Ir para o conteúdo

Arsepam realiza vistoria em instalações fluviais de Manacapuru

Os dados coletados vão subsidiar estudos para expansão dos postos de fiscalização da autarquia

A equipe técnica da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), realizou uma vistoria nas instalações fluviais de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), nesta quinta-feira (31/08), com intuito de analisar a viabilidade do município em relação ao serviço de transporte hidroviário intermunicipal de passageiros para a expansão dos postos de fiscalização da autarquia.

Durante a ação, os engenheiros do Departamento de Transporte Hidroviário (DETH) da Agência Reguladora, identificaram mais de 150 embarcações que realizam viagens intermunicipais na Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) e também nos pontos de embarque e desembarque, na orla de Manacapuru.

O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, destaca que os dados coletados servirão para subsidiar estudos referente às linhas de navegação, utilizando Manacapuru, como um município polo.

“Observemos que em Manacapuru há um grande fluxo de passageiros e embarcações que atendem outros municípios próximos, se tornando um ponto importante e estratégico para a navegação no Amazonas. O nosso intuito é expandir os pontos de fiscalização da Arsepam, oferecendo mais segurança aos passageiros”, disse.

O gestor acrescenta, ainda, que ao todo, as embarcações realizam viagens para sete municípios do Amazonas: Anamã, Anori, Beruri, Manaquiri, Caapiranga, Codajás e Novo Airão. Atualmente, a cidade possui três modalidades de transporte, sendo o barco motor, lancha rápida e a jato.

Demais postos

A Arsepam conta com três pontos de fiscalização do transporte hidroviário intermunicipal de passageiros, no Porto de Manaus (Rodway) e Manaus Moderna, ambos localizados no Centro de Manaus e também no Porto do Ceasa, na zona sul. As inspeções acontecem diariamente.

O chefe do DETH, Afonso Almeida, ressalta que são realizadas com frequências, inspeções das demais instalações portuárias no Amazonas, espalhadas pelo interior do Estado, verificando a estrutura e as condições de segurança do local para o embarque e desembarque dos passageiros e o planejamento de expansão dos pontos de vistorias da Agência Reguladora.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes