Ir para o conteúdo

Aleam quer incentivar recuperados da Covid-19 a doarem plasma sanguíneo

A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Progressistas) apresentou um Projeto de Lei (PL) para incentivar as pessoas que foram curadas da infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) a doarem plasma sanguíneo. Atualmente, o PL n° 245 de 2020 encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça aguardando parecer.

Segundo o texto do Projeto, os doadores de plasma receberão os mesmos benefícios que os doadores de sangue, previstos na Lei n° 5152 de 2020, que garante a meia-entrada para doadores regulares de sangue, em eventos culturais, esportivos e de lazer. A expectativa é ter o mesmo sucesso obtido em doenças graves como a H1N1 e o ebola. Ainda de acordo com o PL, países como China, Espanha e EUA já estão utilizando a técnica para combater a Covid-19.

“Nós queremos contribuir com as pesquisas do Hemoam para a busca pela cura da Covid-19. Vale lembrar que a pessoa curada dessa doença infectocontagiosa desenvolve anticorpos em seu plasma que podem auxiliar no tratamento de outros pacientes com formas graves da doença”, explicou a deputada.

O PL pretende ajudar no combate a pandemia da Covid-19 aumentando as doações e concedendo o Certificado “Amigo da Saúde”, bem como a meia-entrada em eventos culturais e esportivos para as pessoas que realizarem as doações de plasma sanguíneo.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes