Ir para o conteúdo

Amazonas atualiza plano de contingência para coronavírus

Apesar de não ter nenhum caso confirmado de Covid-19, o novo coronavírus, no Estado, as autoridades de saúde do Amazonas atualizaram o Plano Estadual de Contingência para o enfrentamento da doença, após a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciar que há uma pandemia por coronavírus no mundo.

O novo cenário epidemiológico da doença e o que muda a partir da declaração da OMS foi apresentado aos membros do Comitê Interinstitucional Ampliado de Gestão de Emergência em Saúde Pública para Resposta Rápida aos Vírus Respiratório - Covid-19, em reunião, na tarde desta quinta-feira (12/03), na sede da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), em Manaus.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, informou que a adequação dos planos foi uma necessidade imposta a todos os estados a partir do novo cenário. No Amazonas, explicou Rosemary, foram reforçadas as medidas de planejamento e estruturação nas áreas de vigilância e assistência. O plano atualizado será disponibilizado no site da fundação (fvs.am.gov.br).

Atualização epidemiológica do Covid-19 no Amazonas - A FVS-AM recebeu nesta quinta-feira (12/03) o primeiro resultado de exame realizado pelo o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) de um caso suspeito de Covid-19. O resultado foi negativo.

O Amazonas tem até o momento 12 casos notificados como suspeitos de Covid-19, sendo 8 descartados e 4 em investigação. Dos casos suspeitos, 3 são em Manaus e 1 em Parintins. Todos os pacientes apresentaram sintomas gripais com histórico de viagem recente. Após atendimento, eles foram liberados, com a recomendação de isolamento social até o resultado dos exames.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes