Ir para o conteúdo

Ação de limpeza chega ao igarapé do Mindu no próximo sábado

O Parque Municipal do Mindu, gerido pela Prefeitura de Manaus, realiza neste sábado, 9/11, a partir das 8h, mais uma edição do “Dia D – Todos Contra os Resíduos Sólidos”, iniciativa que tem como finalidade promover uma ação coletiva de retirada dos resíduos flutuantes trazidos pela correnteza até as margens do igarapé do local, localizado no Parque 10, zona Centro-Sul.

O evento visa proporcionar uma reflexão sobre os malefícios do descarte irregular de lixo, ainda feito pela população, com graves consequências ao meio ambiente. O Dia D ocorre anualmente, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) e instituições parceiras.

No ano passado, a ação fez a retirada de 3,9 toneladas de resíduos das margens do igarapé, no trecho que corta o parque do Mindu. Este ano, a estimativa é de que o evento reúna aproximadamente 500 pessoas, entre alunos e professores de instituições de ensino superior, além de colaboradores da Keihin Tecnologia do Brasil, multinacional japonesa, com sede no Distrito Industrial, todos os anos presente à ação. Este será o sexto ano consecutivo de realização do Dia D.

O Dia D é resultado de um trabalho de sensibilização feito dentro e fora do parque ao longo de todo o ano. Este ano, outras duas iniciativas, dentro do projeto Igarapés Limpos, realizadas pela empresa francesa Armor e a ONG Greenpeace, em homenagem ao Dia Mundial de Limpeza das Praias, fizeram a retirada de toneladas de resíduos das margens do Mindu, no último mês de setembro.  Nas margens do igarapé, foi possível encontrar resíduos como aparelhos de TV, colchões, pneus e garrafas PET.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes