Ir para o conteúdo
AmazonasSaúdeSES

1° Workshop sobre desnutrição infantil em situações emergenciais é realizado pela Secretaria de Saúde do Amazonas

Essa iniciativa é um desdobramento do 1° Seminário Internacional e 1° Encontro da Região Norte sobre Desnutrição e Insegurança Alimentar e Nutricional, ocorrido em Rio Branco

Na manhã desta terça-feira (28/11), a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), deu início ao primeiro Workshop de Abordagens Multidisciplinares na Desnutrição Infantil em Situações Emergenciais e Crises Humanitárias, no auditório da Universidade Paulista (Unip), e vai até o dia 29/11, quarta-feira.

A iniciativa é realizada por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA Manaus), juntamente com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).

A chefe do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (Dabe-SES), Carla Benvenuto, destaca que a proposta da realização desse evento se deu a partir do 1° Seminário Internacional e 1° Encontro da Região Norte sobre Desnutrição e Insegurança Alimentar e Nutricional, que ocorreu em setembro desse ano, no município de Rio Branco, no Acre.

“Esse Workshop na verdade é um desdobramento do primeiro seminário internacional. E trazer esse evento com a participação Inter federativa com representantes do Ministério da Saúde do Estado e de Manaus é de suma importância para que realmente juntos a gente construa maneiras, estratégias no quesito de desnutrição infantil para alcançar população que vive em vulnerabilidade vulneráveis”, pontua Carla.

O Workshop tem por objetivo, elaborar um plano estratégico estadual utilizando metodologias ativas para problematização, com o propósito de analisar a situação da desnutrição infantil, priorizando neste momento a capital Amazonense.

Além disso, tem também o intuito de apresentar ações concretas na Atenção Primária à Saúde, visando garantir uma abordagem eficaz e sustentável para enfrentar a desnutrição e insegurança alimentar e nutricional na primeira infância.

Para a nutricionista que é Referência Técnica Estadual de Alimentação, Daíse Cunha, a proposta desse primeiro encontro é ouvir os profissionais para que então possa ser elaborado estratégias de melhorias na abordagem multidisciplinar da desnutrição infantil.

“Trouxemos aqui os profissionais das nossas Policlínicas, Caics e dos hospitais de referência infantil. Então temos aqui vários profissionais, não só os da atenção primária, mas também da média alta, para que juntos nós possamos estabelecer um protocolo padrão de manejo da desnutrição no Amazonas”, destacou a nutricionista.

Além disso, a nutricionista pontua que a prevenção da desnutrição infantil vem desde da gestação no pré-natal e o acompanhamento que se faz relacionado ao aleitamento materno e alimentação adequada e saudável até os dois anos de vida.

“Gostaria de agradecer muito ao Governo do Estado por estar conosco nessa agenda. Quando falamos de nutrição e redução da mortalidade infantil, levantamos temáticas voltadas a melhorar os indicadores garantindo uma sobrevida para todas as crianças da região norte”, destacou a Oficial de Saúde e Nutrição da Unicef do escritório de Manaus, Neidena Ribeiro.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes