Ir para o conteúdo

Águas de Manaus abre inscrições para projeto de capacitação

Serão selecionados 60 estudantes da rede pública de Manaus que estejam cursando entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio

A ação é promovida pelo grupo Aegea - Foto: Divulgação

As inscrições para a quinta edição do projeto Jovens Pioneiros abrem nesta terça-feira (20). A ação é promovida pelo grupo Aegea, holding que atua na capital amazonense por meio da concessionária Águas de Manaus.

Serão selecionados 60 estudantes da rede pública de Manaus que estejam cursando entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio. Parte das vagas será destinada para filhos ou filhas de indígenas, refugiados e afrodescendentes.

As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.office.com/r/vBa8UC9US7 até o dia 30/06. A lista com os nomes dos alunos selecionados será divulgada no dia 10 de julho no site e nas redes sociais da concessionária.

Os jovens selecionados terão a oportunidade de conhecer diversos setores da concessionária e os serviços oferecidos pela companhia. Além de passar pelos setores da empresa e ter acesso liberado aos cursos da plataforma Academia Aegea, que é utilizada para capacitar os próprios colaboradores, os alunos também participam de visitas às Estações de Tratamento de água e de esgoto.

A experiência tem a duração de 5 meses. Ao longo desse período, os participantes desenvolverão um projeto voltado para as respectivas comunidades nas quais vivem. Esse processo é acompanhado pelos funcionários da empresa - eles atuam como monitores e orientam os jovens na criação de projetos que possam ser aplicados no dia a dia.

“A troca com as gerações mais novas é fundamental, sobretudo em um segmento como o do saneamento básico, que está presente no dia a dia de todo mundo. Damos as ferramentas e nos colocamos à disposição para que os Jovens Pioneiros possam tirar dúvidas e entender não apenas os serviços que prestamos, mas também como funciona uma empresa, e, quem sabe despertar neles a vontade de um dia trabalhar aqui”, sintetiza o gerente de Responsabilidade Social, Semy Ferraz.

Os melhores projetos finais, elaborados pelos participantes, são premiados. O primeiro lugar também será indicado para etapa nacional do Prêmio de Inovação da Aegea, na categoria Jovens Pioneiros, concorrendo com estudantes de todo país.

Yasmin Ramos, de 17 anos, ganhou o 1º lugar no Jovens Pioneiros em 2021, com um projeto voltado para a educação ambiental. A experiência a motivou para seguir na empresa e, hoje, ela faz parte da equipe de Jovens Aprendizes, atuando no setor de Responsabilidade Social.

“Eu fui muito incentivada pelo pessoal na época que participei do Pioneiros. Pude ver como era trabalhar em uma empresa como a Águas de Manaus, passei por todos os setores, e isso me motivou muito, foi um primeiro contato bem positivo”, afirma a jovem.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes