Ir para o conteúdo

AM expediu mais de 185 mil Carteiras de Identidade Nacional, em oito meses

O documento é expedido de forma gratuita ao cidadão

O Governo do Amazonas passou a emitir em abril de 2023, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Durante oito meses, o Estado garantiu o documento para mais de 185 mil amazonenses, por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), de forma gratuita.

Conforme dados do IIACM, o documento é expedido em todos os 62 municípios amazonenses. Em Manaus, os atendimentos são realizados nos Pronto Atendimento ao Cidadoa (PACs) e no interior, nos postos de identificação.

“Não medimos esforços para levar um instrumento tão importante para acesso à cidadania, como é a Carteira de Identidade Nacional, a todo habitante do Amazonas e nosso trabalho continua até que todo cidadão esteja com seu documento em mãos, com a garantia da idoneidade e da segurança da informação”, afirmou o diretor do Instituto, Mahatma Porto.

Das 185.316 mil CINs expedidas, 97.135 foram entregues aos cidadãos em Manaus. Outros 68.914 documentos beneficiaram os amazonenses residentes nos demais 61 municípios. Além disso, 19.267 chegaram às mãos de pessoas com prioridades.

Gratuidade

Todas as 185.316 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN) foram expedidas à população pelo Governo do Amazonas sem nenhum custo. Todo o processo, desde o agendamento até a confecção do documento é realizado de forma gratuita a todos os cidadãos.

A SSP-AM mantém o alerta que o antigo Registro Geral (RG) que está em bom estado de conservação e foi expedido a menos de 10 anos, ainda tem validade até 2032.

Melhorias

Desde a implantação, o sistema de agendamento passou por adequações, tudo com intuito de melhorar o serviço oferecido à população.  Novas travas de segurança foram aplicadas no processo, o que passou a proporcionar mais tempo de acesso ao cidadão ao site da https://www.ssp.am.gov.br/. Na página o cidadão pode conferir toda a documentação exigida para solicitar o documento.

Como solicitar

A SSP-AM informa que o Registo Geral (RG), antigo documento expedido pelo estado, tem validade prevista até 2032 e não é necessária a emissão imediata do novo modelo de identidade. No entanto, para aqueles que estão com documento expedido há mais de 10 anos, ou que sofreram perda, extravio ou roubo, podem solicitar a CIN.

O procedimento inicia a partir do agendamento eletrônico, que é disponibilizado diariamente por meio do site da SSP-AM:  https://www.ssp.am.gov.br/.

Mas a SSP-AM orienta que o cidadão deve conferir primeiramente se as informações de seu CPF estão atualizadas e de acordo com a Certidão (Nascimento ou Casamento) a ser apresentada, para somente em seguida, solicitar o agendamento. Com o procedimento finalizado, o solicitante deve comparecer ao Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) com a Certidão de Nascimento, se solteiro, comprovante de residência e CPF, ou qualquer documento que contenha o número de Cadastro de Pessoa Física.

No entanto, se for casado no civil, deve levar a Certidão de Casamento, se for divorciado, ter em mãos a Certidão de Casamento com averbação de divórcio. O cidadão, também, pode levar documentos como CNH, Cartão do SUS, Título de Eleitor dentre outros documentos opcionais para inclusão em seu cadastro.

Outra orientação é ir de camisa com cores diferentes do branco, para garantir um bom resultado durante a tomada fotográfica.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes