Ir para o conteúdo

Aprovado PL para divulgação de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

A proposta, que tramitou na Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso, recebeu 35 votos a favor e segue para a sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

As fotos e informações deverão ser encaminhadas pela secretaria competente às entidades que atuam na localização de menores de idade.

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na quarta-feira (5/4), o Projeto de Lei n° 455/2021 que obriga a Prefeitura de Manaus a divulgar fotos e informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos.

A proposta, que tramitou na Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso, recebeu 35 votos a favor e segue para a sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

Conforme o texto do PL, de autoria do líder do prefeito, vereador Fransuá (PV), a divulgação deverá ser realizada nos terminais, que já possuem canais de comunicação digitalizados, e em paradas de ônibus da capital.

“Enquanto as outras (pessoas) aguardam, podem observar as fotos de pessoas que estão desaparecidas e ir ao encontro da polícia, avisar o familiar, por meio daquele telefone que estaria a disposição. Isso vai fazer com que mais famílias possam achar seus entes queridos, mais amigos possam achar aquela pessoa que tanto procuram, e reencontros sejam proporcionados”, explicou o vereador.

Conforme a proposta aprovada, as fotos e informações deverão ser encaminhadas pela secretaria competente, que deve ser definida pelo poder Executivo, às entidades que atuam na localização de menores de idade.

Na lista estão: Conselhos Tutelares, Delegacia Especializada em Ordem Política e Social, Centro de Acolhida Municipal, Organizações Não Governamentais (ONGs) ou fundações legalmente constituídas, e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

A proposta diz ainda que caberá à secretaria responsável manter o contato e atualizar as informações divulgadas junto aos órgãos.   O PL também foi subscrito pelos vereadores Lissandro Breval (Avante), Peixoto (Sem Partido), professor Samuel (PL), Raiff Matos (DC) e William Alemão (Cidadania).

Registro de desaparecidos

Em Manaus, o desaparecimento de menores de 18 anos são registrados pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Já quando se tratam de adultos e idosos, a Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops) é a responsável.

A PC-AM informa, ainda, que divulga as imagens de pessoas desaparecidas à medida em que são instaurados procedimentos policiais, decorrentes dos registros de Boletins de Ocorrência (BOs), em torno desses casos.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes