Ir para o conteúdo
AmazonasSESSaúde

3º Encontro de Pacientes Ostomizados fortalece a valorização da pessoa com estomia

Atividade ocorreu em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa com Estomia e reuniu pacientes da Policlínica Codajás, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Policlínica Codajás, realizou o 3º Encontro de Pacientes Ostomizados, com o tema “Valorização da Pessoa Com Estomia”. A atividade ocorreu, nesta terça-feira (28/11), na própria unidade, visando a saúde e o bem-estar da pessoa com estomia.

Realizado pelo Centro Especializado em Reabilitação Tipo IV (CER-IV), da Policlínica Codajás, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), inscritos no programa de cuidados com a estomia, convidados e parceiros participaram de atividades como alongamento/dança, aferição de pressão e glicemia e palestras.

O diretor-geral da unidade, Ráiner Figueiredo, destaca a importância do evento para reunir os pacientes.

“É muito importante que tenhamos um evento como este para juntar todos os usuários, para que assim possam confraternizar. É um marco importante para os nossos usuários, pois aqui temos um atendimento humanizado, o primeiro banheiro adaptado e rapidez no atendimento”, disse.

A data escolhida faz alusão a comemoração ao Dia Nacional da Pessoa com Estomia, que aconteceu no último dia 16 de novembro. A data foi instituída pela Lei Federal 11.506/2007 para divulgar informações que somam no combate ao preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da Estomia.

O Agricultor José Luiz Mota, de 69 anos, fez questão de participar do evento. Ele é morador do município de Careiro Castanho e usuário da bolsa de estomia há um ano e meio, após retirar um tumor no intestino.

“Sou muito grato pelo sistema funcionar, pois sempre que estive aqui, consegui receber a bolsa. Antes, eu tinha que comprar na zona leste de Manaus, mas sou aposentado e não tive condições de continuar comprando”, destacou.

A coordenadora do CER-IV, Adriana Azevedo, explica que a data do evento é reflexiva para combater preconceitos. “A data de hoje é importante para divulgar o que é a estomia e, também, combater o preconceito e o capacitismo. Os pacientes sentem e sofrem o tempo todo. A estomia de eliminação fica na região abdominal, que vem do intestino e eles usam bolsas para isso”, finalizou.

Atualmente, a Policlínica Codajás possui um setor de dispensação de bolsas de Estomia com mais de 40 tipos e cerca de 1,3 mil usuários cadastrados, que recebem orientações, consultas de uma equipe multiprofissional formada por enfermeira, estoma, terapeuta, médicos, enfermeiros e técnicos.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes