Ir para o conteúdo

Um total de 112 novos ônibus foi entregue pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, nesta terça-feira, 15/9, para modernizar a frota da capital. “Estamos renovando a frota e garantindo empregos”, disse Arthur, sobre a manutenção dos cobradores e reforçando que os veículos são parte do primeiro lote de 150 vindos diretamente da fábrica, que terá a remessa completa até o fim deste mês, somando 300 novos ônibus incorporados à frota ainda este ano.

A maioria dos ônibus novos entregues nesta terça-feira é do modelo “micrão”, ideal para circular em ruas menores dentro dos bairros. “Nos micrões não cabe a figura do cobrador, mas os ônibus seguintes que virão até o fim do ano serão maiores, alguns até articulados, terão cobradores, uma categoria que eu prezo muito, respeito e merece o direito ao emprego”, afirmou o prefeito, acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, em solenidade na alameda do Samba, ao lado do Sambódromo, zona Centro-Oeste.

A chegada dos novos ônibus faz parte das medidas anunciadas e já em execução, para promover o equilíbrio do Sistema de Transporte Coletivo de Manaus, a partir da intervenção junto às empresas. De acordo com Arthur, a modernização não implicará em aumento da tarifa. “Não vamos aumentar a tarifa, porque se fizermos isso iremos tirar mais passageiros dos ônibus, que hoje enfrentam a concorrência de outros modais. O que tem que haver é uma melhor gestão das empresas e por isso fizemos a intervenção operacional, para que as empresas busquem o lucro que todo empresário deseja”, declarou.

Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), os novos ônibus são devidamente adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, contando com elevador de acesso, espaço adaptado, além de cadeiras na cor amarela, conforme lei municipal, que torna todos os assentos do transporte coletivo de Manaus preferenciais para idosos, gestantes e pessoas com deficiência. “São ônibus modernos, muito bem feitos”, elogiou o prefeito.

Os veículos irão atender diversas zonas e devem tornar as viagens mais ágeis e pontuais.  Do total de veículos entregues, 31 são da empresa Vega (14 convencionais e 17 micrões); 16 da empresa Coroado (12 convencionais e 4 micrões); 33 da Eucatur (micrões); 10 da Líder (micrões); 20 da Via Verde (micrões); e outros 2 da Global (micrões). A maior parte dos novos coletivos já possui ar-condicionado.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes