ex-diretor do departamento de humor da Globo, de assédio. Em uma longa reportagem, a revista Piauí revelou em detalhes todos os episódios de assédio que a humorista sofreu. Agora o ator e diretor apresentou alguns áudios à Justiça, em notificação extrajudicial, onde pretende demonstrar que sua relação com a colega continuava amigável, mesmo após a referida data em que teria acontecido o assédio. Entre as sete conversas reproduzidas no documento, está uma mensagem de voz enviada por Calabresa. Era o seu aniversário, dia 12 de novembro de 2017, portanto oito dias depois da confraternização onde, de acordo com reportagem da revista Piauí, teria ocorrido o fato. E agora, quem o “santo” do quiproquó?

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes