Ir para o conteúdo

Arthur Virgílio apresenta gestão 4.0 na Feira do Polo Digital

Uma administração pública mais moderna e eficiente, essa é a síntese da abordagem levada pela Prefeitura de Manaus à 2ª Feira do Polo Digital de Manaus, que começou nesta terça-feira, 15/10, e se estende até o dia 17, no Studio 5 Centro de Convenções. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, convidado para a palestra de abertura do evento, destacou que Manaus soube ser austera e que o equilíbrio fiscal é o princípio da gestão 4.0.

“Nós sobrevivemos à crise econômica. Fizemos seleção de investimentos, elegemos prioridade. Em nenhum momento deixamos de produzir. E hoje Manaus é uma referência no país, instituições financeiras e bancos de desenvolvimento. Isso é a base para pensar a sério em economia 4.0”, afirmou o prefeito Arthur Neto.

A Feira do Polo traz como proposta compartilhar informações sobre o desenvolvimento de produtos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), incentivar novos negócios, apresentar ideias inovadoras no conceito de Cidade Digital e Inteligente, além de difundir avanços técnicos e experiências bem-sucedidas.

E, da mesma forma que a indústria vive a quarta revolução, a administração pública não pode se eximir desse processo, devendo incorporar os aspectos inovadores para a prestação de um serviço de excelência à população, tendo a participação popular, a transparência e o controle social como pilares desse novo tempo. 

“É fundamental para quem pretenda se adaptar, sair da analogia, do atraso e da política perversa, em primeiro lugar, ser um governante que saiba governar em condição de ajuste fiscal”, reafirmou o prefeito, completando que sua gestão fez as rodadas necessárias de corte de gastos para atingir o equilíbrio e vencer a luta para ganhar receitas.

Ainda durante sua palestra, o Arthur Neto enumerou os avanços que estão sendo conseguidos pela Prefeitura de Manaus na consolidação da Cidade Inteligente e da Administração 4.0 (e-government) como a implantação do maior Data Center do Norte, os prédios públicos todos interligados com fibra óptica, geoprocessamento, Manaus Atende, reformulação do Portal da Transparência, e a rede de iluminação a LED, com o maior número de lâmpadas instaladas entre as cidades brasileiras.

Polo Manaus Digital

Dentre os presentes planejados em homenagem aos 350 anos de Manaus, o prefeito Arthur Virgílio Neto divulgou a restauração do antigo hotel Cassina, no centro histórico, para a implantação do Manaus Digital, um grande polo de desenvolvimento tecnológico. Além de encubar novas empresas, fortalecer as cadeias de startup e o relacionamento Governo-empresas-conhecimento para o fortalecimento da economia local e a chegada definitiva da capital à Economia 4.0, o projeto tem a missão de abrir as portas para o resgate definitivo do Centro Histórico de Manaus do ponto de vista cultural, econômico e sua habitabilidade.

Arthur também destacou que 35% das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico Manaus 2030 já estão concluídas e, até o final de sua gestão, deverá chegar a 40%. “É isso que pretendemos deixar e os outros 60% ficarão para os próximos gestores concluírem”, afirmou. O Planejamento Estratégico foi elaborado em 2017 para contemplar os 12 anos seguintes, elegendo os eixos prioritários e, dentro desses eixos, as obras a serem executadas em afinidades com os Planos Plurianuais (PPAs) e as Leis Orçamentárias do período. A prefeitura também criou um sistema de monitoramento das metas do Manaus 2030.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes