Ir para o conteúdo

Assaí de Manaus espalha fake news sobre PH contra cornavírus

O supermercado Assai da avenida Efigênio Salles, de Manaus instalou uma placa na entrada do estabelecimento que tem estarrecido clientes. De acordo com o aviso, "o Covid-19 é imune a organismo com PH maior que 5.5" e, por isso, aconselha os clientes a comprar determinado produtos.

"Precisamos consumir mais alimentos alcalinos que ajudem a aumentar o nível de PH para combater o vírus", assinala o Assaí.

A informação é FALSA. Não existem estudos que comprovem que a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, é “imune a organismos com um PH maior que 5,5” e que, por essa razão, é necessário consumir alimentos alcalinos para aumentar o nível do PH. Até o momento, não existe um medicamento, alimento ou vacina que consegue prevenir o contágio do vírus ou curar a doença. Em seu site, o Ministério da Saúde classificou a informação como “fake news”.

Registro foi feito na noite desta segunda-feira, 18/05

O químico e professor da Unicamp Gildo Girotto explica, em texto publicado no site da instituição, que não existe uma pesquisa que mostre quais valores de pH são suportados pelo novo coronavírus e nem estudos que mostrem como frutas cítricas – como as citadas no post do Facebook – podem afetar no combate do vírus na pele. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não inclui em suas recomendações o consumo de nenhum desses alimentos ou outros.

Enquanto o mundo tenta combater o coronavírus, o Assaí presta um desserviço à população.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes